Passatempo já a decorrer nas páginas facebook! Oferta de convites duplos para a antestreia em Lisboa e no Porto! Troposfera ExtremAtmosfera Meteoalerta Participem!
Informamos também que na antestreia acima referida, irá ser realizada uma pequena palestra sobre caçadores de tempestades e meteorologia amadora em Portugal, protagonizada por elementos da ExtremAtmosfera, Meteoalerta e Troposfera. Mais uma oportunidade para darmos a conhecer mais um pouco deste "nosso" mundo...!
Ainda temos uns poucos convites disponíveis (no Extrematmosfera e no Meteoalerta) para o Porto! Se alguém estiver a pensar assistir ao filme, ainda há possibilidades de participarem no passatempo!
Boas! Desculpa a demora na resposta, mas os últimos dias têm sido de muito trabalho! Como em qualquer associação, os sócios poderão e deverão ter um papel activo (é o que se deseja) nas actividades a desenvolver pela associação e que irão de encontro aos objectivos já referidos no início do tópico. Poderão participar nessas actividades, realizar propostas para outras actividades e que estejam de acordo com os estatutos, participar nas eleições, participar e intervir nas Assembleias Gerais, votar e ser eleito para os orgãos sociais, usufruir de quaisquer benefícios que venham a ser concedidos pela associação, etc... Depois teremos os projectos que vão avançar, alguns já este ano, e para os quais gostaríamos de contar com todos os interessados. Uma das questões que mencionas, relativa às estações e respectivos dados e validação, enquadra-se na futura rede de estações "certificadas", ou seja, pretenderemos criar um procedimento de verificação das estações interessadas, nomeadamente a instalação de acordo com os parâmetros do IPMA e OMM, de forma a termos uma rede de estações o mais fidedignas possível. Mas aprofundaremos este tema em breve. De resto, gostávamos, mais uma vez, de sensibilizar todos os membros deste fórum, para o interesse em se poderem associar a nós. Pretendemos tornar os "meteorologistas" amadores mais credíveis e com um maior peso de intervenção na sociedade, a partir dos projectos que temos em mente, estando, também receptivos a novas ideias e contributos de todos. Para além disso, teremos também algumas actividades interessantes e que poderão suscitar o interesse de muitos de vós (Workshop de Fotografia, Concurso Fotográfico, ...), e obviamente, os associados terão alguns benefícios nessas mesmas actividades. Vá, percam a vergonha, consultem a nossa página , tirem as dúvidas que necessitarem e associem-se a nós, ajudem-nos a poder ter um maior peso e intervenção na sociedade. Informo, também, que muito em breve, teremos novidades muito interessantes e relativas a um projecto que será pioneiro em Portugal!
Boa noite, A Troposfera tem andado particularmente ocupada nos últimos dias, em que conjuntamente com a Extrematmosfera e Meteoalerta, e a convite da NOS Lusomundo, tivemos algumas entrevistas, no âmbito da promoção do filme "Dentro da Tempestade". Ontem estivemos presentes no programa Prova Oral, na Antena 3. Para quem não teve a oportunidade de ouvir, fica aqui o link: Link Oficial: http://rsspod.rtp.pt/podcasts/at3/1409/3173392_164255-1409041856.mp3 À noite, marcamos também presença na antestreia do filme, onde fizemos uma apresentação da realidade portuguesa dos caçadores de tempestades e também uma breve apresentação da Associação. Esta tarde a presença foi no Curto-Circuito, novamente com o tema doa caçadores de tempestades em foco, mas onde também falamos da nossa Associação. Assim que possível, colocaremos o link do video do Curto-Circuito. Durante o dia de hoje passou nos noticiários da Rádio Comercial e da M80, uma pequena entrevista também com os mesmos elementos. A Troposfera começa, assim, a marcar a sua presença nos media e a ser divulgada à população. Aproveitem e associem-se também a nós, de forma a crescermos cada vez mais e a podermos realizar as actividades que temos em mente! A vossa colaboração será muito importante.
Fica aqui o link do video da nossa presença no Curto Circuito, da SicRadical. https://www.facebook.com/video.php?v=561917860580511&set=vb.502352399870391&type=2&theater
O projecto em causa não vai ser propriamente um passeio para ver as tempestades nem uma brincadeira de miúdos. Será um projecto muito mais complexo, com muita responsabilidade e com muita logística associada e com um objectivo final muito mais amplo que a simples ida aos EUA. Há uma equipa responsável pelo projecto, e cujos elementos estarão nos EUA. Não haverá possibilidade, nem é esse o objectivo, de levar mais pessoas, ainda que sócias, connosco. Quem sabe se no futuro, se possa organizar algo mais abrangente. Claro que para isso é preciso que os chamados "meteorologistas" amadores e membros deste fórum, que tanto apregoam o interesse na meteorologia, se interessem em participar e colaborar nas restantes actividades (e tanto há para fazer) da associação, ajudando-a a crescer a tornar-se uma entidade importante no panorama nacional. Aproveito para informar que possivelmente já neste fim-de-semana será divulgada a informação completa sobre o projecto em causa.
WORKSHOP DE FOTOGRAFIA METEOROLÓGICA Fenómenos Atmosféricos. Aprenda a captar a sua essência! Desde os primórdios dos tempos que os fenómenos atmosféricos maravilham os humanos. De manifestações dos Deuses, a castigos celestiais, várias têm sido as explicações para estes mistérios com origem nos céus, permanecendo, no entanto, a “magia” subjacente à observação directa destes fenómenos, em que todo o poder da atmosfera é revelado aos olhos de quem os observa. Dessa forma, assiste-se, hoje em dia, a um cada vez maior número de pessoas a tentarem capturar esses momentos em fotografia, como se tem comprovado nestes últimos dias, em que a atmosfera nos tem presenteado com belíssimos espectáculos nos céus, os quais foram amplamente captados e divulgados nas redes sociais. Com esse facto em mente, a Troposfera lança agora um primeiro Workshop de Fotografia Meteorológica, com o objectivo de proporcionar aos interessados os conhecimentos necessários para captar da melhor forma a essência dos fenómenos atmosféricos. Este workshop irá realizar-se nos próximos dias 24 a 26 de Outubro, em plena Torre, na Serra da Estrela, com toda a parte teórica e prática a cargo de Rui David, fotógrafo nacional já muito conhecido e também experiente formador na área. Convidamos, assim, todos os interessados em fotografia e em fenómenos atmosféricos, a consultar a nossa página em http://troposfera.pt/index.php/actividades/workshop , onde estão presentes todas as informações detalhadas sobre o Workshop bem como o respectivo formulário de inscrição. Juntem-se a nós e vamos todos captar a essência dos fenómenos atmosféricos!
E temos o prazer de anunciar que a Troposfera tem mais um projecto a decorrer: "No Caminho dos Tornados" …uma equipa portuguesa... …uma aventura imperdível... …uma nova realidade! No seguimento da recente criação da Troposfera – Associação Portuguesa de Meteorologia Amadora e dos objectivos definidos pela mesma, uma das actividades de destaque que será desenvolvida será a produção, em 2015, do documentário “No Caminho dos Tornados”, constituído por 10 a 12 episódios e filmado integralmente no conhecido “Corredor dos Tornados” nos Estados Unidos, o local onde ocorrem os eventos meteorológicos mais intensos e em maior quantidade do planeta - os tornados. Será um documentário pioneiro em Portugal e onde se tentará conhecer as especificidades meteorológicas daquela zona e efectuar uma comparação com a realidade portuguesa, tentando perceber o que se poderá fazer em Portugal, de forma a melhorar as previsões e a prevenção da população para este tipo de situações. Dessa forma, necessitamos angariar 15.000€ para cobrir os custos inerentes à realização deste projecto pioneiro, onde se incluem os custos de equipamento, viagens, estadia, combustível, deslocações e pós-produção. Caso contrário, não conseguiremos colocar em prática aquilo que nos poderá ajudar a conhecer e perceber melhor este tipo de fenómenos meteorológicos, permitindo-nos, depois, transpor todo esse conhecimento para a realidade portuguesa. Para isso, contamos com a ajuda daqueles que serão certamente os nossos maiores apoiantes, todos vocês, entusiastas da meteorologia, para o que solicitamos que contribuam para o mesmo. Em troca, para além do prazer em contribuírem para a realização do documentário, iremos oferecer algumas recompensas a todos os nossos apoiantes, desde fotografias em pleno “Corredor dos Tornados” autografadas pela equipa, T-Shirts do projecto e até à participação numa futura caçada de uma tempestade, a realizar com a equipa em Portugal. O vosso contributo será extremamente importante para nos ajudar a realizar este nosso sonho e o qual poderá vir a ser também um marco importante para a meteorologia em Portugal, ajudando a compreender melhor estes fenómenos e a planear, conjuntamente com as entidades oficiais responsáveis, novos procedimentos a adoptar em Portugal, com vista a uma cada vez melhor protecção da população. Ajudem-nos, contribuindo e/ou divulgando o projecto! Obrigado! Podem consultar todas as informações em detalhe sobre o projecto e de como contribuir, na nossa página em www.troposfera.pt ou directamente na página da Campanha crowdfunding em http://igg.me/at/caminhodostornados/x/8374744
As inscrições estão a decorrer e são limitadas a 10 pessoas! Não deixem passar muito tempo, senão arriscam-se a não ter lugar! Gostaríamos de ver os fotógrafos deste fórum a participar no Workshop! Será uma boa oportunidade para actualizar e fortalecer conhecimentos fotográficos, e num tema que todos gostamos, a meteorologia! Vamos lá!
Gostaria muito de ir mas infelizmente estou a trabalhar, mas mais tarde bem que poderiam fazer de novo a mesma iniciativa... Cumprimentos
Parabéns pela reportagem, assim vão conseguir com que o vosso projecto se realize. Melhor publicidade que isto não há.
Sim, melhor publicidade não há, mas se a RTP fosse mais amiga, podia passar a reportagem amanhã, que hoje estava a dar o jogo na TVI. Mas pronto, um membro aqui do fórum avisou-me que estava a passar a reportagem e eu mudei logo, vi parte dela mas quando conseguir vou vê-la toda