Trovões permitem prever reforço dos furacões

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Os trovões podem servir de indicador para prever o momento em que os furacões ou ciclones atingem a sua intensidade máxima, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira no site da revista especializada Nature Geoscience.
Antecipar a evolução da intensidade de um furacão é mais difícil do que calcular a sua trajectória, facilmente identificável com as fotografias tiradas pelos satélites. De facto, o reforço ou o enfraquecimento destes fenómenos meteorológicos extremos e devastadores depende de interacções complexas entre factores como humidade e vento.
No entanto, Colin Price, um geofísico da Universidade de Tel Aviv, e dois dos seus colegas, determinaram que o número de trovões aumenta na véspera do dia em que o ciclone atinge a sua força máxima. Analisando 58 tempestades tropicais de categoria 4 ou 5 na escala Saffir-Simpson, que tem cinco níveis, entre 2005 e 2007, os pesquisadores constataram que o pico de trovões precede, em 55% dos casos, em cerca de 30 horas, o pico de intensidade máxima dos ventos que giram em torno do olho do furacão.
"Se os trovões permitem prever a intensificação dos furacões, os meteorologistas possuem uma ferramenta poderosa, sobretudo nas regiões expostas a danos consideráveis e que não contam com capacidades de alerta desenvolvidas", destacaram. Segundo os autores do estudo, instalar uma rede de vigilância para registar a energia electromagnética dos trovões é relativamente simples.
De acordos com os especialistas, o aquecimento dos oceanos tem como consequência um aumento do número e da intensidade dos ciclones mais violentos.

Yahoo Notícias