Trovoada supercelular e Tornado em Portugal 4/09/2004

remy

Cirrus
Registo
8 Fev 2007
Mensagens
68
Local
Toulouse
Neste bonito dia de Setembro uma gota fria provoca um tempo instável por fluxos de Sul ocidentais sobre o país, e em especial sobre o norte de Portugal. Este tipo de situação já tem sido descrito por Paula Leitao, para ser à origem da formação violentas trovoadas e às vezes mesmo tornades sobre o país.

Mapas Gfs :

rrea2004090412ee1.gif


As trovoadas começam a formar-se cedo no dia, seguidamente uma célula mais virulente que outros organiza-se e continua o seu caminho para o norte. Revelar-se-á supercellule orageuse em vista da dimensão graniza e do carácter excepcional do acontecimento. Granizam de 7 cm são coletados e rabanadas de vento + de 90 km/h são aumentadas às estações mais próximas. Um testemunho ocular viu mesmo tornade arrancar árvores e causar estragos à 13 Km ao norte é de Braga.

Mapa raio intensidade impacto:

rsfloc220040904ir2.gif


Imagens satélites:

2004090413eurviszv6.gif

2004090414eurvisuy0.gif

2004090417eurvistr5.gif


Imagens radares:

supercellthunderstormfv0.gif


As fotografias dos estragos:

bragagranizo1al8.jpg

bragagranizo2uk4.jpg


Granizam gigantes!

bragagranizo3ku7.jpg
 


kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Re: Trovoada Supercellulaire e tornade em Portugal o 4/09/2004

E o pessoal de Braga não têm dados sobre isto! :unsure:

Fabuloso!! :surprise: Que granizo enorme!!:shocking:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Re: Trovoada Supercellulaire e tornade em Portugal o 4/09/2004

O Grannevada tinha um post sobre isso mas as fotos foram à vida :(

http://www.meteopt.com/showthread.php?t=18

Mas olha que eu estou a ver as fotos, são digitalizações de jornal. E acho que são quase todas as que estão aqui.

Muito bom :shocking:, foi disto, ou muito parecido, que vi em Évora em 96/97,não me interessei em fixar a data e varreu-se-me. Pode que algum dia aqui venha um éborense (parecia-me que já por cá andou um??? :unsure:) e ele se lembre melhor deste excelente episódio. :thumbsup:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Trovoada Supercellulaire e tornade em Portugal o 4/09/2004

Mas olha que eu estou a ver as fotos, são digitalizações de jornal. E acho que são quase todas as que estão aqui.

Muito bom :shocking:, foi disto, ou muito parecido, que vi em Évora em 96/97,não me interessei em fixar a data e varreu-se-me. Pode que algum dia aqui venha um éborense (parecia-me que já por cá andou um??? :unsure:) e ele se lembre melhor deste excelente episódio. :thumbsup:

Eu desconfio que sei quando foi, pois nessa altura, ia no passeio da escola quando passamos por Évora e estavam os bombeiros a limpar os destroços, troncos, etc. Pelo ano bate certinho, foi em 1996 e a data essa foi na semana do 1º de Maio, agora lembro-me também de ter vistos os Mammatus mais fantásticos que alguma vez vi (nessa altura nem sabia o nome disso :D )... o que me foste lembrar kim! ... velhos tempos os do 12º ano :bombar: :malandro:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Re: Trovoada Supercellulaire e tornade em Portugal o 4/09/2004

Eu desconfio que sei quando foi, pois nessa altura, ia no passeio da escola quando passamos por Évora e estavam os bombeiros a limpar os destroços, troncos, etc. Pelo ano bate certinho, foi em 1996 e a data essa foi na semana do 1º de Maio, agora lembro-me também de ter vistos os Mammatus mais fantásticos que alguma vez vi (nessa altura nem sabia o nome disso :D )... o que me foste lembrar kim! ... velhos tempos os do 12º ano :bombar: :malandro:

Ena pá então não é que foi mesmo!!!! Excelente! Estive a consultar a minha ficha militar (na altura estava no QG de Évora) e bate certo! Olha que Mammatus é que não vi :sad:, mas tb estava entre 4 paredes! Espectáculo!
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Trovoada Supercellulaire e tornade em Portugal o 4/09/2004

Ena pá então não é que foi mesmo!!!! Excelente! Estive a consultar a minha ficha militar (na altura estava no QG de Évora) e bate certo! Olha que Mammatus é que não vi :sad:, mas tb estava entre 4 paredes! Espectáculo!

Os Mammatus foi antes de chegar a Évora na estada nacional.... a partir daí intuitivamente sempre que via uma espécie de Mammatus já sabia que vinha festa da boa :w00t: