Tornado? Tufão? Furacão?

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Não tem ..nem faz diferença nenhuma.... da mesma maneira que ao atirares uma bola em linha recta ela não vai desviar para a direita...Por isso...

Será... Numa bola medir a precisão do trajecto não é tão fácil...
Na guerra esta pequena correcção é feita para enviar mísseis...
Certezas quem as tem, para efeitos mas pequenos... mas penso que esse efeito existe mesmo que ligeiro seja ou não tão evidente.

Um à parte - Brevemente te ocorrerá algo parecido ao "Dejá vù", claro que real - falo na repetição do tópico 1000:)
 


dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Será... Numa bola medir a precisão do trajecto não é tão fácil...
Na guerra esta pequena correcção é feita para enviar mísseis...
Certezas quem as tem, para efeitos mas pequenos... mas penso que esse efeito existe mesmo que ligeiro seja ou não tão evidente.

Um à parte - Brevemente te ocorrerá algo parecido ao "Dejá vù", claro que real - falo na repetição do tópico 1000:)

Acredita ;) ;) Quanto aos misseis a história é bem diferente já que eles se deslocam a grande velocidade, logo vais ter o efeito de coriolis...!!! Aqui fica a explicação fisica do assunto...Espero que com esta explicação fiques mais convencido ;) ;)

http://www.projetoockham.org/boatos/coriolis/Acerca de um mito.pdf
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Acredita ;) ;) Quanto aos misseis a história é bem diferente já que eles se deslocam a grande velocidade, logo vais ter o efeito de coriolis...!!! Aqui fica a explicação fisica do assunto...Espero que com esta explicação fiques mais convencido ;) ;)

http://www.projetoockham.org/boatos/coriolis/Acerca de um mito.pdf

Estamos sempre a aprender... às vezes os olhos nos mostram o que esperamos ver, mesmo que tal não tenha ocorrido, ou tenha ocorrido por razões diferentes...
Parabéns pelos 1000 comts;)
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Estamos sempre a aprender... às vezes os olhos nos mostram o que esperamos ver, mesmo que tal não tenha ocorrido, ou tenha ocorrido por razões diferentes...
Parabéns pelos 1000 comts;)

É daqueles mitos da meteorologia...há outro que também se pode discutir aqui...mas amanha eu digo qual é..que agora vou xonar;)

Hasta;)
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Então é assim,
Após o interessante artigo que o amigo e mestre Alex :hehe: nos expôs, e não nos esquecendo da sua intervenção tendenciosa, para "ofuscar" esta Lei de Coriolis, mexendo a égua num sentido predeterminado (recordo que o que faziam nas experiências era imprimirem-lhe uma rotação artificial) podemos chegar à triste conclusão de que a intervenção humana sempre gera alterações antinaturais.
Querem exemplos? Toda a gente conhece a lei da gravidade ou Lei da Gravitação Universal de Isaac Newton, o que ela nos diz é fácil de verificar, basta largar-mos qualquer objecto e este cairá para o solo terrestre, ou seja é atraído pela massa deste. Por esta lógica, da intervenção tendenciosa pela parte do experimentador, os aviões contradizem tal lei!? Ou então se lançar-mos um determinado objecto com força suficiente este subirá e sairá da órbita terrestre e nunca mais o veremos cair. O mesmo se passa nesta experiência "amanhada". A verdade no fim é apenas uma, esta Lei existe e comprova-se, basta ver-mos as imagens de satélite! Num ralo é mais difícil de verificar, simplesmente porque existem intervenção de outros factores, sejam alteração propositada pelo homem, sejam factores como a forma do recipiente, correntes de ar, turbulências da própria água, etc.

Façam a seguinte experiência:
Pegamos uma bacia perfeitamente redonda (simetricamente perfeita) e fazemos um pequeno furo no seu centro. Depois tapamos o buraco do lado de baixo da bacia e a enchemos de água. Em seguida, deixamo-la num lugar onde não seja atingida pelo vento durante alguns dias para assegurar-nos de que não existe nenhum tipo de movimento na água.
Feito isto, abrimos o buraco e esperamos. Como fizemos um buraco muito pequeno, dado que a força de Coriolis é muito pequena, toda a massa de água demorará a acelerar, mas finalmente veremos como a água gira no sentido anti-horário se estivermos no Hemisfério Norte e no sentido horário se estivermos no Hemisfério Sul.

Esta sim é uma experiência real e válida. Qual o calcanhar de Aquiles da mesma!? Que seja feito um buraco bem pequeno. Porquê? Porque a Força de Coriolis é muito pequena. Ela depende directamente da velocidade angular da Terra em torno de seu eixo, o que lhe dá uma velocidade de, apenas, 1 volta por dia.

E esta é a verdade, demos-lhe os floreados que quisermos, ao final tudo é retórica ambígua vazia na sua essência, que apenas serve para confundir os mais incautos. ;)
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Esta sim é uma experiência real e válida. Qual o calcanhar de Aquiles da mesma!? Que seja feito um buraco bem pequeno. Porquê? Porque a Força de Coriolis é muito pequena. Ela depende directamente da velocidade angular da Terra em torno de seu eixo, o que lhe dá uma velocidade de, apenas, 1 volta por dia.

Bem pequeno mesmo....mas mesmo....:lol: :lol: coisa que me parece impossivel ;)
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Sabias que a Lua tem influência até na água de um copo? E tb é tão pequena, que a não ser com medições de precião, ela parece inexistente. No entanto elas existem... Ou também dúvidas? :rolleyes:

Nops...mas essa experencia que tu dizeste parece-me ser impossivel de realizar..só isso..
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Exacto. Também tenho essa ideia.... a força de Coriolis não se aplica no sentido de rotação de escoamento da água.

http://www.projetoockham.org/boatos_coriolis_1.html

Tenho pena que pensem assim. Porque uma Lei Física, não se aplica só nalgumas escalas, ela se é lei aplica-se desde o infinitesimal até ao mesocósmico! Lá que seja mais fácil de ser interferida, por outros fenómenos, em determinada escala é outra questão, agora que ela existe é claro que sim.

Quanto a esse projecto ockham, já reparei que são do tipo cepticistas-materialistas invertebrados. Será esse o espírito correcto da ciência!? Não é esse caminho que segue a ciência de ponta, a ciência quântica! :cool:

E no fundo nem é meu propósito aclarar o fenómeno num ralo de um lavatório :p, mas sim apenas afirmar que ele existe e é devido a ele que os furacões têm um determindado sentido:
Anti-horário no H.Norte
Horário no H. Sul.

Ou também aqui há dúvidas? :rolleyes:
Acho que o Alex ainda tem alguma resitência a isto hehehe. :D
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Em seguida, deixamo-la num lugar onde não seja atingida pelo vento durante alguns dias para assegurar-nos de que não existe nenhum tipo de movimento na água.

O meu cepticismo tb nao me leva a acreditar mto nisso. Com excepção do 0 absoluto, as moléculas de agua apresentam sempre movimento aleatório, será k depois de vários dias não haverá força residual centrípeta que impulsione algumas moléculas, e k estas influenciem outras a tomarem o mesmo movimento k tinham tomado todas na primeira vez k abriste o tal buraquinho k falavas:D
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Tenho pena que pensem assim. Porque uma Lei Física, não se aplica só nalgumas escalas, ela se é lei aplica-se desde o infinitesimal até ao mesocósmico! Lá que seja mais fácil de ser interferida, por outros fenómenos, em determinada escala é outra questão, agora que ela existe é claro que sim.

Quanto a esse projecto ockham, já reparei que são do tipo cepticistas-materialistas invertebrados. Será esse o espírito correcto da ciência!? Não é esse caminho que segue a ciência de ponta, a ciência quântica! :cool:

E no fundo nem é meu propósito aclarar o fenómeno num ralo de um lavatório :p, mas sim apenas afirmar que ele existe e é devido a ele que os furacões têm um determindado sentido:
Anti-horário no H.Norte
Horário no H. Sul.

Ou também aqui há dúvidas? :rolleyes:
Acho que o Alex ainda tem alguma resitência a isto hehehe. :D

Falta aqui a teoria unificadora que ligue gravidade, electromagnetismo, força forte e força fraca. Albert Einstein deu o primeiro passo com a E=mc2, ligando a massa a energia concentrada, e acredito que na altura isto foi mais que um choque...
Desde a força que mantem os atomos unidos, à força que mantem os planetas à volta do sol, o príncipio deverá ser o mesmo. (embora actualmente acredite-se que os atomos estam unidos por uma força forte, de curto alcance, um pouco incompatível com a lei da gravidade que actua ao longo alcance).
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
O meu cepticismo tb nao me leva a acreditar mto nisso. Com excepção do 0 absoluto, as moléculas de agua apresentam sempre movimento aleatório, será k depois de vários dias não haverá força residual centrípeta que impulsione algumas moléculas, e k estas influenciem outras a tomarem o mesmo movimento k tinham tomado todas na primeira vez k abriste o tal buraquinho k falavas:D

Mas a força de Coriolis só se manifesta no momento em que as particulas iniciem as seu trajecto da periferia para o ralo. Não há força de Coriolis antes. Se houvessem em estado de repouso particulas que se diregissem para o ralo o inverso também aconteceria por isso não há um movimento uniforme nas particulas quando o liquido está em repouso....
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Tenho pena que pensem assim. Porque uma Lei Física, não se aplica só nalgumas escalas, ela se é lei aplica-se desde o infinitesimal até ao mesocósmico! Lá que seja mais fácil de ser interferida, por outros fenómenos, em determinada escala é outra questão, agora que ela existe é claro que sim.

Quanto a esse projecto ockham, já reparei que são do tipo cepticistas-materialistas invertebrados. Será esse o espírito correcto da ciência!? Não é esse caminho que segue a ciência de ponta, a ciência quântica! :cool:

E no fundo nem é meu propósito aclarar o fenómeno num ralo de um lavatório :p, mas sim apenas afirmar que ele existe e é devido a ele que os furacões têm um determindado sentido:
Anti-horário no H.Norte
Horário no H. Sul.

Ou também aqui há dúvidas? :rolleyes:
Acho que o Alex ainda tem alguma resitência a isto hehehe. :D

O que queria apenas indicar ontem, é que a água no ralo ir no sentido horário, ou no sentido anti-horário não tem nada a ver com a força de coriolis!!!

Da mesma maneira que se o gelo que está no artico (i.e. o que está a boiar no mar) descongelar todo, não vai afectar a altura dos oceanos...pelo menos directamente ;)
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
O que queria apenas indicar ontem, é que a água no ralo ir no sentido horário, ou no sentido anti-horário não tem nada a ver com a força de coriolis!!!

Da mesma maneira que se o gelo que está no artico (i.e. o que está a boiar no mar) descongelar todo, não vai afectar a altura dos oceanos...pelo menos directamente ;)

Em principio só iria diminuir a altura dos oceanos, caso a profundidade do mesmo seja muito maior que a sua altura, que é o caso;)