Último relatório do IPCC

Ardeus

Cirrus
Registo
9 Ago 2021
Mensagens
3
Local
Redondo
Eu aguardei com alguma antecipação o último relatório do IPCC, contava que finalmente houvesse alguma coragem.

A montanha pariu novamente um rato.

Será que é muito complicado olhar para os dados de satélite do ártico desde 1979 em vez de continuar a se basear em modelos matemáticos extremamente redutores?

https://images.app.goo.gl/xLod2d9LVCGhL1zx6

Vou ficar muito espantado se o ártico não perder o gelo de verão ainda esta década. Até podiam desaparecer todas as pessoas do planeta que o destino do gelo do ártico não vai mudar, o sistema já está demasiado embalado.

Essa área em vez de reflectir 90% da radiação solar de volta para o espaço vai passar a absorver mais de 90%. Estamos a falar duma área do planeta que durante o verão recebe 24/24 horas de sol.

Física relativamente simples indica que é o equivalente a acrescentar de uma assentada 25 anos de emissões de CO2.

Consequências imediatas da ausência de gelo no polo norte? Não sei.

Mas é como alguém que cai do topo de um prédio de 3 andares. Não sabe que ossos vai partir ou sequer se vai sobreviver, mas sabe que não vai acabar bem.

Eu às vezes até penso que estou maluco em me preocupar com estas coisas.
 


4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
A humanidade está a pagar o fruto dos seus pecados.
Nos próximos anos morrerá muita gente nos países subdesenvolvidos.
Depois destes tempos anunciados pelo livro do Apocalipse na Bíblia Sagrada, virão tempos de paz e felicidade para a humanidade. Mas para isso é preciso espalhar a fé católica, valores conservadores e métodos contraceptivos no mundo em desenvolvimento.
 

Ardeus

Cirrus
Registo
9 Ago 2021
Mensagens
3
Local
Redondo
P'lamor da santa, deixe lá o seu amigo imaginário fora desta história. Ele tem a sua responsabilidade no que está a acontecer ao convencer os seus seguidores que o homem é o centro do mundo.

Qualquer espécie faz o mesmo que nós fizemos se lhe for dada oportunidade. Nós conquistámos as externalidades que nos mantinham debaixo de controlo (como doenças) e encontrámos uma fonte de energia acumulada durante centenas de milhões de anos e começámos a libertá-la e usá-la para crescermos.

Estes relatórios do IPCC não assustam ninguém de forma efectiva, porque apontam para datas distantes e para eventos que a maioria das pessoa sabe que não vai afectar a humanidade de forma significativa.

Fogos, inundações, ondas de calor ou até mesmo pandemias não vão impedir que no final de cada ano haja mais 80 milhões de pessoas no mundo.

Mas parte do que disse está provavelmente correcto. Centenas de milhões de pessoas nos paises mais pobres vão ter um fim desagradável.

É que estas secas, inundações, fogos, etc têm um efeito que raramente se ouve mencionado nas notícias: perdas de colheitas.

A minha estimativa é que temos 5 a 15 anos até estas perdas se tornarem significativas e criarem umas centenas de milhões de refugiados. Ao mesmo tempo que o mundo tenta lidar com isso, as condições continuam a piorar e cada vez a agricultura é mais difícil.

E lá diz o ditado, em terra onde não há pão, toda a gente ralha e ninguém tem razão.

E nas notícias, a verdadeira causa do nosso colapso (as perdas agrícolas), raramente serão mencionadas, porque os fogos, inundações, etc são muito mais espectaculares do que as perdas agrícolas. E muito mais apelativos para os media serão os refugiados e a guerra.

Onde a sua previsão falha é nos tempos que se seguem a seguir ao colapso.

Mesmo que as ogivas fiquem todas no chão durante este processo, há no mundo 450 centrais nucleares que precisam de manutenção. Até hoje, ninguém sabe o que fazer com o combustível usado, que tem que ser mantido em piscinas refrigeradas ao lado dos reactores.

Actualmente a humanidade e o gado representam 97% da massa de mamiferos no planeta e há mais galinhas em aviários do que aves em liberdade. A maior parte da vida complexa vai desaparecer nas próximas décadas.

O mundo que vamos deixar é um mundo desolado, assolado por fenómenos metereogicos extremos durante muitos milénios onde a agricultura vai ser ser praticamente impossível.

Acresce que as pessoas que têm as melhores hipóteses de sair vivas deste processo são multimilionários e ou monstros. E mesmo esses vão precisar de muita sorte para se manterem vivos e conseguirem se reproduzir.
 
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Bom dia. Em nenhum sítio falei de amigo imaginário. Mas a verdade é que vivemos num sistema bem integrado em que as nossas ações têm retorno. Há quem lhe chame de Karma, há quem lhe dê o nome de Deus, há quem se refira a este sistema como o Big Brother que tudo vê, ou até uma Matrix.
 
  • Gosto
Reactions: Costa

Ardeus

Cirrus
Registo
9 Ago 2021
Mensagens
3
Local
Redondo
Bom dia. Em nenhum sítio falei de amigo imaginário. Mas a verdade é que vivemos num sistema bem integrado em que as nossas ações têm retorno. Há quem lhe chame de Karma, há quem lhe dê o nome de Deus, há quem se refira a este sistema como o Big Brother que tudo vê, ou até uma Matrix.

Sou novo no forum e por isso contive-me para não demonstrar como a sua primeira mensagem me enojou.

Peço por isso que tenha a caridade de não voltar a trazer argumentação religiosa para este assunto.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial