Tornado em Zamora, Espanha, 25 Maio 2007

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Este Tornado foi na zona de Zamora no passado dia 25 de Maio, 14:26 UTC, não muito longe de Portugal.
As fotografias foram tiradas a partir da estrada E82, que é também a que liga Bragança a Valladolid.
O Tornado foi de curta duração, o contacto com terra foi de apenas uns poucos minutos.

pic1dg5.jpg


pic2ho0.jpg


pic0jj0.jpg


(c) TAYRO ACOSTA

Via:
El Pais
TiempoSevero

Pessoal de Bragança/Guarda: Eles "andem" aí ... perto :D
A célula deste tornado muito provavelmente andou aí ou perto das vossas regiões.

12:00 e 18:00 UTC

12cj2.jpg
...
18np3.jpg


Seguimento dessa tarde:
http://www.meteopt.com/showthread.php?t=1008&page=57

O Dan nessa tarde tirou uma foto a umas nuvens interessantes:

2005952485637669169_fs.jpg

(c) Dan

Eu coloquei esta imagem do topo das nuvens, que são cerca de 30m depois do tornado.

cbfj9.jpg


E finalmente o Gerofil colocou ao fim do dia as descargas:

513876827_83860704c6_o.jpg
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Por acaso foi-me relatado uma situação de um Funnel cloud por terras de Miranda do Douro, também num desses dias do final de Maio. Mas pode não ter sido no mesmo dia.

Aqui por Bragança, que eu tenha registado, só tivemos trovoada de 19 a 23 de Maio.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Por acaso foi-me relatado uma situação de um Funnel cloud por terras de Miranda do Douro, também num desses dias do final de Maio. Mas pode não ter sido no mesmo dia.

Aqui por Bragança, que eu tenha registado, só tivemos trovoada de 19 a 23 de Maio.


Também não registei qualquer trovoada no dia 25 de Maio.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Após uma volta pela imprensa regional de Castilla y León dessa altura, não é possível encontrar notícias sobre o tornado de Zamora (província que faz fronteira com o distrito de Bragança). Ainda bem que está sempre alguém no lugar certo á hora certa...neste caso o Tayro Acosta.

No entanto é possível encontrar os avisos feitos pela protecção cívil espanhola que colocava a província de Zamora em alerta laranja devido á possibilidade de tormentas.

É ainda possível encontar algumas notícias sobre a forte precipitação e os estragos da mesma...

www.laopiniondezamora.es

www.laopiniondezamora.es
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Que belo tornado e aqui tão perto! O planalto mirandês também deve ter registos semelhantes a esse, falta haver lá alguem para o registar.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Que belo tornado e aqui tão perto! O planalto mirandês também deve ter registos semelhantes a esse, falta haver lá alguem para o registar.

Fil, estás a esquecer-te aqui do vosso amigo Iceberg.

Embora vivendo em Braga, toda a minha família é do Palnalto Mirandês, onde estou muitas vezes por ano, sempre que posso.

Foi lá que o meu interesse pela Meteo tomou estas proporções. :lol:

É uma região fantástica em termos climáticos.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Fil, estás a esquecer-te aqui do vosso amigo Iceberg.

Embora vivendo em Braga, toda a minha família é do Palnalto Mirandês, onde estou muitas vezes por ano, sempre que posso.

Foi lá que o meu interesse pela Meteo tomou estas proporções. :lol:

É uma região fantástica em termos climáticos.

Foi pena dia 25 de Maio não estares por terras de Miranda... a tua família não te ralatou nada de anormal?