Tornado em Alcanena/Amiais/Torres Novas 9 Abril 2008

Luca

Cirrus
Registo
22 Fev 2009
Mensagens
4
Local
Moninhos (Loures)
Olá thunderboy

Estava agora a passear pelo fórum quando me lembrei deste tópico e me lembrei de contar o que aconteceu, penso ser o único no fórum que assistiu a este tornado, ou dizendo melhor, estive no meio dele.
Era um bela manhã e estava numa aula de T.I.C(Tecnologias de informação e comunicação), quando, repentinamente,uns 5/10 minutos antes do tornado o céu escureceu bastante. Eu não parava de dizer aos meus colegas"vem aí tempestade!":hehe:
De um momento para o outro começou a fazer um vento fortíssimo e tudo começou a andar à roda:confused:.Tão depressa como apareceu desapareceu e o tempo acalmou. Ficou toda a gente em alvoroço, uns assustados a pensar que aquilo tinha sido a larga escala e a telefonarem aos pais para saber o que tinha acontecido e outros apenas surpreendidos.:D
Quando chegou o intervalo que nunca mais parecia chegar fui dar uma volta e tirar umas fotos. Estava super contente por ter assistido a um tornado e estava com a adrenalina toda.:lol:
Quando fui à rua reparei que os danos não foram uniformes:confused:.Havia árvores arrancadas ou apenas fragmentos de telhado partidos. Chegaram a haver danos num raio de 300/400metros.

Aqui vão algumas fotos.(peço desculpa pela má qualidade visto que foram tiradas com o único meio de eu as tirar na hora o telemóvel):nicephoto:



http://www.oribatejo.pt/index.php?l...674a318d5&id=6afef7f597dd5dcfdd8035c008001a99

Apesar de terem sido tiradas através de um telemóvel acho que estão muito boas e domonstram bem o impacte causado pela sua passagem.:thumbsup:
Nunca vi nenhum pelos meus próprios olhos, gostaria emenso e calculo que seja algo de fantástico!;)
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Obrigado Thunderboy pelo testemunho!

As tuas fotos são bastante interessantes no que toca à visualização no espaço do rasto do tornado. Aquilo que afirmas sobre os estragos localizados é visível nas fotos! :)
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Um ano depois da passagem de um tornado em povoações dos concelhos de Santarém, Alcanena e Torres Novas, apenas as empresas e os particulares sem acesso ao crédito do IAPMEI ou seguros aguardam a disponibilização de verbas da conta de emergência criada pelo Governo, refere a Lusa.

Apenas quatro empresas, três de Santarém e uma de Alcanena, das nove afectadas pelo tornado de 09 de Abril de 2008, não beneficiaram da linha de crédito criada pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI), nem tinham cobertura de seguros, esperando a validação dos prejuízos, por uma comissão criada para o efeito.

A comissão, que integra representantes do Governo Civil de Santarém, das Câmaras Municipais de Santarém e Alcanena e dos Ministérios da Administração Interna e das Finanças, reuniu pela primeira vez no passado dia 09 de Abril e reunirá, novamente, no próximo dia 16.

Carlos Catalão, chefe de gabinete do governador civil de Santarém, afirmou que a comissão «irá proceder à validação dos elementos reunidos pelas autarquias, aplicar os critérios das ajudas, caso a caso», acrescentando esperar que «até ao final do mês estes casos estejam em vias de resolução».

Prejuízos registados

O total de prejuízos registados nas empresas está calculado em cerca de 3,5 milhões de euros, sendo que algumas estavam a coberto de seguros (1,367 milhões de euros) e outras já receberam verbas da linha de crédito bonificado disponibilizada pelo IAPMEI (1,421 milhões de euros), para um financiamento de 500.000 euros (o valor máximo permitido para cada).

Segundo Carlos Catalão, todas as unidades afectadas retomaram a actividade, registando que «algumas com muitas dificuldades».

«A maioria dos particulares com prejuízos, com danos materiais e parciais em habitações e viaturas, já tem a sua situação resolvida, faltando apenas duas ou três situações em Abrã e outras tantas em Alcanena, para ressarcir a parte, que será validada pela comissão, com a conta de emergência», explicou o responsável.

Carlos Catalão destacou, como «nota positiva» de todo o processo, a «criação de legislação e critérios de danos, para responder a estes caso, que não existia e ficará para situações futuras».

