Trovoadas e instabilidade de Abril 2007

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No Domingo de Páscoa andei na tradição de "beijar a cruz" ("Compasso" como se diz no norte e noutras regiões) na Beira Alta, em casa de vários familiares.

Infelizmente com a azáfama da viagem esqueci-me da minha máquina fotográfica , apesar de ter pensado imensas vezes na máquina pois esperava umas belas trovoadas nestes dias.

Foi muito frustrante, pois como se esperava, houve algumas trovoadas, e assisti a umas belas células e nuvens muito interessantes, bem como fabulosas cortinas de precipitação.

À falta de melhor, num dos dias consegui emprestada uma camara de video dum familiar.
Apesar da má qualidade (derivado da falta de resolução das camaras de video), aqui fica pelo menos uma nuvem que achei muito interessante:

img1ie7.jpg


img2dc4.jpg


img3xd6.jpg


img4ft8.jpg


Apesar da má qualidade, resolvi colocar aqui as imagens, pois achei esta nuvem muito interessante. Estava localizada mais ou menos a SW da Serra do Caramulo, e cresceu de forma muito violenta em cerca de 30 minutos.

Parecia mesmo explosiva, quase um vulcão em erupção. Mas curiosamente, bastaram outros 30 minutos para ser completamente desfeita em altitude. Penso que devido ao Wind shear vertical. Nas fotografias vê-se bem a inclinação para a esquerda das nuvens e o vento a impedir o desenvolvimento vertical. Na 3ª e 4ª fotografia, no topo, vê-se bem o vento a "desbastar" a célula.

A Este a a Sul do meu local tal não acontecia, ocorreram trovoadas, embora nunca tenham tido a intensidade que prometiam.

PS: Peço novamente desculpa pela falta de qualidade, mas achei que talvez também considerassem curiosas as imagens.
 


mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Re: Domingo, 8 de Abril

como tu mesmo disses te essa espectacular nuvem masi parecia um vulcão em erupcção, espectaculo:thumbsup:
as fotos dizes tu k foram tiradas por uma maquina de video de ma qualidade?
acho k estão brutais :thumbsup:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Domingo, 8 de Abril

Eu também acho que essas fotos têm muito boa qualidade. Parece aquelas nuvens que se formam rapidamente ao fim de um dia quente de verão (já estou com saudades desses dias). Quem sabe se por debaixo dela não terá deixado granizo e trovoada!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Domingo, 8 de Abril

Estas nuvens são sempre impressionantes mesmo quando as vemos à distância e não sentimos directamente os seus efeitos.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Domingo, 8 de Abril

Malta tambem posso contribuir com imagens ??? Tirei algumas fotos no fim-de-semana passado qd estive no Alentejo a umas belas Celulas:)
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Domingo, 8 de Abril

Claro que sim.
Queremos ver essas fotos :D

:thumbsup:

A qualidade é que n é boa, foram tiradas pelo meu telemovel.:rolleyes:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Domingo, 8 de Abril

Estas foram tiradas no Sábado na zona entre Comporta e Santiago do Cacém:)

imagem181cj0.jpg

imagem186av1.jpg



E esta foi no Domingo, tirada na zona de Salvaterra de Magos (A13)

imagem199ag4.jpg



Ontem á tarde tb tirei a uma celula, mas ainda n passei para o PC.:rolleyes:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Domingo, 8 de Abril

:thumbsup:

Aqui estão as fotos de ontem á tarde;) Foi pena não ter apanhado os relampagos, mas tb sei que é muito dificil de os apanhar. (com tlm então...):p

imagem209gz1.jpg

imagem210ba9.jpg
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Re: Domingo, 8 de Abril

:thumbsup:

Aqui estão as fotos de ontem á tarde;) Foi pena não ter apanhado os relampagos, mas tb sei que é muito dificil de os apanhar. (com tlm então...):p

imagem209gz1.jpg

imagem210ba9.jpg

Belas imagens! :thumbsup: :thumbsup:

Sim senhor... tens apanhado por aí umas belas formações!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Domingo, 8 de Abril

:thumbsup:

Aqui estão as fotos de ontem á tarde;) Foi pena não ter apanhado os relampagos, mas tb sei que é muito dificil de os apanhar. (com tlm então...):p

:eek: :thumbsup: :thumbsup:

fotoqs1.jpg


Ora bolas. Esta nuvem com uma boa máquina em vez do telemóvel e com uma planicie a servir de enquadramento tinhas aqui uma pequena obra prima. De qualquer forma, 5 estrelas !

Foi ontem aí no Cartaxo ?