Cada metro quadrado da região serrana recebeu 420 litros d'água, diz especialista
Em poucas horas, a região serrana do Estado do Rio de Janeiro foi atingida por cerca de 420 mm. de água, quantidade que equivale a mais de um mês de chuva forte de acordo com especialistas. É como se cada metro quadrado das cidades atingidas fosse coberto por 420 l. de água. O solo não consegue absorver tanta água em tão pouco tempo e ocorrem os desmoronamentos. Como se viu na região, o grande volume de água também faz os rios transbordarem, segundo explica o geólogo Jair Santoro.
Chuva amazônica
O temporal que atingiu a região serrana do Rio se formou no sul da bacia amazônica, segundo o meteorologista José Felipe Farias, do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
- Como estamos no verão, a atmosfera está mais quente. Esse calor evapora e forma um canal de umidade. Esse canal é transportado do sul da bacia amazônica, passa pela região centro oeste e vai para o sudeste. É uma banda de nebulosidades e nessa situação a chuva fica persistente e em alguns momentos se formam as pancadas.
De acordo com o especialista, o perigo é quando há uma abertura de sol, porque as nuvens ficam mais carregadas, potencializando as chuvas.