Vento Suão

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O que é o vento Suão ?

Numa discussão já de há uns tempos, ninguém se entendeu. Um beirão disse que é vento de leste/sueste quente e seco de Verão, um alentejano de Portalegre disse que é vento de norte que faz muito barulho durante a noite, um algarvio disse que era vento quente e húmido de sul/sudoeste, abafado, sinal de trovoadas, outro algarvio disse que é o característico vento de norte quente e seco no Verão Algarvio.

Uns dizem que a palavra Suão vem de "Sul", outros de suar/transpirar, outros indicam a origem como sendo "solānus" que significa nascer do sol em latim, outros dizem que é de assobiar (o vento), etc.

Em Espanha parece haver algo parecido com isto, na Andaluzia chamam vento Solano a sul/sueste quente e seco, na Extremadura e Castilla–La Mancha o Solano já é vento predominantemente de leste.

A que chamam vento Suão nas vossas regiões ? Perguntem a opinião aos mais velhos. Não me interessa para já uma definição oficial (existem algumas) mas mais ter uma ideia geral do uso popular do termo em cada região.
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Alguma conexão com Assuão no Egipto? O vento mais forte que têm é em Agosto, de norte e como sopra do deserto é quente e seco.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
No Oeste fazem referência vento suão, o vento de E ou SE, quente e seco que às primeiras horas da manhã já faz suar.

Aqui na Lousã, pelo que me recorde, nunca ouvi essa expressão.

PS: No Oeste, quando está quente e húmido referem "está sol de trovoada".
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Vento suão é o vento que sopra de sul/sudoeste que transporta ar húmido e quente, tão característico durante o Verão aquele tempo abafado com sinal de trovoada.

Sempre tive essa ideia.

Vento de Sueste, pelo menos aqui em Olhão, alguns pescadores chamam Sueste, Levante ou Siroco.
 

nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
O que é o vento Suão ?

A que chamam vento Suão nas vossas regiões ?

Vento de Este a Sul, quente e seco, por vezes forte. É pouco frequente, e na minha opinião um agradável contraponto à costumeira nortada. Que aliás está presente numa expressão que eu costumava ouvir à minha avó : "Nortada brava, ou suão ou borralhada"
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Na minha região da beira baixa, chamamos vento de suão a qualquer incremento de vento do quadrante sul. Sendo que no verão é em geral o vento SE ou de Sul que antecede a acalmia do braseiro sem vento e cuja continuidade até pode fazer chegar poeiras do norte de áfrica (calima).

Pode também ser um vento de componente sul, SW ou SE, a puxar uma linha de células activas de trovoada.

No inverno o vento de suão é em geral o vento de Sul ou de SW que normalmente nos faz chegar uma frente quente (em primeira instância).

O vento de suão é portanto, um vento quente e seco no verão, ou um vento tepido e humido no inverno, ou no caso de uma trovoada com vento sul até violento e com cheiro a terra molhada! :)

Em todo o caso, para mim suão é o contrário de setentrião (nortada), embora nunca tenha ouvido falar de setentrião em Portugal..

Encontrei um site onde podemos encontrar varias designações para ventos locais, regionais ou até regionais de outras partes do mundo:

http://www.cne-escutismo.pt/recursos/maritimos/ventos.htm

Enfim, dava para dedicar um tópico só para falar de diferentes designações dos ventos.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
como indica o nome Su, vem do quadrante sul, e ão é para dar a noção de vento quente e seco soprando daquele quadrante, e isso obviamente apenas pode aplicado á estação em que estamos .....
Oviamente que esta definição foi "modelada" consoante a região em que estamos, mas a definição correcta é esta ....
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Já vi uma descrição «oficial» num livro de Geografia dos anos 50 na UC.

No Algarve nunca ouvi essa expressão. Fala-se apenas no levante, brisa ou vento de sueste que traz água quente e tempo «abafado» no Verão e chuva e trovoada no Inverno.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu continuo a pesquisar o termo, e ainda não cheguei a nenhuma conclusão, se calhar nunca chegarei, mas vamos todos tentando encontrar uma resposta, daí o desafio que lancei com este tópico.

Segundo o IM:

Suão – Vento suão é a designação que habitualmente é dada em Portugal (em especial no sul) a um vento de sul ou sueste que transporta uma massa de ar quente e seco.

Segundo Orlando Ribeiro:

É o vento suão que cresta as culturas, faz morrer as árvores, amolece os homens e os gados, revolvendo massas de ar escaldante como um bafo infernal

Para mim o Suão é o vento quente e seco, que na maior parte do país tem componente de leste ou sueste mas que até poderia ser nordeste nalgumas situações específicas.
E o pormenor de Suão poder vir da palavra "sul" também é bastante ambígua, pois há quem escreva Soão em vez de Suão. E "Soão" poderia indiciar Sol, o lugar onde nasce o sol, a leste, e eu pessoalmente estou convencido que é mesmo essa a origem do termo. Acho estranho a nossa cultura dar-se ao trabalho de inventar um termo sobre raros ventos de sul e húmidos de trovoadas, não faz grande sentido, já inventar um termo para este vento de leste quente e seco, faz bastante.

Em Espanha eles também tem um termo, bastante ambíguo que varia de região para região, o vento "solano"

Diccionario de la Real Academia Española

Solano [Nombre]
Viento caliente que sopla del este.
1. m. Viento que sopla de donde nace el Sol. 2. m. Burg. y P. Vasco. Viento cálido y sofocante, cualquiera que sea su rumbo.

Os espanhóis tem a tarefa mais facilitada pois há uma clara relação do termo "Solano" com a antiguidade, é referido na própria bíblia em latim e tem a ver com o nascer do sol. Mas mesmo assim, o termo varia bastante de região para região, o que até faz imenso sentido, e a definição de vento quente e seco, independentemente do quadrante, é bastante acertada.
Mas eu ainda não consegui encontrar uma "ponte" entre o nosso Suão/Soão e o Solano de Espanha.

Nas traduções portuguesas da bíblia não usam o termo Suão (ou Soão) nessas passagens em que os espanhóis usaram "Solano", em Portugal as traduções dizem vento de oriente. O Suão aparece curiosamente nalgumas traduções, a descrever o vento sul, pelo que voltei à estaca zero no que queria defender.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
No oeste, suão costuma definir o vento muito quente e seco de sueste no Verão. Quando o vento está soprar de leste costuma-se dizer que "o tempo está do lado dos espanhóis" e significa ar quente e seco no Verão e frio e seco no Inverno.