"Vagas" de frio neste Outono/Inverno

RMO

Cirrus
Registo
27 Out 2009
Mensagens
22
Local
Lisboa
Estive a ver a previsão no AccuWeather para a região de Lisboa e Vale do Tejo e as temperaturas não são nada de especial... Tudo entre os 18 e 15 graus de máxima até ao final de Dezembro. Na app do IPMA há mesmo previsões de máximas acima de 20 graus em algumas localidades como Sesimbra ou Seixal para o final da próxima semana. Acho que não vai haver um único dia de Inverno realmente frio por aqui, com uma máxima de 10 a 12 graus (algo que costumava acontecer pelo menos uns 4 ou 5 dias por ano). Alguém consegue contrariar o meu pessimismo com base em modelos? Obrigado.
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Normalmente esse tipo de dias só costuma surgir a partir de Janeiro até Março com fluxo de leste. De resto é o lema do costume, se querem frio não podem ter chuva se querem chuva não podem ter frio.
 

RMO

Cirrus
Registo
27 Out 2009
Mensagens
22
Local
Lisboa
Normalmente esse tipo de dias só costuma surgir a partir de Janeiro até Março com fluxo de leste. De resto é o lema do costume, se querem frio não podem ter chuva se querem chuva não podem ter frio.

Sim. Mas lembro-me de uns anos em que surgiram no final de Novembro/princípio de Dezembro. Vi mesmo agora a previsão do IPMA e dão máxima de 25ºC para Setúbal na Sexta-Feira dia 21 de Novembro e máximas acima de 20ºC de 20 a 24 em toda a região de Lisboa e Vale do Tejo. Se isto se concretizar, não me lembro de nada parecido...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Se calhar é mais comum do que aquilo que tu pensas. Até mesmo em Janeiro já tive mais de 20ºC várias vezes, este ano parece que a coisa está virada para água portanto vamos andar sempre com temperaturas altas, a não ser que venha o AA e o céu limpo se imponha com fluxo de leste. Por vezes Dezembro costuma ser mais frio porque entra em modo seco.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A europa não está propriamente fria... há alguns cenários no final deste mês que apontam para um arrefecimento da europa.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sim. Mas lembro-me de uns anos em que surgiram no final de Novembro/princípio de Dezembro. Vi mesmo agora a previsão do IPMA e dão máxima de 25ºC para Setúbal na Sexta-Feira dia 21 de Novembro e máximas acima de 20ºC de 20 a 24 em toda a região de Lisboa e Vale do Tejo. Se isto se concretizar, não me lembro de nada parecido...

Em condições normais , o frio " a sério " só costuma aparecer em meados de dezembro , há que ter também alguma paciência .
 
  • Gosto
Reactions: Thomar