Tromba de água na Nazaré (Fake)

wysiwyg

Cirrus
Registo
25 Jan 2009
Mensagens
25
Local
Marinha Grande, Leiria, Portugal
Viva!

Enviaram-me este vídeo há pouco. Sei que foi publicado hoje no youtube mas, não estando disponível a informação com a data de captura, não posso garantir que tenha sido filmado hoje. :mad:

De qualquer maneira, aqui fica o registo. (Se, porventura, se tratar de uma repetição de uma informação antiga, peço a um moderador que faça o favor de apagar este tópico.)

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=33jxc-KmywM&sns"]TROMBA D'Ã￾GUA / WATERSPOUT "NAZARÉ - PORTUGAL" - YouTube[/ame]
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: stormy


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Eu não sou crente, mas "rezo" a pés juntos que esse video seja verdadeiro e não uma montagem...

ÉPICO!!!!!!!!!:shocking:

Convinha saber a data, para se perceber o contexto sinóptico....a mim parece-me um contexto tipico de convecção pós-frontal, num ambiente de fortes gradientes termicos nos niveis baixos e médios e alguma helicidade...pode ter sido uma perturbação de superficie ( low level wave) associada a um nucleo frio em altura.

O que é certo é que é das melhores imagens de trombas de agua que alguma vez vi em Portugal!
 
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Eu não sou crente, mas "rezo" a pés juntos que esse video seja verdadeiro e não uma montagem...

ÉPICO!!!!!!!!!:shocking:

Convinha saber a data, para se perceber o contexto sinóptico....a mim parece-me um contexto tipico de convecção pós-frontal, num ambiente de fortes gradientes termicos nos niveis baixos e médios e alguma helicidade...pode ter sido uma perturbação de superficie ( low level wave) associada a um nucleo frio em altura.

O que é certo é que é das melhores imagens de trombas de agua que alguma vez vi em Portugal!

Pois... Quando a esmola é muita o pobre desconfia. :intrigante:

Se for verdadeiro foi épico de facto, mas duvido que seja senão haveria muito mais gente a falar nisto e até na comunicação social visto que a Nazaré anda nas bocas do mundo e deve andar lá sempre alguém a tentar filmar as ondas que se visse uma coisa destas certamente também a filmaria, só acredito se aparecerem por aqui mais registos ou testemunhos desta suposta tromba de água. ;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Também desconfio que eventualmente possa ser uma montagem, bem feita por sinal, não consigo detectar à primeira vista sinais claros de montagem.:intrigante:

Uma tromba de água assim certamente seria notícia imediata nos meios de comunicação social, não me recordo de ter visto este vídeo antes..

Muito sinceramente não creio que tenha sido filmada ontem...:huh:

No Youtube há vários comentários a perguntar: quando foi isto?

Até ao momento o autor do vídeo não respondeu...se de facto é real então penso que não teria problemas em dizer a data do vídeo.. e aí ficariamos mais esclarecidos.. :intrigante:
 
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Pois... pois... :D

2hN3gAZ.jpg



j8HWaka.jpg


No 1º video, e atrás da tromba, penso que há uma mistura entre o céu real da imagem e o céu da tromba filmada em Key West...:D

Mas há zonas em que não deu para disfarçar, ou então escapou na edição.....e se repararem são iguais, ou muito semelhantes nos dois videos.... :D
 
  • Gosto
Reactions: nelson972

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Realmente, as minhas reticências iniciais tinham razão de ser!

Lamento ter-vos induzido em erro. :)

E peço aos moderadores que se sintam à vontade para eliminar este post.


Carlos

Se houve alguém que induziu em erro foi o autor do vídeo/montagem..

Eu acho que este tópico deve ser mantido, até para esclarecer as pessoas, membros e visitantes...:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: nelson972

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Sinceramente, acho uma vergonha alguém fazer isto, qualquer dia não podemos ter a certeza de nada. Por mim, o tópico deve-se manter, mas alterando o título de maneira a quem ver perceba que foi montagem. Tal como o editor do vídeo deveria ter feito.
 

wysiwyg

Cirrus
Registo
25 Jan 2009
Mensagens
25
Local
Marinha Grande, Leiria, Portugal
Sinceramente, acho uma vergonha alguém fazer isto, qualquer dia não podemos ter a certeza de nada. Por mim, o tópico deve-se manter, mas alterando o título de maneira a quem ver perceba que foi montagem. Tal como o editor do vídeo deveria ter feito.

Título alterado.


Carlos
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
Não entendo qual a piada de criar um fenómeno meteorológico falso... Para ter mais visualizações? Que interessa isso? Enfim...

--

No entanto, ao contrário de ontem, hoje o vídeo já contém uma descrição:

Para aqueles que não PRESTARAM ATENÇÃO ou não sabem o que significa VFX, o qual se encontra bem explicito no vídeo, a explicação está aqui.

-VFX-
Efeitos Visuais (geralmente abreviado para FX Visual ou VFX) são os vários processos pelos quais imagens são criados e / ou manipulados fora do contexto de uma cena de ação ao vivo.
Os efeitos visuais envolvem a integração de "live-action" filmagens e gerado para criar ambientes que parecem realistas, mas seria perigoso, caro, impraticável, ou simplesmente impossível captar em filme.
Os efeitos visuais usando imagens geradas por computador recentemente se tornou acessível ao cineasta independente com a introdução de animação e composição de software acessível e fácil de usar.
 

nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
...E qual o motivo de criar um video (agora) explicitamente falso?
:(


Mas, por outro lado, as pessoas são livres de usar a sua criatividade e imaginação para fazer vídeos ou fotos para entretenimento! :thumbsup:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Deviam ter avisado logo do início. Nem toda a gente é obrigada a saber o que quer dizer VFX. Eu não critico fazerem vídeos, montagens, testarem técnicas, etc. Até acho o vídeo muito bem feito. Tem é de estar devidamente explicito que é ficção e não realidade, sob pena de induzir as pessoas em erro.
 
  • Gosto
Reactions: Lana Storm