Trovoada - Extremo Sueste Algarvio - Vila Real de Santo António

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas Tardes,

Depois de uma manha e tarde de praia, a tentar surfar as poucas ondas que restavam do Levante, formara-se uma célula a Nordeste em território Espanhol influenciando assim com o seu crescimento o estado do tempo em território português, mais propriamente o Sueste do Baixo Alentejo,Serra e Extremo Litoral Sueste de Portugal Continental.

Passo a dizer que foi um dia em cheio onde a tempestade eléctrica estava poderosa e perigosa e que não recomendo as pessoas a afectar a partir de terraços / telhados ou em zonas propicias a quedas de raios.

Relatos na zona: Corte António Martins - Vila Nova de Cacela: Relatos de Granizo de média dimensão com alguns acumulados significativos.

Beliche - Castro Marim: Tempestade eléctrica e ausência de precipitação;

Zona do Barrocal de Altura: Precipitação Forte acompanhada de Trovoada;

Vila Real de Santo António: Tempestade eléctrica acompanhada de aguaceiros moderados a fortes.


Estes Registos foram feitos 95% deles no meu observatório Meteorológico ( o meu terraço) onde escapei com alguma sorte a uma pequena descarga.


Esta primeira quando vinha da praia:

2mhy7ts.jpg


Já no Terraço:

200pedv.jpg


fp3us9.jpg


2465myh.jpg


2i6kobs.jpg


1t6f14.jpg


9r7uro.jpg


E esta foi quando notei que as descargas estavam perigosamente perto!!

2pyz41w.jpg


Uma das Bombas!

30a6z5x.jpg


2mwc9ja.jpg



Um final de tarde fantástico!

Ainda tenho mais algum material para trabalhar mas a grosso modo está aqui o principal.

Cumps.
 
Última edição:


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,024
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
:w00t: sensacional e... perigoso! Olha que o terraço pode não estar no cone de protecção da antena (que deve ter pára-raios), já verificaste as distâncias comparadas com a altura?

Descargas impressionantes com uma bela luz do poente! Venham mais!
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas,

Estou rodeado de antenas altas ( GNR / PSP entre outras), já para não falar das antenas tradicionais de telhado. Cada uma dessas antenas tem para raios.

Penso que devem ser antenas com 20/30 metros de altura!!

Só me apercebi do raio, que mais ou menos surgira ali a uns 4/5metros de distancia, quando olhei aos ficheiros no PC.

Preciso também de uma boa maquina... :D

Mas não recomendo a fazer o que fiz. Mas voltarei a fazer...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,024
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ora fica mais um disparo:

:w00t: espectáculo, este a algumas centenas de metros apenas. Cada um foi uma dupla descarga, de eletricidade e de adrenalina.

Só me apercebi do raio, que mais ou menos surgira ali a uns 4/5metros de distancia

Quatro a cinco metros de distância? A qual é que te referes? Nada teria ficado na câmara e como é que não te aperceberias do raio?
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Só me apercebi do raio, que mais ou menos surgira ali a uns 4/5metros de distancia, quando olhei aos ficheiros no PC. Preciso também de uma boa maquina... :D Mas não recomendo a fazer o que fiz. Mas voltarei a fazer...

Deves ter passado pela situação de ouvir primeiro o trovão e só depois o raio... já aconteceu o mesmo comigo... é algo que não recomendo absolutamente a ninguém.

Não sei se o link funciona aqui:



Se não funcionar, recomendo irem à minha conta ( http://www.dailymotion.com/user/Gerofil/1 ) e verem o vídeo que está no canto inferior direito e sentirem descargas a menos de 200 metros de distância (favor regular primeiro o som para baixo para não ferir os ouvidos):
Alandroal: TRovoada seca (13.09.2009_18h00)
 
  • Gosto
Reactions: vamm e MSantos

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Já tive essa sensação umas 3 vezes, é assustador mas que activa a adrenalina activa :D Mas sim, não é muito agradável, no meu caso foram ainda menos de 200m, é só ter tempo de tapar os ouvidos e fechar os olhos, que foi o que instintivamente me aconteceu e mesmo assim vi o "flash".
 
  • Gosto
Reactions: vamm

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas Tardes,

StormRic - Entre o raio e a minha posição são sensivelmente 4/5 metros de distancia, nada mais, e da antena grande uns 20m de distancia. Só quando vi a frame é que vi que o raio secundário partira dali. A olho nu, não vi!

Gerofil: Muitos foram os que ouvi primeiro o trovão ( mais o som do raio a rasgar) e instantaneamente de seguida o raio.

Para mim tem de ser assim, adrenalina ao máximo! :D
 
  • Gosto
Reactions: Gerofil e MSantos

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Já tive essa sensação umas 3 vezes, é assustador mas que activa a adrenalina activa :D Mas sim, não é muito agradável, no meu caso foram ainda menos de 200m, é só ter tempo de tapar os ouvidos e fechar os olhos, que foi o que instintivamente me aconteceu e mesmo assim vi o "flash".

Por algum motivo odeio trovoadas, ainda para mais sendo do Alentejo, onde elas são tão "boas". Ouvir o trovão, nem ter tempo de fugir e ficar a ver tudo branco por uns segundos, é tudo menos o melhor cenário do mundo. Ir na rua, ver tudo branco e no tempo em que eu penso num palavrão qualquer para dizer, ouvir um estoiro de deixar qualquer um surdo, também não o é. Por isso sou mais apreciadora de "segui-las" através do radar e de muito longe, do que me sujeitar a essas situações :lol:

São umas boas imagens, mas já as vi cair assim e não seria capaz de repetir a dose :lol:
 
  • Gosto
Reactions: SpiderVV

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Por algum motivo odeio trovoadas, ainda para mais sendo do Alentejo, onde elas são tão "boas". Ouvir o trovão, nem ter tempo de fugir e ficar a ver tudo branco por uns segundos, é tudo menos o melhor cenário do mundo. Ir na rua, ver tudo branco e no tempo em que eu penso num palavrão qualquer para dizer, ouvir um estoiro de deixar qualquer um surdo, também não o é. Por isso sou mais apreciadora de "segui-las" através do radar e de muito longe, do que me sujeitar a essas situações :lol:

São umas boas imagens, mas já as vi cair assim e não seria capaz de repetir a dose :lol:

Fosse já Hoje!!!

Obrigado a todos pelos gostos e opiniões!!!