IOL Diário
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Alguém guardou o relatório técnico da missão deste tornado? Do IM. Se alguém o tiver será que me poderia enviar? Desde já obrigado

Neste documento faz referência apenas ao título desse relatório: Relatório da Missão “Tornado de Alcanena, Santarém, 9 de Abril de 2008”, Paulo Pinto, Tânia Viegas, DMC/DORE, IM, I.P., 7 Maio 2008 IM, 03/
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Neste documento faz referência apenas ao título desse relatório: Relatório da Missão “Tornado de Alcanena, Santarém, 9 de Abril de 2008”, Paulo Pinto, Tânia Viegas, DMC/DORE, IM, I.P., 7 Maio 2008 IM, 03/

Pois, esse eu tenho... Mas faz apenas referencia bibliografia, e agora com a alteração do site do IM para o do IPMA desapareceu..
Se alguém tivesse guardado no PC e agora me pudesse enviar era excelente!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Alguém guardou o relatório tércnico da missão deste tornado? Do IM.
Se alguém o tiver será que me poderia enviar?
Desde já obrigado

Penso que na altura não foi disponibilizado publicamente um relatório como foi nos anos seguintes com outros tornados, pelo menos não me recordo disso. Se reparares, neste mesmo tópico não há qualquer referência a esse relatório, apenas a uma notícia no site do IM a confirmar uma supercélula. A ter havido relatório público, quase de certeza que não teria passado despercebido aqui neste tópico.


Na área educativa do site do IPMA há um texto sobre supercélulas com duas imagens de radar da supercélula que gerou esse tornado de 2008:

...
Há diversos critérios para a identificação de SC, nem sempre inequívocos quando utilizados separadamente:

i) critério puramente baseado em padrões do campo da reflectividade radar – em geral pela presença de ecos em forma de gancho ou estrutura em forma de rim – normalmente observados a baixa altitude. Este tipo de assinaturas não é muito típica de SC observadas sobre o território do continente. No entanto são, por vezes, identificáveis, como foi o caso da situação de Alcanena (distrito de Santarém), em 9 de Abril de 2008. Neste caso, foi visível uma SC, assinalada na figura abaixo, com um padrão de reflectividade em forma de rim, sugestivo da presença de updraft e de mesociclone.

KTJFp.jpg

PPI de reflectividade (dBZ) evidenciando uma assinatura em forma de rim, a cerca de 500m de altitude, correspondente à SC assinalada. A forma de rim resulta do efeito combinado da presença de rotação mesociclónica (representada por círculo) e de uma zona com pouca reflectividade associada à updraft (representada por seta), 9/Abr/08, 7:56 UTC.

ii) critério baseado no campo da velocidade – persistência da característica assinatura de mesociclone, sendo visível um aglomerado de pixéis com valores de velocidade negativa (componentes de aproximação ao radar) adjacente a um aglomerado de pixéis com valores de velocidade positiva (componentes de afastamento do radar), conhecida como assinatura dipolar. Os valores extremos de velocidade associados a cada um destes aglomerados nem sempre são simétricos, como resultado do movimento relativo da SC em relação ao radar. Este é um critério que permite identificar inequivocamente uma SC, em especial se for possível remover, automaticamente, as componentes do movimento da célula convectiva em relação ao radar. Relativamente ao exemplo referido no critério anterior, foi possível identificar uma circulação mesociclónica, com assinatura dipolar (ver figura abaixo). Para o efeito, foi utilizado um PPI de velocidade Doppler. Esta SC produziu um tornado que causou bastantes danos e gerou um rasto de destruição numa extensão aproximada de 20km.

L7tRl.jpg

PPI de velocidade Doppler (m/s) em que é claramente visível a presença de uma assinatura do tipo dipolo, a cerca de 1600m de altitude, correspondente à circulação mesociclónica. As duas setas indicam o sentido da circulação em cada um dos bordos do mesociclone. Neste caso, a intensidade do vento naquela circulação foi de cerca de 20m/s (esta intensidade é, obviamente, muito menor do que a associada ao próprio tornado), 9/Abr/08, 7:57 UTC.

....

https://www.ipma.pt/pt/educativa/fenomenos.meteo/index.jsp?page=sc.criterios.xml
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Penso que na altura não foi disponibilizado publicamente um relatório como foi nos anos seguintes com outros tornados, pelo menos não me recordo disso. Se reparares, neste mesmo tópico não há qualquer referência a esse relatório, apenas a uma notícia no site do IM a confirmar uma supercélula. A ter havido relatório público, quase de certeza que não teria passado despercebido aqui neste tópico.

Na área educativa do site do IPMA há um texto sobre supercélulas com duas imagens de radar da supercélula que gerou esse tornado de 2008:

Muito obrigado Vince!!!
Estou-te muito grato! Realmente aqui à uns tempos vi isso no site, mas sinceramente nem de tal coisa estava agora lembrado.
Nunca me passaria ir pesquisar na área educativa por um evento em concreto!!