União hipotética entre a Galiza (ou outra região) e Portugal

Se não fosse a vitória de Afonso Henriques na Batalha de São Mamede, hoje em dia a língua culta na Península seria muito provavelmente o galego-português. Apenas é o espanhol porque, depois de Portugal se aliar com a Inglaterra, a Galiza aliou-se a Castela e foi uma espécie de "inimiga" da corte de Coimbra/Lisboa até 1411, altura em que se celebrou um tratado de paz, tratado esse que permitiu o começo da Era dos Descobrimentos. E daí que o castelhano passou a ser a língua culta cá da Península (parte espanhola). :)

Lanço aqui um desafio.

A zona da Espanha com mais lendas de mouras encantadas é a Galiza. Por que será?

Nota: não vale ir ao Google procurar a resposta.
Talvez porque a Galiza foi uma das primeiras regiões a serem reconquistadas. Será?! :D

Última edição:
Lanço aqui um desafio.

A zona da Espanha com mais lendas de mouras encantadas é a Galiza. Por que será?

Nota: não vale ir ao Google procurar a resposta.
vi um documentário que respondia a isso, a zona da Galiza e mesmo norte de Portugal são populados por mistica e lendas, a minha avô dizia que eu parecia o tardo(diabrete) quando saía há noite , há muita coisa, o enfadar, não assobiar de noite, galos a cantar à noite(muitos perderam a cabeça em minha casa por tal ), não andar de costas. Quanto as moiras devesse ao facto de os árabes nunca terem chegado à Galiza e começaram a criar lendas sobre riquezas e a moira ganhou o papel de mulher muito bela mas enfeitiçadas

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
vi um documentário que respondia a isso, a zona da Galiza e mesmo norte de Portugal são populados por mistica e lendas, a minha avô dizia que eu parecia o tardo(diabrete) quando saía há noite , há muita coisa, o enfadar, não assobiar de noite, galos a cantar à noite(muitos perderam a cabeça em minha casa por tal ), não andar de costas. Quanto as moiras devesse ao facto de os árabes nunca terem chegado à Galiza e começaram a criar lendas sobre riquezas e a moira ganhou o papel de mulher muito bela mas enfeitiçadas

Andas lá perto ;)