Bioluminescência em Portugal

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
E foi à mesma hora do dia anterior que essa observação foi feita?


As razões para tal diminuição de indivíduos observados, podem ser de muita variada ordem: por vezes até em poucos minutos, e sem significativas mudanças de condições ambientes, o numero de avistamentos varia drasticamente.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e StormRic


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas Belem,

Na madrugada de Sabado encontrei este, no 2º local de seguimento.

nJe9tJo.jpg
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
E foi à mesma hora do dia anterior que essa observação foi feita?


As razões para tal diminuição de indivíduos observados, podem ser de muita variada ordem: por vezes até em poucos minutos, e sem significativas mudanças de condições ambientes, o numero de avistamentos varia drasticamente.

Já não me recordo ao certo, mas penso que sim. Na segunda visita era mais tarde.
 
  • Gosto
Reactions: belem

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,307
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Chamo a atenção de conhecedores de pirilampos para este tópico recente de um avistamento nocturno de centenas de "estrelas em movimento":
www.meteopt.com/forum/topico/estrelas-em-movimento-e-a-piscarem.8280/

e para a hipótese de explicação que eu avancei, mas que depende da possibilidade de existirem migrações de pirilampos em grandes enxames, durante a noite e com a luminescência activa.
 
  • Gosto
Reactions: belem

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Boa noite. Há pouco num passeio noturno dei com 2 pirilampos, contudo não estavam numa posição muito favorável para a foto, não sei se vai dar para identificar a espécie (provavelmente mais um Lampyris Iberica não?):
cBYsReB.jpg

ffi1O7I.jpg

iMu8l7j.jpg

IfFfQUp.jpg
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim, deve ser a mesma espécie que encontrastes aí no ano passado. Se puderes tirar uma fotografia à parte dorsal (ou de cima, vá) do pirilampo, a identificação seria mais segura.

Já aconteceu eu encontrar 2 espécies de Lampyris na mesma localidade, mas não sei se será o caso para essa região.

Nos arredores de Viseu lembro-me de ver muitas Lamprohizas (Maio/Junho).


PS: Aqui embaixo ainda não vi Lampyris adultas. Ainda há dois dias vi foi fêmeas de Lamprohiza, mas quando estas estão ativas, normalmente as Lampyris adultas ainda não apareceram ou são muito raras.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,307
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
No dia 11 de Julho, ao passar a pé pela estrada na serra de Sintra, desde a Peninha até ao entroncamento com a estrada da Malveira da Serra, cerca de uma hora depois do pôr-do-sol, avistei tantos pirilampos que comecei a contá-los à medida que caminhava. Em média eram cerca de 20 por cada 100 metros, mais do lado esquerdo da estrada (encosta a subir) do que do lado direito ( descer) e dentro da mata. Voavam com luz intermitente e não formavam grupos mas mantinham uma distância entre eles notavelmente regular ao longo do trajecto. Nesta zona o vento era fraco, apesar de ser um dia de nortada intensa, por estar na encosta sul do Monge. Mais adiante, virando e descendo para a Malveira da Serra, o vento recomeçou a sentir-se. Aqui já eram menos, cerca de 5 por cada cem metros, e poucos voavam. Estavam no solo da mata ou na berma da estrada, as luzes não piscavam neste caso. Deixei de vê-los ao começarem a aparecer as luzes da povoação. De referir que no troço onde avistei mais, a escuridão é total, a tal ponto que a orientação se faz olhando para cima para a claridade das nuvens na aberta das árvores ou para as estrelas, mas neste dia estava encoberto. Nunca uso qualquer luz artificial, daí que os olhos vão bem habituados ao escuro e talvez por isso se observe mais pirilampos, mesmo quando estão a meia centena de metros de distância.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
E começa a época dos adultos de 2016:

«Foi no passado dia 24 de Março, que se avistou o primeiro pirilampo adulto deste ano (uma fêmea de Luciola lusitanica). Mais precisamente em Sintra (numa zona de baixa altitude). No dia seguinte, foi encontrado um macho, quase na mesma região.
Trata-se de uma data algo precoce para esta zona, mas dentro do normal, para zonas mais quentes e secas da Estremadura.»

http://pirilampos-lightalive.blogspot.pt/
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87