[Tutorial] Como obter os dados da Auriol no PC

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Atenção, este código só está confirmado que funciona com a Auriol h13726.

Se não tens uma estação semelhante a esta:
14179_1216913500.jpg

O mais provavel é que este código não irá funcionar.

Que dados estarão disponiveis no PC?
-Direcção de Vento
-Velocidade média
-Rajada de Vento
-Temperatura exterior
-Humidade exterior
-Precipitação


Material necessário:

1x Arduino Uno ou duemilanove - preço entre 15€ a 25€

Onde comprar?
PT
http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/1781/Arduino-Uno
http://www.inmotion.pt/store/index.php?cPath=10&osCsid=a5ff01b4f3f0a6ac15491e7e2960c16d
...
Estrangeiro
Ebay..por 16€ c/ portes vindos da China, foi onde comprei o meu, já o flashei mais 100x, provoquei curtos circuitos..sempre a funcionar, vou encomendar o segundo do Ebay.
http://www.arduino.cc/en/Main/Buy

1x Receptor 433.92Mhz
São muito baratos, mas não se vende em PT.
http://www.robotshop.com/eu/433mhz-high-sensitivity-transmitter-receiver-pair-rxa30.html
http://www.dinodirect.com/se-433-receiver-typeid-0-6011Grid/?cur=EUR
A loja é de confiança, mas vem da China, por isso leva muito tempo a chegar (+-1 mês)
Ebay
http://shop.ebay.com/i.html?_nkw=43...arduino&_osacat=0&_trksid=p3286.c0.m270.l1313

Cabos de PC (opcional)
São os cabos que ligam a motherboard à caixa..os conectores entram na perfeição nos pins do receptor 433.92Mhz, mas não entram no Arduino, por isso para ligar ao Arduino é necessário descarnar os fios. Os fios próprios para o Arduino vendem-se no Ebay. Podem tb soldar os fios ao receptor.



1) Ligar os fios do receptor ao Arduino, primeiro localizam os pins correctos no Receptor (GND; VCC; DATA):

-GND do receptor liga ao GND do Arduino
-VCC do receptor liga a 5V do Arduino
-DATA do receptor liga ao PIN 2 do Arduino (Neste momento é o pin2, mas no futuro poderá ser o 8..mas informo se houver alguma mudança)

Exemplo





2)

-Fazer dowload do software do Arduino
http://arduino.cc/en/Main/Software
-Ligar o Arduino por USB, em Vista e W7, os drivers devem instalar automaticamente, se não instalar automaticamente, escolher o driver da pasta "Drivers" no directório que fizeste download.
-Depois do Arduino estar instalado, abrir o software Arduino, escolher em "Tools" "Board" o vosso Arduino (Duel ou Uno). No mesmo local, escolher em "Serial Port" a porta de série em que o Arduino ficou instalado (ver no painel de controlo).
-Fazer download do firmware do Arduino em http://forum.auriolws.info/viewforum.php?f=8 .
Versão Cumulus, para funcionar no Cumulus
Versão WSDL, para funcionar no WSDL
-No software Arduino ir a "Open" escolher a pasta do firmware que fizeste download.."UPLOAD" (as luzes do Arduino irão piscar)..quando disser "Done Uploading" podes fechar o software Arduino.


2.1) Para o Cumulus http://sandaysoft.com/downloads

-Tutorial em Inglês
http://forum.auriolws.info/viewtopic.php?f=9&t=36
Irei traduzir para PT dentro de alguns dias.


2.2) Para o WSDL https://sourceforge.net/projects/wmrx00/files/

-Iniciar WSDL (WX Data Logger)
-Tools-Options-HDWR-Weather Station Console, clicar em Arduino
Escolher as opções
-Com Port, a porta de série que o Arduino está a funcionar
-"Auto Config New sensors"
-"Use Any available Channel"
-Clicar em "Save"

E devem começar a receber os dados no WSDL.

Exemplo da Auriol a funcionar no Cumulus

WSDL


PS:
-Parece complicado, mas não é :)
-O código do Arduino está sendo melhorado ao longo do tempo.
-Possivelmente terei um código para o Arduino que é compativel ao mesmo tempo para o Cumulus e o WSDL.
-Um barómetro com temperatura interior será adicionado no futuro (custa 17€)
-Este tópico servirá para dúvidas e informações de como obter os dados no PC.
 


jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Antes de mais os meus sinceros parabéns pelo progresso do projecto.

Primeira pergunta sobre os dados que estarão disponiveis no PC
-Direcção de Vento
-Rajada de Vento
-Temperatura exterior
-Temperatura Interior
-Precipitação

A velocidade média do vento não estará disponível no PC ? Vai ser calculada pelo programa do PC ?

A humidade também não vai estar disponível no PC ?

Onde é que o PC vai buscar a temperatura interior ?
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Antes de mais os meus sinceros parabéns pelo progresso do projecto.

Primeira pergunta sobre os dados que estarão disponiveis no PC
-Direcção de Vento
-Rajada de Vento
-Temperatura exterior
-Temperatura Interior
-Precipitação

A velocidade média do vento não estará disponível no PC ? Vai ser calculada pelo programa do PC ?

A humidade também não vai estar disponível no PC ?

Onde é que o PC vai buscar a temperatura interior ?

Já está corrigido..obrigado por avisares :)

A temperatura interior estará disponível com o barómetro (BMP085, lê pressão absoluta e temperatura interior), é muito mais sensível do que os barómetros que vem nas estações e actualiza os dados a cada 10s (penso eu). Dentro de algumas semanas vou comprar um e adiciono o código..

muito obrigado !!

Mas tambem deve de dar para usar nas outras estaçoes é o mais provavel no axas?

O código da Auriol, só irá funcionar na Auriol e Clones..mas o que não falta na internet são códigos do Arduino para outras estações (Lacrosse, Oregon, etc)..mas para ser compatível com o Cumulus e o WSDL, é necessário alterar o código.


Tudo muito improvisado, feito às 3 pancadas:lol:


 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Entao isso dos códigos é complicado

como é que tu sabes o código da Auriol? e das outras pela net??

ou és tu que inventas o código para a tua estaçao?

entao de tiveces duas estaçoes Auriol tinhas de ter dois Arduinos, né?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Muitos parabéns pelo progresso fablept :thumbsup::w00t:
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Entao isso dos códigos é complicado

como é que tu sabes o código da Auriol? e das outras pela net??

ou és tu que inventas o código para a tua estaçao?

entao de tiveces duas estaçoes Auriol tinhas de ter dois Arduinos, né?

Se não tens conhecimentos em programação C++ é muito complicado no inicio, mas o que não falta na internet são informações sobre programar o arduino:)

Deram-me um código de um sensor de temp/humidade e eu alterei-o de forma a ser compatível com a Auriol. Os códigos das outras estações são encontrados pela net, qualquer pessoa pode pegar no código e altera-lo ao seu gosto..

Posso ter duas ou mais Auriol a funcionar ao mesmo tempo, que um arduino iria receber os dados das estações, mas claro que se as mensagens sobrepuserem-se poderá haver perda de dados (as duas estações enviavam no mesmo milésimo de segundo uma msg).
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Finalmente adicionei um barómetro com temperatura interior (BMP085), custou 15€ com portes. Se tiverem dúvidas é só perguntar :)

Antes de mais os meus sinceros parabéns pelo importante evoluir do projecto que tenho acompanhado academicamente (porque não tenho capacidade para o acompanhar tecnicamente).

Mas, fablept em Peniche tem o cumulos a funcionar com uma Davis? Parece que sim pelo que vejo no 'About', mas nesse caso Abrantes (indicado no 'About') não é Peniche...

Isto não é uma crítica mas apenas um reparo para algo que parece não estar integralmente certo no 'About' do sítio.

Não tenho nada contra as Davis mas se os dados são de uma Auriol cá estou eu para 'defender' a Auriol :brucelee:

O programa WSDL foi idealizado para trabalhar com as Oregon e evoluiu para receber directamente a informação dos periféricos das Oregon mediante utilização de um autómato Arduino. Isto foi considerado importante mesmo com a consola das Oregon a poderem comunicar com PCs. Agora veja-se o WSDL + Arduino a ser utilizado pela Auriol (e seus clones) com preços não de Oregon mas de Auriol que tem precisão e durabilidade semelhante - isto é obra de fablept no que diz respeito ao programa informático para o Arduino e também no que diz respeito a convencer o autor do WSDL a integrar a Auriol :palmas:

No caso da Auriol é necessário um barómetro e termo-higrómetro adicionais porque os disponíveis estão na consola e não comunicam via rádio; no caso das Oregon o barómetro e termo-higrómetro adicionais são um melhoramento importante para a precisão final pretendida.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
(...)

No caso da Auriol é necessário um barómetro e termo-higrómetro adicionais porque os disponíveis estão na consola e não comunicam via rádio; no caso das Oregon o barómetro e termo-higrómetro adicionais são um melhoramento importante para a precisão final pretendida.

