Tornado/Tromba de água Vale de Lobo - 31-03-2014

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Para não ficar perdido no seguimento, aqui ficam as fotos deste evento de hoje. A génese parece ter sido mesociclónica, portanto, teremos um tornado sobre a água (só para diferenciar das trombas de água com génese não mesociclónica). Até porque foram registadas algumas supercélulas no mar, esta tarde.

1.ª Foto de Karin Hoffman e partilhada por Filipa Ferreira com o Meteofontes, a 2.ª foto autor não identificado. Parece ser a mesma situação.

10171013_739087832802874_42508997_n.jpg


1939481_739087866136204_685929284_n.png


https://www.facebook.com/ExtremAtmosfera/posts/676821655690453?notif_t=story_reshare
 


Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
ecobcg um colega meu hoje ligou-me de Quarteira a dizer que estava a acontecer "algo muito estranho" mas não consegui me explicar muitos mais e tb não não conseguiu tirar fotos :angry:...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
  • Gosto
Reactions: MIGUEL_DKs

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
As tuas imagens da suposta tromba de água aparecem publicadas antes das 18h00 e nesta reportagem refere-se que aconteceu por volta das 19h00...

Não tinha reparado... poderá ser, então, um outro evento...
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Ontem em conversa com alguns membros aqui do fórum comentou-se que antes, quando havia algo deste género era dada muito mais importância do que hoje. No meu ver, o sistema de gostos é muito bom em algumas coisas, mas acho que veio reduzir o número de comentários em tópicos de fenómenos como estes, e quando se é o autor, não se compara um gosto a um comentário.

Terminado o desabafo, temos aqui mais um belo registo de algo que vai sendo algo comum em Portugal :thumbsup: (ou pelo menos há mais gente atenta e regista-os..)
 

Illicitus

Cumulus
Registo
15 Mar 2012
Mensagens
123
Local
Meia Praia, Lagos
Acho que se aplica mais o conteúdo em parêntesis. Nunca foi tão fácil registar este tipo de acontecimentos, uma vez que todos transportamos permanentemente dispositivos que permitem filmar e fotografar.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Ontem em conversa com alguns membros aqui do fórum comentou-se que antes, quando havia algo deste género era dada muito mais importância do que hoje. No meu ver, o sistema de gostos é muito bom em algumas coisas, mas acho que veio reduzir o número de comentários em tópicos de fenómenos como estes, e quando se é o autor, não se compara um gosto a um comentário.

Terminado o desabafo, temos aqui mais um belo registo de algo que vai sendo algo comum em Portugal :thumbsup: (ou pelo menos há mais gente atenta e regista-os..)

Também já constatei isso mesmo, o sistema de gostos parece que reduziu o numero de posts, mas não me parece preocupante ou grave.

Em relação à tromba de água foi mais um bom registo de um fenómeno que não é tão raro como parecia antes da massificação de tablets e telemóveis com câmara fotográfica, não acredito que tenha havido um incremento na ocorrência destes fenómenos, apenas acho que agora estão muito melhor documentados.
 
  • Gosto
Reactions: Z13 e CptRena

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Excelentes imagens!

@MSantos: Além do boom dos smartphones, (esses dispositivos que fazem tudo e até dão para telefonar), temos também a partilha das redes sociais que colocam todos os acontecimentos em tempo real!
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Para alem destes registos, a tarde de Segunda ficou marcada pela ocorrência de alguns fenômenos mais intensos de vento.

Para alem das imagens documentadas na Zona de Vale do Lobo, houve também um possível tornado em Vilamoura (noticiado nos media), e tive também conhecimento por pessoal amigo de arvores caídas na zona das Benfarras, também na Tôr (Poente) com estufas danificadas/ arvores caídas e perto da minha casa também verifiquei um troço da estrada numa extensão de 150 metros com muita sujidade no chão resultante de troncos e ramos partidos...

O que é curioso é que praticamente os relatos de destruição causado pelo vento foi praticamente na mesma linha e no sentido Sul/Norte com ligeira tendencia para este...:unsure:

De facto uma monumental trovoada ocorreu aquela hora (18/19 horas)...agora o que foi não sei, mas que algo se passou la isso passou...
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Aqui fica algumas imagens de alguns estragos caudados pelo possível Tornado que entrou por Vilamoura e que os media documentaram...

Estas imagens fica a 10/15 Km sensivelmente de Vilamoura em linha recta sendo que houve vários pontos com maior ou menor grau de destruição sendo que segundo informações obtidas algumas azinheiras de grande porte foram arrancadas perto do local destas fotos...há outros relatos duma senhora que na estrada e uma arvore que veio não sabe donde e caiu-lhe á frente do carro, relatos verídicos ou não (???)





 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Este FS fui dar mais uma volta para ver os possíveis danos causados por este Tornado (certamente ocorreu)... (Linha Vilamoura, Benfarras - Ribeira de Algibre/Tôr -Picavessa - Lagoa da Nave do Barão - Covões/Salir...)

Este fenômeno só ganhou alguma visibilidade pelos estragos que fez em Vilamoura e pelo que vi, há indicios da sua passagem até a zona de Salir com arvores e troncos partidos principalmente...

Faz nesta precisa hora exactamente 1 semana que ocorreu (hoje fez quase 30º:eek:)...