Várzea da Serra, Páscoa Fria, 2010

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Como já vem sendo hábito nos últimos anos, por altura da Páscoa, é meu costume ir até à terra dos meus pais: Várzea da Serra, Tarouca.
E como meteolouco que sou, não posso deixar de ir sem levar o termómetro atrás. Até porque a aldeia, dada a sua localização geográfica, tem interessantes características climáticas.

A aldeia localiza-se num vale, entre os 900-980m de altitude, com montes que superam os 1000-1100m de altitude. Isso, e a abundância de água, faz dela um lugar propício à formação de geada que ocorre praticamente o ano inteiro. Excepção para Julho e Agosto, onde o fenómeno é raro.

Esta Páscoa, e tal como nos dois últimos anos, voltou a nevar, embora sem acumulação, na tarde de Sábado.

Na sexta-feira santa, cheguei à aldeia a meio da manhã, e deparei-me com nevoeiro cerrado, chuva fraca e bastante frio. Já em Tarouca, do lado este da Serra, e a 500m de altitude, o cenário era o seguinte:

DSC06525.jpg


Várzea fica do lado de lá da serra de Santa Helena, e a uma cota bastante superior.
O nevoeiro e a chuva fraca, verificava-se entre Castro Daire norte e Bigorne. De Bigorne para Lamego, havia abertas. Em Lamego, e em Tarouca o sol ia brilhando.
Segundo familiares meus, ao inicio da manhã de sexta-feira, a precipitação caiu sob a forma de neve, passando depois a chuva. Eu só testemunhei a chuva.
À hora de almoço desse dia, o sol ainda espreitou por momentos.

Imagem do rio, parte mais baixa da aldeia (900m), e dos montes a sul que superaram os 1000m.

DSC06536.jpg


Chuviscos orográficos depois de almoço.
Ao fundo, a serra de santa Helena .

DSC06539.jpg


À hora do lanche, o céu havia encoberto novamente. Chuva fraca e nevoeiro em Várzea, e sol em Tarouca.
Contrastes entre o lado oeste e o lado este da serra de Santa Helena.
(Oeste – Várzea, norte, Este – Tarouca).

DSC06543.jpg
DSC06542.jpg
DSC06554.jpg


O resto do dia, assim como a manhã de Sábado foi de períodos de chuva fraca ou chuviscos e nevoeiro.

À hora de almoço de Sábado, os períodos de chuva fraca passaram a aguaceiros fracos.
O primeiro aguaceiro de graupel, aos 900m de altitude, deu-se por volta das 14h.
Os primeiros flocos de neve ocorreram às 18h15, num aguaceiro que passou de raspão pela aldeia. Era bem visível a queda neve nos montes a sul.
Momentos antes, esse aguaceiro havia passado na Gralheira, como relatou o vifra.

Meia hora depois, era visível outro aguaceiro em aproximação.

Semttulo1-3.jpg


Às 19h05, o primeiro sinal de graupel.
Minutos depois era todo um misto de graupel e água-neve, com farrapos de neve à mistura. Isto aos 900m de altitude, porque acima dos 1000m era neve.

Um pequeno vídeo (aos 900m de altitude - fundo de vila)




Aguaceiro forte a passar a sul.
Semttulo11.jpg



Pequena acumulação de neve nos montes a sul.
Semttulo12-1.jpg



Depois disso, à hora de jantar voltou a cair um aguaceiro de água-neve, tal como o Mário relatou. (Obrigado Mário ;)).

Durante a noite o céu foi limpando, e por volta das 4h da manhã, tudo o que estava molhado, havia congelado.

Semttulo15-1.jpg
Semttulo13-1.jpg


Na manhã de domingo de Páscoa, a geada era muita, mas quando acordei já tinha derretido quase toda. Apenas alguns restos nos telhados e nos lugares à sombra. Mínima de -0,1ºC.

DSC06645.jpg


Durante o resto do dia o sol brilhou e aqueceu. Até se ouviu cantar o cuco. Sinal de que o Inverno já lá vai.

DSC06648.jpg
DSC06674.jpg


Apesar da tarde soalheira, bastou o sol pôr-se para a temperatura baixar logo para baixo dos 5ºC.

A mínima esta noite foi de -0,2ºC, e esta manhã, por volta das 8h20 e com 0,3ºC, o cenário era o seguinte:

DSC06678.jpg


Mais uns dias, e começará por lá a sementeira.
As geadas, essas, ocorrerão por mais umas semanas.
 
Editado por um moderador:


mariaqwert

Cirrus
Registo
31 Dez 2007
Mensagens
2
Local
Lamego
Que saudades... Tarouca. :)
Marcavam 4 ºC quando passei em Várzea da Serra, às 13h de quinta feira (1 Abril).
De facto há um contraste enorme entre Tarouca (vale) e Várzea. No Inverno é :cold:!!!

Lembro-me de nevar na Páscoa, com o frio que estava pensei que nevasse. :(
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Boa reportagem André. :thumbsup:

Excelentes imagens que conseguem mostrar bem a beleza do local em si, que é muito bonito, mas também mostrar um pouco da beleza que há nas regiões mais interiores que muitas vezes são esquecidas pelos governantes, e por vezes também pelos chamados "filhos da terra".

Por isso não percas esse (bom) hábito. :)
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Como já vem sendo hábito nos últimos anos, por altura da Páscoa, é meu costume ir até à terra dos meus pais: Várzea da Serra, Tarouca.
E como meteolouco que sou, não posso deixar de ir sem levar o termómetro atrás. Até porque a aldeia, dada a sua localização geográfica, tem interessantes características climáticas.

A aldeia localiza-se num vale, entre os 900-980m de altitude, com montes que superam os 1000-1100m de altitude. Isso, e a abundância de água, faz dela um lugar propício à formação de geada que ocorre praticamente o ano inteiro. Excepção para Julho e Agosto, onde o fenómeno é raro.

Esta Páscoa, e tal como nos dois últimos anos, voltou a nevar, embora sem acumulação, na tarde de Sábado.

Na sexta-feira santa, cheguei à aldeia a meio da manhã, e deparei-me com nevoeiro cerrado, chuva fraca e bastante frio. Já em Tarouca, do lado este da Serra, e a 500m de altitude, o cenário era o seguinte:

DSC06525.jpg
.


Subiste á serra nessa (tarde:huh:)? Havia neve lá no pico da Serra?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Subiste á serra nessa (tarde:huh:)? Havia neve lá no pico da Serra?

Várzea da Serra fica do lado oposto dessa serra (serra de santa Helena).
Para chegar lá tenho de obrigatoriamente atravessar a serra.
Na sexta-feira à tarde não havia neve.
Nevou sim, no sábado à tarde.
No alto dos montes (1050/1100m) ainda acumulou qualquer coisa, mas que derreteu rapidamente na manhã de domingo de Páscoa.

Vertentes norte da mesma serra.
Vista da A24, uns 2km depois de Bigorne, sentido Lamego.

dsc06493z.jpg


Várzea fica lá no meio, envolta em nevoeiro.
Tarouca no vale à esquerda, com sol.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Sem dúvida uma Páscoa em grande! E com um pouco de tudo! Sortudo!! :p :D

Obrigado por tão boa reportagem!:thumbsup: