Tromba-d'água na Madeira

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Não há dúvidas e a imagem está magnifica, parabéns para o seu autor.:thumbsup:
 


Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Os efeitos secundários do tornado na comunicação social e na cabeça das pessoas:
(Notícia publicada hoje no Diário de Notícias da Madeira)

Buscas no P. da Cruz após queda de OVNI
Marinha e SANAS foram alertados para queda de objecto a uma milha da costa


Um objecto voador não identificado (OVNI) ou um fenómeno da natureza? A dúvida ficou na cabeça de muitas das pessoas que, ontem à tarde, presenciaram um acontecimento invulgar no céu sobre a costa da freguesia do Porto da Cruz.

Segundo o DIÁRIO apurou, tanto o SANAS como o Comando da Zona Marítima da Madeira foram alertados para a queda, alegadamente verificada a cerca de uma milha a Norte daquela freguesia, de um objecto branco que deixou atrás de si um rasto de fumo.

No entanto, outras descrições que chegaram aos serviços daquelas entidades alertaram para a ocorrência de um fenómeno climatérico semelhante a uma tromba de água, cuja aparência, vista à distância, poderá ter sido modificada com a incidência da luz do sol, dado que nem todo o céu da zona estava coberto de nuvens.

Tendo em conta que o número de relatos alertou para a possibilidade da queda de um OVNI, o patrulha NRP Zaire, uma embarcação da Polícia Marítima e outra do SANAS, foram destacados para o local. Uma extensa área marítima foi objecto de buscas, mas dado que não foi encontrado qualquer indício da queda de um objecto, a operação foi encerrada com o aproximar do fim do dia.

Na base desta decisão pesou também o facto de a entidade que controla o tráfego aéreo, que monitoriza tanto os voos nacionais como os internacionais, depois de contactada, ter informado que nada de anormal havia sido registado e que o seu programa de voos estava a ser cumprido.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
:D

Há três hipóteses.

1) Ou a nave se despenhou e o ocupante talvez se tenha conseguido ejectar. Esperemos que sim.

a-45.jpg



2) Tenha ocorrido um teletransporte, mas erraram no alvo, em vez de terra foram parar à água, o que é sempre chato para quem vem de Marte onde não sabem nadar. A agitação na superfície da água pode ser o marciano a esbracejar aflito. Esperemos que a bordo tivessem coletes de emergências e que as hospedeiras da nave tenham dado correctamente as instruções.

b-36.jpg



3) Nunca tinha pensado no assunto desse prisma, mas é possível que uma pessoa não familiarizada com uma tromba possa momentaneamente confundir a tromba com um rasto de fumo e a agitação na superfície da água com um "splash" de algo que caiu do céu.

c-7.jpg


:D
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
:p Vince. Boas teorias. Penso que a 1ª é a mais provável e nos próximos dias vamos ter surpresas na costa norte da ilha.

Um pouco mais a sério, eu também nunca tinha pensado desse prisma. Mas lá que à primeira vista parece um rasto de fumo com "splash" na água lá isso parece. É claro que o facto do fumo não se dispersar e o splash ser contínuo suscitaria mais algumas dúvidas...

Entretanto, das duas uma, ou este tipo de fenómeno está-se a tornar mais recorrente na Madeira, ou existem mais possibilidade de fazer registos fotográficos e de vídeo para mostrar aos que não viram. O que acham? E desculpem a pergunta ignorante mas...a tromba de água pode chegar a terra, certo? E tem um efeito semelhante ao de um tornado? Ou o facto de ser "tromba de água" significa que se desfaz antes de chegar a terra?