Vendaval em aldeias de Rio Maior 20-08-2011 (tornado, microburst, gustnado ?)

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Boas,
Hoje por volta das 20:15 surgiu um grande vendaval, com rajadas de vento muito quente, o que levou alguns habitantes a irem à rua ver o que se passava. Minutos depois ouviram-se as sirenes dos carros dos Bombeiros, tentei por fonte segura saber o que se tinha passado e foi-me dito que tinha havido um forte temporal na aldeia de Quintas, concelho de Rio Maior.

Peguei de imediato no carro e na maquina fotográfica e desloquei-me ao local. Já no local tentei saber o que se tinha passado junto de um habitante da aldeia
Disse que tinha visto tipo um remoinho a vir em direcção à sua casa e que tinha levado uns telhados de umas arrecadações e de uns estábulos, alguns vizinhos também tinham ficado sem algumas telhas nos telhados das suas casas.

Com a devida autorização do proprietário tirei umas fotos, que desde já o meu muito obrigado e lamento os estragos do sucedido.







 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
:surprise:

Obrigado Teles!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Difícil de saber as causas, apenas uma análise pormenorizada dos estragos permite saber ou uma análise de radar por parte do IM.
As condições hoje não parecem muito favoráveis a Tornados, e pelo contrário, são muito favoráveis a microbursts secos. De resto temos vários relatos no fórum de rajadas súbitas muito fortes em variados locais, mas sem estragos.

A essa hora ainda estava muito calor nessa região, o granizo e a chuva ao encontrar ar seco e quente durante a queda evapora arrefecendo o ar que se torna mais pesado e cai mais violentamente, sofre uma aceleração, podendo originar microbursts.
Mas também não se pode excluir por completo ter sido um tornado.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Sábado, 20h20 (Concelho de Rio Maior) - Vento forte

Mini-Tornado-Vale-da-Rosa-01-300x201.jpg

Mini-Tornado-Vale-da-Rosa-03-300x201.jpg

Mini-Tornado-Vale-da-Rosa-Isabel-Pinto-01-300x201.jpg

Mini-Tornado-Quintas-Armazém-de-Lenha-António-Paixão-01-300x201.jpg

Fonte das imagens: Ribatejo