Trovoada e granizo - 15 Março 2012

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Boa tarde ao fórum

Esta informação vale o que vale, mas optei por partilhá-la convosco: a propósito da rotação que o Miguel relatou e documentou sobre a cidade de Setúbal, esta manhã em conversa informal com alguns vizinhos precisamente a propósito da trovoada da passada quinta-feira, mais do que um me disse que a dado ponto, pouco depois das 16h, enquanto a célula se dirigia para Norte, isto é, de Setúbal para Lisboa, quem estava à janela a ver a trovoada observou um "pequeno funil ou tromba que descia das nuvens".

Aparentemente não terá feito contacto com o solo e/ou água, tendo pouco depois desaparecido por trás da cortina de chuva/granizo. Eu não estava em casa nessa altura e por conseguinte estou apenas a relatar o que me foi dito, algo que só fez sentido depois de ler o post do Miguel. Por coincidência, ou talvez não, outro vizinho que encontrei há pouco depois do almoço e que se encontra colocado na Base Naval do Alfeite disse-me algo muito parecido, tendo também observado um princípio de tromba a formar-se a partir do navio onde se encontrava naquela altura a trabalhar.

Não sei se esta informação poderá ser relevante, mas aqui fica.
 


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Por Mira-Sintra, a trovoada a que tive acesso coincidiu maioritariamente com horas de luminosidade ainda razoável, pelo que nem sequer tentei captar raios em fotografia. No entanto, fica o registo da célula mais activa que passou, ao final da tarde, tendo ainda dado direito a uma pequena wall-cloud.

2057922.jpg


2058002.jpg
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas

Preso no trabalho, doente por não poder sair e sabendo que após as 19 horas tudo ia terminar :( saí a correr e fui até a uma zona alta, perto do parque da Bela Vista onde se realiza o rock no rio tejo :) para ver se ainda dava para sacar alguma coisa e tirar a ressaca de alguns meses.
Ao chegar ainda avistei umas trovoadas a Este já bem distantes, tirei a maquina meti o tripé no chão comecei a disparar, apanhei um raio, depois deste nada mais deu portanto, este deve ter sido dos últimos raios avistados de Lisboa.
Fica o meu documento neste dia, mas o Meteoalerta teve em grande com o Saul Monteiro e com o Miguel, com altos registos.

A todos o que tiveram a oportunidade de ver fica a inveja :) obrigado pelas partilhas, bastantes boas.

img02751200x800.jpg


Abraços
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas. O vídeo com o resumo dos registos que fiz na tarde deste dia ainda não está acabado, mas de qualquer das formas deixo aqui uns prints tirados do vídeo. :)

Espero que gostem. :thumbsup:

2zprw3d.jpg


f5dmbs.jpg


2isun1y.jpg


4imte8.jpg


eqqby8.jpg


2urld7b.jpg


2hxy7ps.jpg


19seq0.jpg


ta5w8x.jpg


20f42tv.jpg


2nlfxqd.jpg


p64c5.jpg


2nsno8w.jpg


112c45e.jpg
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
]ToRnAdO[;322393 disse:
Grandes Fotos Lightining :w00t: :thumbsup:

Uma sugestão: quando tirares os prints dos videos ua o neat image para tirar o ruidos das imagens para obteres melhor qualidade das mesmas... :)

Cump.

Obrigado, ToRnAdO.

Obrigado também pela sugestão, mas aproveito para informar-te de que já usei um filtro de redução de ruído que arranjei como complemento para o photoshop. Acredita que as fotos originais eram BEM piores. :D

Mesmo assim acho que estão boas, mas gostava de ler a opinião de mais alguém, se possível. :thumbsup: