Vendo Radiation Shield Artesanal

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Há uns anos, vi-me obrigado a construir um radiation shield para a minha estação Auriol, de modo a proteger o sensor e obter assim, valores fidedignos de temperatura e humidade relativa.
Em Janeiro do ano passado, adquiri uma estação nova, a PCE fws 20 e tive de reconstruir o RS uma vez que estava apenas adaptado ao sensor da Auriol, tendo-lhe dado alguns melhoramentos.
Desde então já passou um ano e mais uma vez, o esforço que tive para o construir e obter leituras fiáveis valeu imenso a pena, pois os valores que registo são extraordinários no que diz respeito a fiabilidade

No fim do ano passado, surgiu-me a ideia de construir um RS para proteger o sensor do MeteoAlentejo e que até agora se tem mostrado muito bom. Desde então têm-me sido pedidos mais abrigos solares caseiros, 2 deles já chegaram ao destino e estão ainda em experiência. Para breve tenho ainda mais 2 para construir.

Decidi portanto abrir este tópico para serem discutidos todos os assuntos relacionados com os Radiation Shield que vendi e que possa eventualmente vender, de modo a ficarmos todos com uma ideia de como funcionam e para que eu posso melhorar na construção dos abrigos.
Estou disposto a construir caso alguém esteja interessado. Os valores variam em geral, entre os 25 e os 30 euros.

Deixo aqui alguns exemplares, começando pelo meu, que protege o sensor da minha estação :thumbsup:

keNfYvh.jpg


LhZc8Eb.jpg


PYLXoUW.jpg


NfBALEu.jpg


JQUszSH.jpg


Estejam à vontade com criticas construtivas :thumbsup:
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

As manualidades sao interessantes.:thumbsup:
Também fiz o meu, tenho-o lá em casa guardado porque entretanto recebi um abrigo meteorológico.
Mas fascinou-me fazer o RS caseiro e fazer ginástica mental sobre o tema e como potenciar melhor o dito.

Ao ver o teu, chamou-me a atençao uma coisa: os pratos que usas tem uma laterais muito altas, passíveis de acumular lixo e água. Reparei que fizeste vários furos para que a água nao fique ali (podendo potenciar dados incorretos por exemplo em dias\noites muito frios).
Eu fartei-me de procurar e acabei por encontrar pratos da "domplex", cujos bordos não acumulam qualquer água e são por norma um pouco mais resistentes do que a maioria dos que há por aí.
Não sao fáceis de encontrar (as chinesices é que abundam) mas valem o custo ligeiramente superior...
 
  • Gosto
Reactions: Geiras

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Os pratos do RS da primeira foto já estão no telhado há 3 anos e têm-se aguentado muito bem, nunca pensei que durassem tanto, apenas tive de lhe dar uns retoques na tinta, sobretudo depois do granizo do dia 17 de Janeiro. Quanto às bordas, de certa forma até prefiro assim, confere reforço à protecção dos raios UV, quanto ao lixo, nada que uma limpeza periódica não resolva :p

Obrigado :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Hehe, ainda me lembro da primeira vez que tive que estudar a melhor maneira de fazer o RS, isto em Fevereiro de 2011 ainda quando tinha a Oregon de temperatura e humidade. Os meus pratos são do chinês, de melamina, pintados com 2 a 3 camadas de tinta, e branco por cima para limitar a luminosidade ao máximo, e desde então me tem dado resultados muito bons, seja Verão ou Inverno. :)
 
  • Gosto
Reactions: Geiras

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Mais um RS a pedido do david 6, já comprei o material :)
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e jonas_87

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Ainda há muito pouca procura :D
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Era bom era, esse camião cheiro de RS's contribuía bastante para a fiabilidade de dados das estações meteo amadoras :lmao: :lmao:

Ah e obrigado pelo selo de qualidade :p
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Era bom era, esse camião cheiro de RS's contribuía bastante para a fiabilidade de dados das estações meteo amadoras :lmao: :lmao:


Epa vendias logo um ao meu "vizinho" da estação amadora de Alcabideche...hoje a estação,registou 17,4C de máxima, lol, o meu registo de hoje não foi alem dos 12,7ºC.

Faz cá uma confusão as pessoas continuarem a partilhar dados errados. :confused:
Daquela estação só se aproveitam os registos das t.minimas e do vento, de resto é lixo.
 
  • Gosto
Reactions: Geiras

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Infelizmente há muitas estações por aí ao baldas... eu gostava era de saber os teus dados de um RS todo o dia ao sol e depois nas inversões, também estou particularmente curioso :D

Isto porque a eficácia do RS pode estar comprometida ou devido ao espaçamento entre pratos ou devido ao espaço interior do RS em si...a qualidade dos pratos ou da tinta não se põe em questão, uma vez que o material é exactamente igual ao do meu RS :p
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Infelizmente há muitas estações por aí ao baldas... eu gostava era de saber os teus dados de um RS todo o dia ao sol e depois nas inversões, também estou particularmente curioso :D

Isto porque a eficácia do RS pode estar comprometida ou devido ao espaçamento entre pratos ou devido ao espaço interior do RS em si...a qualidade dos pratos ou da tinta não se põe em questão, uma vez que o material é exactamente igual ao do meu RS :p


Será para breve, possivelmente de amanha a 8, só em Mafra é que tenho excelentes condições para testar os RS ao sol e as respectivas inversões.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Se precisarem de um condutor para o articulado falem aqui com o je :lol:


Nem sempre o RS é a solução milagrosa. Não quero com isto dizer que não é essencial, eu sei que é mesmo indispensável.
Por diversas razões as pessoas podem colocar o sensor (ou conjunto de sensores - termohigrómetro) de maneira ou local errado.
Por exemplo, o meu sensor Auriol na varanda (3m de cabo só dá mesmo para isso) atinge facilmente temperaturas amenas (≈17°C-20°C) nestes dias de sol. Não por aquecimento directo do sensor mas porque este lado da casa é virado a Sul e depois de passarem as frentes com aragem de NNO e o sol a bater isto fica aqui uma estufa. Basta vir um bafo de OSO que nota-se logo a alteração da massa de ar na varanda (arrefece).

Jonas por acaso sabes onde e como está a estação montada? Se soubesses isso e com fotografias a gente podia analisar melhor o que se passa. ;)
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Jonas por acaso sabes onde e como está a estação montada? Se soubesses isso e com fotografias a gente podia analisar melhor o que se passa. ;)

Por acaso não, passo lá montes de vezes mas nunca calhou ir lá espreitar.
Embora não tenha visto a instalação da estação, acredito que o problema seja mesmo esse, o RS, por aquilo que li no fórum, a estação traz de origem um RS bastante mau, porventura o dono não trocou e o resultado está à vista.

A estação é esta: http://www.signatrol.com/product/185_weather-station-with-solar-power.html