Trovoada em Montemor-o-Novo 09/12/2010



Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Boas fotos!! Parabens!!!

Deixo aqui também o meu video de ainda a pouco gravado a partir do Alto de São Bento!!

 
Editado por um moderador:

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boas tirei algumas fotos da Trovoada que passou perto daqui, desde já a minha desculpa pela qualidade mas ainda sou novato no mundo da fotografia e sem tripé torna.se muito difícil mesmo

Muito boas as fotos!!:thumbsup:
E o céu estava um espectáculo, iluminado pelos relâmpagos!:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boas tirei algumas fotos da Trovoada que passou perto daqui, desde já a minha desculpa pela qualidade mas ainda sou novato no mundo da fotografia e sem tripé torna.se muito difícil mesmo

014ug0.jpg


Espero que gostem


Muito boas, esta fotografia é bastante invulgar, nunca tinha visto raios naquilo que parece ser uma roll cloud (pelo menos parece-me) que é formada pelo ar frio da chuva que desce na corrente descendente avançando depois esse ar frio na horizontal podendo criar essas nuvens rolo (ou também as shelf cloud), mas por norma já está um pouco afastada da zona onde há raios e chuva e a mais baixa altitude, provavelmente formou-se logo muito próximo da corrente descendente e ainda bastante alta dada a temperatura e humidade relativamente elevada que havia próximo da superfície.
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Um verdadeiro e maravilhoso registo e como eu digo, com um pouco de esforço também se faz um bom trabalho no nosso País e não são só as dos fóruns estrangeiros que são sempre as melhores, nos últimos dias temos tido bons e excelentes relatos fotográficos ,uma prova de quando queremos também sabemos mostrar o nosso melhor parabéns
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Excelentes fotos! Já estás a apanhar o jeito à coisa. :thumbsup:

Foi uma bela trovoada, pena ter passado a oeste.

Pena que alguns estivessem a trabalhar. :D
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Realmente vagas estás de parabéns, e dizes tu que és novato nas fotos! :eek:

A fotografia que mais me chamou a atenção é precisamente a que o Vince destacou. Está muito "fotogénica" :w00t:
Já nas fotografias da mesma trovoada do Miguel, também aparecem por lá ese mesmo tipo de nuvens! Muito bonitas por sinal!

Essa nuvem e o raio são um grande momento e ficou, graças a ti, plasmado nesta belíssima fotografia. Uma verdadeira obra de arte!

Parabéns e obrigado por nos mostrares as tuas fotos! :thumbsup:

PS- Estive a ver e usas-te uma boa máquina uma Nikon D60 ;)! O que mais me impressionou é que tu utilizas o sistema do disparo por tentativa, ou seja as tuas fotos têm, no máximo, apenas duração de 1 segundo de exposição! Compensaste utilizando uma ISO 800. Tem algumas vantagens, mas dá muito trabalho e é preciso ter também uma boa dose de paciência, sorte e pulso firme. Falta agora é um tripé de jeito e podes começar a experimentar exposições mais prolongadas, vais ver que apanhas muito mais raios!