Trovoada 05 e 07 de Junho 2015

I_Pereira

Cumulus
Registo
21 Abr 2007
Mensagens
117
Local
Aveiro
Demorou mas lá editei mais algumas fotos da trovoada do inicio de Junho, algumas já tinha postado no seguimento mas fica tudo junto agora :)

05 de Junho, mammatus com fartura na Serra do Açor







07 de Junho, na direcção de Arganil e Serra da Lousã (o que me faltava editar)













Nas últimas fotos já se vai notando a chuva também a aproximar-se e que me obrigou a fuga estratégica:lol:
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
07 de Junho, na direcção de Arganil e Serra da Lousã (o que me faltava editar)

:palmas: excelente! Memoráveis estes dias e estas imagens, tópico bem merecido! Todas as fotos são espectaculares e muito bem realizadas, mas tenho que destacar a terceira dos raios a contar de cima, por justapôr a descarga perto e a longínqua permitindo a comparação de tonalidades produzida pela chuva e pela distância. Especialmente nas últimas percebe-se que as descargas se aproveitam da raíz da nuvem, onde esta está mais perto do solo. No entanto na última parece que a proximidade já não foi suficiente e a descarga a meio caminho foi mais atraída (ou atraíu) pela periferia da nuvem.
Então qual era a localização exacta do ponto de tomada destas vistas? Aquela linha de luzes alaranjadas será que sítio? Há aqui descargas que se vê o ponto de impacto e a forma como iluminam a zona à volta do local, nas imagens originais deve-se ver melhor. Todas elas foram antes das 22 horas como referiste na mensagem original no seguimento?
Venham mais trovoadas destas e espero que estejas lá sempre! :D
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Que grandes postais meteorológicos! :shocking:
Grande definição e excelente tonalidade nas fotos!

Parabéns pela sensibilidade e pela técnica bem dominada! E obrigado pela partilha!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Demorou mas lá editei mais algumas fotos da trovoada do inicio de Junho, algumas já tinha postado no seguimento mas fica tudo junto agora :)

05 de Junho, mammatus com fartura na Serra do Açor







07 de Junho, na direcção de Arganil e Serra da Lousã (o que me faltava editar)













Nas últimas fotos já se vai notando a chuva também a aproximar-se e que me obrigou a fuga estratégica:lol:

Lindo ! :uau:
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

I_Pereira

Cumulus
Registo
21 Abr 2007
Mensagens
117
Local
Aveiro
Então qual era a localização exacta do ponto de tomada destas vistas? Aquela linha de luzes alaranjadas será que sítio? Há aqui descargas que se vê o ponto de impacto e a forma como iluminam a zona à volta do local, nas imagens originais deve-se ver melhor. Todas elas foram antes das 22 horas como referiste na mensagem original no seguimento?
Venham mais trovoadas destas e espero que estejas lá sempre! :D

Desculpa a demora, fiquei com a ideia que já te tinha respondido na altura mas pelos vistos não:confused:
O local é Meda de Mouros (concelho de Tábua), as linhas de luzes alaranjadas são eólicas, as do cume mais à direita nas fotos são na Serra da Lousã. As fotos foram entre as 21:50 e 22h, uns 10mins que renderam bem:D.

Obrigado a todos ;)