Tornado em São Miguel Açores - 18 Dezembro 2006

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: StormRic


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Um "mini-tornado" que provocou muitos estragos.
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Então há ou não há "mini-tornados" eu bem dizia...:D :p

Agora a sério, que o caso não é para menos, foi realmente impressionante :surprise: :surprise:

Alguém sabe se já teria sucedido algo do género por lá?
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
19 de Dezembro de 2006

Na tarde de dia 18 de Dezembro, ocorreu um tornado numa povoação a Leste de Ponta Delgada, Açores.

Este fenómeno esteve associado a uma linha de instabilidade, caracterizada por nuvens de grande desenvovimento vertical, esta, em particular, assumiu maior desenvolvimento que o normal.

O fenómeno em causa iniciou-se como sendo uma tromba de água, por se ter dado em ambiente de mar, qua ao atingir terra adoptou as caacteristicas de tornado.

O tornado, tendo em linha de conta os danos provocados, pode ser classificado com F2, na Escala de Fujita, escala que vai de F1 a F5. O raio de acção deste fenómeno situou-se entre 500 e os 1000 metros, com uma espiral de 100 a 200 metros.

Há relatos de detritos projectados a mais de 100 metros, ávores destruídas, algumas causas bastante danificadas e um carro virado.

fonte: IM
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Tão raro estes eventos, que começam a aparecer com mais regularidade, causam alguma desconfiança até na definição utilizando o termo "mini", que de mini terá apenas a duração e não a intensidade ainda que momentânea. E como tal o termo certo seria simplesmente Tornado e não "mini", "micro" ou outro diminuitivo qualquer.
Penso que o apego a estes termos deve-se a confusão simples com a duração relativamente curta destes fenómenos, e esquece-se a intensidade que é o que conta para lhe atribuir uma "categoria".

Uma tempestade tropical que utrapasse os 117km/h mesmo que por breves momentos, se for confirmada essa velocidade, é logo catalogado de furacão para a posterioridade:lol:, mesmo que na realidade tenha apenas passado 99% do tempo em tempestade tropical ou depressão tropical... E muitos furacões hoje recordados, passaram a maior parte da sua existência como tempestade tropical, mas serão sempre recordados como furacões...