Tornado no Tejo, Lisboa 14 Abril 2010

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Tornado em frente a Santa Apolónia, em Lisboa. NãO deu para ver para onde ele se deslocou, mas parecia-me na direcção da Graça. Não sei mais.
Formou-se mesmo em frente de mim, mas já não tive ângulo suficiente para o acompanhar. Consegui tirar uma foto pelo telemóvel. Não terá muita qualidade, mas quando estiver em casa posto-a.
 


Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Re: Seguimento Litoral Centro - Abril 2010

terá provocado danos? Alguem sabe adiantar alguma coisa?
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Re: Seguimento Litoral Centro - Abril 2010

Não tens mesmo possibilidade de saber mais? Foi avistado por ti? Alguém mais pode ter visto? Se puderes coloca toda a informação relevante ;)



O André relata chuva forte e trovoada por Odivelas.

Olá

Foi pena eu não ter uma câmara de filmar comigo. Formou-se mesmo em frente de mim, a uns 50 metros. Depois flectiu para a direita e desapareceu do meu ângulo de visão. Este fenómeno deu-se depois de uma chuvada intensa e de trovoada. O céu começou a clarear para oeste e, na direcção sul/sueste havia uma núvem negra, relativamente baixa (wall cloud). Foi a partir daí que se formou o funil típico do tornado. O vídeo do hotspot está muito bom, só é pena que tenha sido filmado de tão longe.
Por agora, ceu nublado, vento fraco e caiem alguns pingos.
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Re: Seguimento Litoral Centro - Abril 2010

Olá

Foi pena eu não ter uma câmara de filmar comigo. Formou-se mesmo em frente de mim, a uns 50 metros. Depois flectiu para a direita e desapareceu do meu ângulo de visão. Este fenómeno deu-se depois de uma chuvada intensa e de trovoada. O céu começou a clarear para oeste e, na direcção sul/sueste havia uma núvem negra, relativamente baixa (wall cloud). Foi a partir daí que se formou o funil típico do tornado. O vídeo do hotspot está muito bom, só é pena que tenha sido filmado de tão longe.
Por agora, ceu nublado, vento fraco e caiem alguns pingos.

Que sorte... :thumbsup: Parabens! É destes que toda a gente sonha apanhar! Sem danos, e com uma boa dose de espectaculo! :thumbsup:
 

rafaeltanga

Cirrus
Registo
18 Mar 2008
Mensagens
24
Local
Florianópolis/SC/Brasil
Re: Seguimento Litoral Centro - Abril 2010

Ora aí está o famoso tornado de hoje em Lisboa às 16:23

YouTube- VIDEO_001.mp4

Apenas uma correção, não é tornado e sim uma tromba d'agua.
A diferença entre um e outro é apenas a superfície que ocorre. Chamamos de tornado quando ocorre no continente e de tromba quando ocorre na água.

Muito :thumbsup: !!

Abraço a todos!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seguimento Litoral Centro - Abril 2010

Apenas uma correção, não é tornado e sim uma tromba d'agua.
A diferença entre um e outro é apenas a superfície que ocorre. Chamamos de tornado quando ocorre no continente e de tromba quando ocorre na água.

Muito :thumbsup: !!

Abraço a todos!

Estão correctas ambas as definições: Uma tromba marinha é um tornado :)
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Seguimento Litoral Centro - Abril 2010

Parabéns pela captação :thumbsup:..pena não ser com melhores meios ;)








PS: Foi o 2º Tornado a ocorrer em Lx em menos de 24h em Lx! O outro arrasou os Leões todos :lmao:

PS2: Sorry, não resisti :p
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Cinco prédios sem telhas nas Olaias devido a ventos muito fortes - bombeiros

Cinco prédios no Bairro Belo Horizonte, nas Olaias, em Lisboa, ficaram hoje parcialmente sem telhas devido a ventos muito fortes, informaram os bombeiros.

O alerta foi dado por populares pelas 17:00.

No local estão elementos da Proteção Civil e da Polícia Municipal e bombeiros do Regimento Sapadores de Lisboa.

Lusa
 

Fernando

Cumulus
Registo
13 Fev 2007
Mensagens
175
Local
Bragança / Lisboa
Mini-Tornado em Santa Apolónia

Acabei de ler isto:

http://www.cmjornal.xl.pt/Noticia.a...ntid=AC92F12B-A878-4B1E-A55E-A438F7A3A20F&h=1

As fotos impressionantes tiradas do local de trabalho de um amigo:

59056709.jpg


66688522.jpg


34873079.jpg
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Este tipo de eventos tende a ocorrer com mais frequência e não tanto em locais ermos, como provavelmente acontecia, daí se dizer que há mais tornados.

Digo eu...