Bem...! Algumas das fotos neste tópico estão um espanto!
Um local espectacular, de facto!
Já agora, o acesso à praia é fácil? Ou o trilho já acarreta algum grau de dificuldade?
Para ir à noite convém ter bastante cuidado...
Não é muito difícil, mas ainda é um bom desnível, e com fraca visibilidade pode ser bastante perigoso.
Fotos espectaculares. Se me permitires vou por uma delas como fundo no meu computador do trabalho. Prometo não dizer que fui eu
Que fotos!!!!
Quanto ao acesso, faz-se bem, convem é ter alguma atenção onde se mete os pés, com tanta chuva nestas ultimas semanas, possivelmente, algumas partes da arriba poderão ter caído, volta e meia ocorrem desabamentos na nossa linha de costa.
Não basta saber fazer temos de ter a sensibilidade... E aqui foi claramente alcançada! Adoro fotografias deep sky!
Estão sublimes! Parabéns StormRic!
E obrigado por esta magnifica partilha!
Muito obrigado a todos!
Quanto ao acesso o jonas_87 e o rozzo têm razão. Não exige capacidade física especial, na subida desde que se dê tempo de recuperação por etapas também não é preciso grande fôlego.
Nunca desci à noite, subir sim, porque descer trilhos é sempre mais difícil e requer muito mais atenção do que subir. Assim desço durante o dia, fim da tarde, e subo a qualquer hora da noite ou ao amanhecer. Não uso lanternas e prefiro ter os olhos totalmente adaptados à escuridão, as lanternas diminuem muito a capacidade de equilíbrio devido ao movimento das sombras e ao deslumbramento da vista. Há sempre luz ambiente suficiente para vermos um mínimo de detalhes no chão, é aliás espantosa a iluminação que as estrelas produzem e, claro, a iluminação urbana reflecte-se nas nuvens ou apenas na névoa.
O trilho da Ursa é acessível a todos os que estão habituados a caminhadas. Vêem-se crianças e famílias inteiras, alguns descem de chinelos de praia até (o que diga-se de passagem é um disparate).
Quando o solo está muito seco, no verão, são possíveis algumas escorregadelas nas pedrinhas soltas, mas com o solo húmido os pés agarram-se melhor. Com o solo encharcado só é preciso observar bem se não há lama em alguns pontos, o que é muito raro. A existência de desmoronamentos que interrompam o trilho é um imediato sinal de proibido avançar mais, nunca se deve passar por cima dos cones de detritos pois o seu equlíbrio é muito sensível ainda e podem levar-nos com eles por ali abaixo.