Trovoada Cabo Espichel 20 de Agosto 2011

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas

Ontem por volta das 11.30h desloquei-me até ao Cabo para ver se tinha sorte com as células que se formavam a Sul, ao chegar lá, a temperatura estava nos 26º com vento de Nordeste fraco a moderado, de repente, o vento começa a soprar do mesmo quadrante com mais intensidade, o que me fazia pensar que já tinha vivido aquele cenário e que possivelmente era o que as células precisavam para se desenvolverem. Por volta das 00.30h vi o primeiro clarão a SO do cabo mas bem distante, preparei a maquina mas, reparei que aquela distancia era impossível tirar alguma foto mesmo com o Iso no máximo e com 30s de exposição, entretanto essa célula morreu.

Durante a noite quando o vento ficava mais forte de Nordeste nascia sempre células a SO e a Oeste do cabo, fiquei lá até ás 4.30h da manhã vi muitos raios mas nunca ouvi o trovão de nenhuma descarga.

O Miguel foi o meu Satélite, radar e companhia desde Setubal.

Vou agora colocar as fotos desculpem a qualidade mas sem tripé com iso alto e elas sempre a mais de 50km foi o que consegui, mas como diz a minha mãe pratica que te tornas mestre ;)

trovoada1.jpg


trovoada2.jpg


trovoada3.jpg


trovoada4.jpg


trovoada5.jpg


trovoada6.jpg


Abraços
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Excelentes fotos Rebelo, valeu a pena :thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Boas fotos mano!! eu a ver o desenvolvimento delas desde a sua nascença e tu a tirares fotos aos raios de célula foi giro :) pode ser que se repita na próxima noite espero é que mais perto
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Isto é material da primeira liga de meteorologia! :w00t:

A Canon a bulir marca a diferença! Grande registo e com uma qualidade ao nível deste nosso MeteoPT!

Parabéns pela fenómeno e obrigado, não só pela partilha, mas também pelo sacrifício de te deslocares e estares em pleno ambiente campestre, durante uma boa parte da madrugada, lembrando-te de todos nós que não pudemos ver tão bonito fenómeno visual (um verdadeiro exemplo para muitos de nós)! :uau:

Caros colegas há que não esquecer, que sem esforço e entrega, é mais dificil obterem-se registos desta qualidade! ;)


Abraço!