Verão 2009 "fresco" ??

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Temperaturas abaixo da média

O tempo trocou as voltas aos banhistas e o Verão surge com manhãs frias e ventosas, próprias da Primavera. A exemplo dos últimos dois anos, Julho voltou a registar temperaturas abaixo da média, com um diferencial global de -0,9 graus. No dia 17, na serra da Estrela, foram registados apenas 5,8 graus de temperatura mínima e, no dia seguinte, foi a vez de Bragança acordar com um frio de 6,9 graus.

Concluída a primeira semana de Agosto, o tempo não apresenta melhorias, voltando a repetir-se os Verões frescos do ano passado e de 2007, depois do Verão tórrido de 2006, em que ocorreram três ondas de calor em Junho e Agosto.

O arrefecimento verificado em Portugal é comum ao resto do Globo, sendo explicado com o fenómeno La Niña. Fonte do Instituto de Meteorologia sublinha que 'não é, contudo, possível explicar o ligeiro arrefecimento verificado em Julho e Agosto desde 2007 com o La Niña, pois não está comprovado que este tenha influência sobre o nosso território'. 'São oscilações normais que se enquadram na variabilidade climática', acrescentou.

A chave para o Verão frio pode residir no Atlântico. Cientistas da Universidade de Kiel, Alemanha, defendem que também neste oceano a temperatura desceu. 'A circulação da água do mar é o grande distribuidor de calor no Planeta', disse Noel Keenlyside, cujo trabalho publicado na revista ‘Nature’ só prevê calor excessivo continuo para 2020.

LA NIÑA LEVA A ARREFECIMENTO

Após o ano tórrido de 2006, a temperatura do Planeta caiu, apesar de as estimativas resultantes do Aquecimento Global preverem o aumento gradual das temperaturas em especial no Verão. La Niña é a explicação dada pela Organização Meteorológica Mundial para o agora designado arrefecimento, que nos dois últimos Invernos provocou mesmo queda de neve no deserto na Arábia Saudita.

O fenómeno climatérico La Niña resulta de uma anomalia negativa da temperatura da água do mar no Pacífico Central com consequências no resto do Planeta. 'O último ano foi predominantemente caracterizado por condições La Niña, que se acredita serem parcialmente responsáveis pelo facto de a temperatura global em 2008 ter estado ligeiramente aquém dos valores dos últimos anos', divulgou o Instituto de Meteorologia.

SAIBA MAIS

JUNHO A FERVER

O Verão deste ano foi na Primavera com a ocorrência de duas ondas de calor, de 27 de Maio a 3 de Junho e de 10 a 22 de Junho (o Verão começou a 21). Amareleja registou 41,3 graus no dia 22.

92% do território do Continente está em situação de seca. A chuva forte que em Julho caiu no Minho e Douro Litoral foi responsável por só estas regiões escaparem à seca.

2 dias de Agosto registaram temperaturas superiores à média de máxima registada neste mês, que é de 27,8 graus em Lisboa. Só no dia 4 o termómetro atingiu os 30º.

PRÓXIMOS DEZ DIAS

Nos próximos dez dias a tendência de temperaturas em Lisboa afasta a ocorrência de ondas de calor.

"NÃO SABEMOS EXPLICAR AUSÊNCIA DE ONDAS DE CALOR" (Costa Alves, Meteorologista sobre o Verão fresco)

Correio da Manhã – Qual a explicação para a ausência de ondas de calor nos meses de Julho e Agosto desde 2006?

Costa Alves – Não conseguimos explicar. Sabemos que os sistemas frontais ocorrem a latitudes mais baixas do que Portugal com a consequente maior injecção de ar marítimo na Península Ibérica, agora por que isso acontece não sabemos. Talvez resulte de uma maior interacção entre o Oceano Atlântico e a atmosfera.

– A ausência de ondas de calor no Verão é boa para a saúde?

– É muito bom para a saúde e para as florestas. Recorde-se que entre 2003 e 2006, anos com Verões muito quentes, morreram 3800 pelo calor; destes 1953, em 2003.

– O fenómeno La Niña determina um arrefecimento a nível planetário. Essa é também a explicação para o Verão fresco no nosso país?

– Não. Na Europa não se observa nenhum sinal da sua influência, nem tão-pouco com o fenómeno contrário, o El Nino.

– Este arrefecimento coloca em causa o Aquecimento Global?

– Não, este resulta da poluição, mas não é linear na progressão.

Fonte: Correio da Manhã

É que nem vou comentar, já sabem a minha opnião :lmao::lmao: cuidado que vem para aí a neve toca de preparar as pás e o sal :cold: :lmao:
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
JUNHO A FERVER

O Verão deste ano foi na Primavera com a ocorrência de duas ondas de calor(...).

2 dias de Agosto registaram temperaturas superiores à média de máxima registada neste mês, que é de 27,8 graus em Lisboa. Só no dia 4 o termómetro atingiu os 30º.

Apenas 2 dias de Agosto com máximas superiores a 27,8 ºC ?

Seria preciso o mês ter acabado para podermos fazer uma contagem definitiva dos dias com máximas superiores ou inferiores à média para o mês de referência.

Não esquecer também que a estação utilizada para fins climatológicos é a do Geofísico, com extremos mais suaves do que a do aeroporto. Quero com isto dizer que apesar de não se ter chegado aos 30 ºC nos primeiros 3 dias do mês nessa estação, não significa que a estação de Gago Coutinho não tenha lá chegado. Aliás, se trabalharmos com unidades, que é o que o público que está fora destas paixões da meteorologia normalmente entende, podemos dizer que a estação de Gago Coutinho teve 30 ºC por aproximação no dia 3, em rigor 29,5 ºC.





As médias são isso mesmo, médias. Os meses são feitos de altos e baixos, dias acima e abaixo da média normal para o período de referência. As próprias médias incluem os desvios à média. A regra também inclui a excepção e tudo isso entra nas médias. A meteorologia é imprevisível a longo prazo e é impossível calcular tendências do ano seguinte com base no ano presente, daí que as médias incluam períodos, normalmente, de 30 anos. É extremmente inseguro e erróneo tirar conclusões acerca de aquecimentos ou arrefecimentos apenas com base nos dados de um ano.

É verdade que tivemos dias frescos; abaixo da média, mas também tivemos dias acima da média normal. E tudo isso entrará na média mensal. Aliás, tenho a certeza de que o mês acabará com uma anomalia positiva na estação climatológica do Geofísico, apesar das oscilações verificadas.

Não compreendo como é que podem fazer análises tão precocemente, se ainda estamos a meio do mês, análise essa que só inclui os primeiros dias do mês. Obviamente será conveniência do jornalista e da redacção em fazer crer apenas esse lado da realidade. Isto porque se tivermos em conta os dados relativos às temperaturas máximas, especialmente, a partir do dia 9 do presente mês, começa a subida que não interessa mostrar na notícia.

Apesar dos dias frescos no início do mês, os dias que estamos a presenciar agora apresentam temperaturas máximas acima da média para o mês de referência. Senão olhemos para as máximas a partir do dia 9, em Lisboa/Geofísico, a estação utilizada para recolher os extremos diários que entram posteriormente nos relatórios mensais do IM.

09) 27,9 ºC
10) 31,5 ºC (Gago Coutinho 33,5 ºC)
11) 35,4 ºC (Gago Coutinho 36,3 ºC)
12) 35,7 ºC (Gago Coutinho 35,8 ºC)
13) 33,7 ºC (Gago Coutinho 35,9 ºC)
14) 33,4 ºC (Gago Coutinho 35,7 ºC)
15) 32,2 ºC (Gago Coutinho 32,3 ºC)
16) 32,7 ºC


Mesmo só jogando com os dados da estação do Geofísico, nota-se claramente que as máximas na estação de Gago Coutinho ainda são bastante mais altas.


Será que o Verão está assim tão fresco ? :p
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O Verão em termos astronómicos pode começar a 21 de Junho, mas pelo menos em termos climáticos em boa parte de Portugal começa mais cedo. Seria bom que os jornalistas percebessem isso.

Quanto ao balanço final do Verão, só poderá ser feito no fina de Setembro, embora o trimestre de análise do IM não inclua este mês. Por isso, caso Agosto continue quente, teremos um Verão com temperaturas acima da média, pelo menos no Sul e no Interior Norte e Centro.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Se estiveres a falar de Verão astronómico, andam sim. Se estiveres a falar de Verão climatológico, poderá haver uma ligeira anomalia negativa nalguns confins das altas montanhas do Norte, mas nunca superior a -0,5ºC.

No litoral Norte há de facto uma anomalia negativa. Não sei até que ponto no presente mês, mas Julho teve uma anomalia de -1,0 ºC no litoral Norte, de forma geral. É uma excepção muito localizada em relação à tendência do restante território.

Podes confirmá-lo no relatório mensal de Julho do IM.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Se estiveres a falar de Verão astronómico, andam sim. Se estiveres a falar de Verão climatológico, poderá haver uma ligeira anomalia negativa nalguns confins das altas montanhas do Norte, mas nunca superior a -0,5ºC.

No litoral Norte há de facto uma anomalia negativa. Não sei até que ponto no presente mês, mas Julho teve uma anomalia de -1,0 ºC no litoral Norte, de forma geral. É uma excepção muito localizada em relação à tendência do restante território.

Podes confirmá-lo no relatório mensal de Julho do IM.

E não é só o Litoral Norte com anomalia negativa.

braganca170809.png


:thumbsup:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
O artigo toma o verão como o astronómico, e desde 21 de Junho estamos efectivamente com anomalia negativa, por agora. Mas se tomarmos o verão climatológico, estamos claramente com anomalia positiva. Julho teve uma anomalia de -0,9ºC, mas Junho teve uma anomalia de +1,5ºC e este mês acabará muito provavelmente acima da média em todo ou quase todo o território, e neste momento penso que parte do país já está em onda de calor ou prestes a entrar nela. Eu já perdi a conta às ondas de calor que houve este ano, mas ondas de frio ainda não contei nem uma... :rolleyes:

Só não sabia que tem de haver uma boa explicação para não haver ondas de calor em Julho e Agosto. Tratando-se por definição de um período com temperaturas anómalas, depois dos Verões infernais de 2003-2006 as pessoas já o tomam como sendo o normal. Acho que não temos uma onda de frio nos meses de inverno desde 2005 (excepto em pontos isolados), e ainda ninguém pediu explicações por isso. Aliás, a maioria das pessoas pensa que o inverno passado foi um dos mais frios dos últimos anos, quando na realidade teve temperaturas normais.

PS: Também há que ter em conta que as anomalias agora são feitas em relação ao período 1971-2000, se fosse usado o período 1961-1990 as anomalias positivas seriam ainda maiores e as negativas seriam mais pequenas ou em alguns casos passariam a anomalia positiva.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
E sai mais uma onda de calor.

Estação meteorológica de Sagres regista onda de calor

As estações meteorológicas de Sagres, Alvega (Entroncamento), Nelas, Monção e Bragança registam desde hoje situações de onda de calor, após seis dias com temperaturas superiores à média.
Desde terça-feira passada e até domingo que as regiões onde estão colocadas as cinco estações meteorológicas referidas têm registado temperaturas máximas superiores à média, de acordo com o Instituto de Meteorologia.

Considera-se que ocorre uma onda de calor quando num intervalo de pelo menos seis dias consecutivos a temperatura máxima diária é superior em cinco graus Celsius ao valor médio diário no período de referência, segundo definição da Organização Meteorológica Mundial. O IM utiliza para os seus boletins climáticos o período de referência entre 1971-2000.

Fonte do IM adiantou à Lusa que se as temperaturas se mantiverem hoje elevadas, terça-feira outras regiões do país vão entrar em onda de calor.

Desde o início da semana passada que as temperaturas têm estado acima dos 30º, com muitos distritos a ultrapassarem os 35º, à semelhança do que se prevê para esta semana.

De acordo com as previsões do IM, que constam no seu site na Internet, só se prevê uma descida da temperatura máxima na quinta-feira

Fonte: Observatório do Algarve

De salientar, estão mais 14 locais entre eles Lisboa, Sines, Penhas Douradas, Braga, o resto não sei, prestes a entrarem em onda de calor segundo o IM em declarações à Antena 1.

Concordo plenamente com o que o Fil disse.

Este Verão fresco é que não tem nada, um verão relativamente mais quente do que os doia últimos, e isso ninguém pode dizer que é falso.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Bem, são notícias deste tipo revelam e alimentam a típica mentalidade do "portuguesinho". Já estou farto de bater na mesma tecla noutro tópicos, acerca das preferências pessoais de cada um que condiciona a falta de rigor na interpretação de dados e na exposição de afirmações inadequadas. Ora nesta notícia passa-se o mesmo, vindo duma entidade que à partida deveria sentir o peso da responsabilidade naquilo que publica. "Como não foi um verão com extremos de calor, não vamos dizer que foi um verão normal porque isso não vende nada, vamos mas é dizer que foi um verão frio, é isto que faz notícia e é isto que, sem o minimo de cepticismo, a população gosta de ler. E já agora, antes que venha o calor que já está previsto, vamos lançar a notícia para não falhar o timing." Só pode ser isto que os autores e publicadores pensaram, mas o que mais me espanta é que ainda têm a colaboração do IM, quando, senao me falha a matemática, ainda faltam alguns dias para o verão acabar.
Esta falta de rigor e isenção choca-me e, apesar deste ser um tema que pouca controvérsia e burburinho gera no nosso país, serve de ponte para imaginarmos o que de obscuro se passa noutros sectores da sociedade. :(
Off-topic à parte, inevitável dado o teor da noticia, ainda é muito cedo para fazer juízos sobre o verão, mas exceptuando o norte no litoral e noutras regiões localizadas, certamente acabará como sendo um verão dentro das médias, sem grandes anomalias, com anomalia positiva no algarve, sem dúvida. Mas... no fim do jogo é que se vêem os golos :D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
é incrivel!! já andam a falar em outono:confused: estamos no mês mais quente, em media, na grande maioria do territorio continental portugues sendo que as excepções algumas zonas como as terras altas em que julho é o mes mais quente e em alguns locais da costa ocidental e nas ilhas onde setembro é o mes mais quente.... sendo que es diferenças entre a Tmed destes três meses ronda, em todas as EMAS e RUEMAS portuguesas, as decimas do grau...
este topico é totalmente inutil nesta altura...é como fazer um resumo de um jogo no primeiro minuto da segunda parte:disgust: