Trovoada - Apúlia - 8/9 Setembro 2023

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Que maravilha de noite :w00t: Lembro-me que comecei a ver nos modelos a possibilidade de trovoadas para a noite desta sexta e madrugada de sábado no fim de semana anterior. Com o passar da semana os modelos mantiveram essa previsão fazendo alguns ajustes nos locais que poderiam ser mais afetados. Com o aproximar do dia o entusiasmo foi aumentando. Tento não me entusiasmar muito para a desilusão não ser grande, mas foi difícil, pois há bastante tempo que não tínhamos uma boa noite com trovoada. :D

Como as previsões apontavam para uma grande possibilidade de bastante trovoada ao longo da costa, decidi ir até à Apúlia. Ainda não tinha visto nenhuma trovoada sobre o mar e foi sem dúvida uma fantástica experiência. Depois de uma boa chuvada fui ver o radar e parecia que já não deveria vir mais nada interessante resolvi vir para Braga, pois as trovoadas estavam agora ligeiramente mais para o interior e a cidade na trajetória.

A viagem de regresso foi uma maravilha feita inicialmente debaixo de bastante chuva e com os relâmpagos e ocasionais raios a iluminarem o céu o caminho todo vindos da trovoada que se aproximava. Acabei por parar numa zona ampla perto do estádio do Braga porque já não havia grande tempo para ir a outro lado. Nos primeiros minutos, provavelmente menos de cinco, vi alguns clarões, mas nenhum raio. Enquanto preparava a máquina a frequência aumentou e começaram raios a atingir bastante perto e a provocar cada trovão monumental! Ainda consegui apanhar parte de um, mas o raio enorme ficou fora da foto, apenas se nota um pouco em cima à esquerda e teria sido brutal caso não tivesse ficado fora. Mas o ter chegado tão em cima, a chuva que começava a cair bem e passou a torrencial, o ter que fotografar dentro do carro com uma mão a segurar um plástico para não molhar o interior, a outra a carregar no comando para a máquina fotografar e o tentar não me mexer para não abanar o carro e a máquina também não ajuda :wacko:.

Em baixo partilho com vocês os registos feitos e venham mais dias assim que são poucos os que temos :D

ACvdsGN.jpg

lzR5fnG.jpg

DlW0jvN.jpg

ox99dtK.jpg

cfrGXXe.jpg

7thnqoN.jpg

60w58qP.jpg

37ZAZlj.jpg

O7d3tiV.jpg

R2Hd0DB.jpg

GryFh1K.jpg

HrDEk99.jpg

G910EnM.jpg

1LgZZG7.jpg

QbKjICa.jpg

wLaj2jw.jpg



 


guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Excelentes registos!

Grande aventura e belíssimos registos Guilherme!

Belos registos, muitos parabéns!

grande festival eléctrico, fotos soberbas com detalhes das nuvens e reflexos no oceano, e até da precipitação envolvente.

Cenário favorito! (mas sou suspeito, vivi muitos anos em Carcavelos, a ver os raios cair no mar)

Obrigado! :thumbsup:

@StormRic sem dúvida um belo cenário que nunca tinha presenciado e foi uma maravilha! :w00t: