Tornado em Alcanena/Amiais/Torres Novas 9 Abril 2008

Tópico em 'Eventos Meteorológicos' iniciado por Mário Barros 9 Abr 2008 às 09:59.

1. Relâmpago

Relâmpago
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Mai 2007
    Local:
    Lisboa (80m)
    Olá

Pois é pessoal. Afinal as células sempre andam por aí, associadas a linhas de instabilidade dispersas pela região onde reside a família Andrea:). O pior foi mesmo haver feridos. De resto o fenómeno foi espectacular, a avaliar pela foto.
    Aqui por Lisboa, vindo do lado do mar, aproxima-se um manto de altostratos e o céu está a escurecer mesmo sobre o Tejo. Vamos ver no que dá. Prepara-se molho. Já há uma linha de chuva sobre o rio e o vento sopra forte. Por entre núvens mais baixas, destinguem-se grandes torres, correspondentes a núvens cumuliformes, cumulus congestus ou mesmo cumulonimbus calvus.

2. storm

storm
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    17 Set 2007
    Local:
    Bombarral
    :eek::eek:Imagem brutal
    Se não estou em erro estes fenómenos tem vindo a aparecer de uns anos para cá. Ou estou enganado?
    Não sei se viram na Sic um meteorologista da força aérea a dizer que provavelmente este tornado devia de ter ventos na ordem dos 200 e picos km/h e uma frente de 200/300 metros.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. jpmartins

jpmartins
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Out 2007
    Local:
    Vila Nova da Palhaça (Aveiro)
    Brutal :shocking::surprise:
    Ainda estava a por em dúvida depois de ler os relatos, mas com estas imagens...

4. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    F1 sem grandes dúvidas, mas possivelmente mesmo o F2. Além do meteorologista, da protecção civil também estimaram ventos de mais de 200km/h o que seria um F2.
    Nota: A escala EF (Enhanced Fujita Scale) só é usada nos EUA.

5. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    Para mim quase sem duvidas um F2!! pelos danos que vi...mais um para entrar no livro, a ver se para a madrugada e amanha de manha não temos mais surpresas destas...:unsure:

6. LUPER

LUPER
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Nov 2005
    Local:
    Aveiro
    Vendo os estragos, diria que certamente foi um F2. Se notarem no radar pelas 11.30h na zona de Castelo Branco tb deve ter existido qualquer coisa.

Neste momento e a olhar pro satelite diria que a zona norte e centroi vão ter um final de dia e noite muito complicado. :unsure:

7. squidward

squidward
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    4 Abr 2007
    Local:
    Unhos - Loures \ Lisboa
    a mim parece-me claramente um F2!!
    Registo BRUTAL sem duvidas...e não muito longe de mim:unsure:

8. Redfish

Redfish
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    6 Jul 2007
    Local:
    Salir - Loulé
    Parece que este vai ter entrada directa pró Top 5 a nivel de tornados relevantes ocorridos em Portugal....:surprise:

9. mocha

mocha
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    Barreiro
    #39 mocha, 9 Abr 2008 às 17:20
    Última edição: 9 Abr 2008 às 17:21
  10. apassosviana

apassosviana
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    30 Jan 2008
    Local:
    Viana do Castelo
    Actualização IM

11. Relâmpago

Relâmpago
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Mai 2007
    Local:
    Lisboa (80m)
    É um verdadeiro drama. Cidades inteira ou parcialmente destruídas nos EUA, vítimas da passagem de tornados F4 e F5. Ventos rodopiantes de mais de 400 km/h :shocking:

12. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora
    Eu ainda não vi as imagens(só a foto), mas só quero dizer que agora vem os defensores do aquecimento global afirmar de que isto aconteceu por haver já mudanças a nivel do clima:lmao::lmao::lmao:.
    Quando não é um fenomono raro em portugal já aconteceu variadas vezes.

13. Relâmpago

Relâmpago
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Mai 2007
    Local:
    Lisboa (80m)
    Mas acho muito pouco provável a ocorrência de tornados F4 e F5 em Portugal, devido á diversidade de condições existente entre os EUA e o o nosso País. Nos EUA, na parte central onde mais ocorrem os tornados com mais frequência, as diferenças de temperatura e humidade das massas de ar em jogo é brutal. Grosso modo, as massas de ar vindas de sul, bastante quentes 'chocam' com as massas de ar polar vindas do Canadá, substancialmente mais frias. Como resultado, a massa de ar quente é 'bombeada' para cima, em cunha, a mais de 20 km de altitude, dando origem à formação de supercélulas com o seu movimento rotacional característico - o mesociclone - que está na origem dos tornados.

14. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora

Concordo.só referi que não era aos tornados F4 F5 mas sim F1 F2 pois já aconteceu no norte arrancar carvalhos e azinheiras geralmente acontecem é na primavera ou outono.

15. ajrebelo

ajrebelo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Fev 2006
    Local:
    Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
    boas

realmente mais um tornado em Portugal e em tão pouco tempo, desde já a lamentar as vitimas.

para mim, pela foto e pela destruição leva-me a dizer que estamos perante um f2 ou possível f3 e f3 já estou a exagerar um pouco.

pena a equipa meteoalerta não viver da meteo, isso que era bom, assim estaria com tempo para andar na estrada a registar estes momentos.

abraços

Partilhar esta Página