Convém esclarecer que quando te referes ao termo-higrómetro deve ser o que regista a temperatura e humidade interior certo? :unsure:
Se assim for, este tipo de sensores não têm grande interesse meteorológico, é mais um "add-on", pois o que nos interessa são as condições meteorológicas exteriores e não da nossa casa. ;)
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Convém esclarecer que quando te referes ao termo-higrómetro deve ser o que regista a temperatura e humidade interior certo? :unsure:
Se assim for, este tipo de sensores não têm grande interesse meteorológico, é mais um "add-on", pois o que nos interessa são as condições meteorológicas exteriores e não da nossa casa. ;)

Certo.

Segundo julgo saber no caso das Oregon, a inclusão de um termo-higrómetro adicional (não o de exterior mas um adicional para substituir/complementar o de interior) decidida pelo pessoal do WSDL+Arduino, sendo de muito melhor qualidade permite ainda um certo 'controle' e aferição do termo-higrómetro de exterior mediante prévia comparação de leituras sob as mesmas condições e subsequente actuação de regulação das leituras do de exterior directamente no programa do computador. Ou seja, é possível 'regular' as leituras de exterior mediante prévia 'aferição' por comparação com o de interior adicional.

Isto de 'abandonar' a consola e passar a receber os dados directamente dos periféricos no computador é uma filosofia interessante.

E no caso da Auriol também, porque a Auriol (na sua qualidade de 'a mais barata do mercado') tem uma consola que não permite comunicar com o computador; mas os seus periféricos podem comunicar - e fablept viu isso e conseguiu por a comunicação a funcionar!
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Muito bom, ainda cheguei a tentar mas como tive problemas com o paypal tentei usar o módulo RF de uma campaínha, mas não fazia ideia que já existiam os códigos, e como não tenho osciloscópio nem tentei decifrar o que recebia da estação, ficou esquecido, acho que vou tentar adaptar esse código para um chip mais fracote porque um arduino é overkill.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
@Jpproença

A página ainda está em construção, ainda tem esses pormenores manhosos :lol:

Escolhi o barómetro BMP085 pois é o mais conhecido e mais barato..a temperatura interior é apenas um extra.

Incentivei o autor do WSDL a criar um protocolo genérico, pois a maioria de freewares é feita à medida do autor e depois temos dezenas de freewares para estações meteorológicas apenas com suporte à estação do autor, assim qualquer estação com qualquer tipo de micro-controlador é suportado pelo WSDL..podem fazer a sua própria estação e tem suporte de um bom freeware. :)


@Anando96

Eu sei que o Arduino é overkill, mas para quem não tem conhecimentos de electrónica,um arduino já tem a "papinha toda feita" é só ligar, enviar o firmware e está feito :)

Tens estes códigos para usares como base:
http://forum.auriolws.info/viewforum.php?f=8
-O meu (AuriolWS), é básico mas recebe todos os dados e desde que adicionei um "if" ao sketch, deixei de ter erros (tou a testar à quase um mês esse código e ainda não tive um erro, são +- 400 mil transmissões em 25 dias sem um único erro :)).
-O do cillo273, código muito completo, mas nunca consegui obter bons resultados com esse código.

Até já se encontra arduinos a 12.5€ c/portes no Ebay, um receptor custa 2/3€..com 15€ já se obtem os dados no pc.

Para quem tem uma Auriol e nem tão cedo irá fazer um upgrade, recomendo vivamente ter os dados num pc. Fazem primeiro um investimento de 15/20€ no Arduino+receptor, se gostarem dos resultados podem depois adicionar o barómetro BMP085 por 15€. Se quiserem podem adquirir os componentes em Portugal http://inmotion.pt/store/, a loja é de confiança.
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Muito bom, ainda cheguei a tentar mas como tive problemas com o paypal tentei usar o módulo RF de uma campaínha, mas não fazia ideia que já existiam os códigos, e como não tenho osciloscópio nem tentei decifrar o que recebia da estação, ficou esquecido, acho que vou tentar adaptar esse código para um chip mais fracote porque um arduino é overkill.

Peço desculpa da minha ignorância e da consequente pergunta, mas o que querem dizer com o arduino é "overkill"? Consome muitos recursos do computador? É isso?
Vi este tópico com prazer, visto que tenho uma Auriol, mas tenho um portátil já com uns anitos. Devo esquecer esta ideia do Arduino?

Obrigado e cumprimentos