Verão 2010: Previsão sazonal e balanço

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A praticamente um mês do início do Verão climatológico em grande parte do país, e a dois meses do Verão astronómico, quais sãos os vossos palpites? Verão húmido e fresco, quente e seco, quente e com convecção ou seco e fresco com muita nortada?
 


mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Se por palpites entendes desejos, então desejo que seja um Verão quente e seco, pois de chuva e de frio já tivemos a nossa conta este ano... e se a cada estação corresponder o tempo que lhe é característico, então que assim seja o Verão.
Quanto a previsões sazonais propriamente ditas, os entendidos e os crentes nesse tipo de previsões, nos quais não me incluo, que melhor se pronunciem...:)
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Pessoalmente desejo que seja um verão fresco com alguma uma precipitação não sou muito apreciador do calor excessivo para tudo o que seja acima dos 30º graus já se torna incomodativo sei que os portugueses na sua maioria gostam muito de muito calor e detestam chuva, eu não de acordo com os nº dados e normativos que tenho ao meu dispor ate hoje a data não foram superados em nenhum mes o record o valor da precipitação os anos de 1996,1997 e 2003 para referir os mais recentes foram anos em que a percepitação foi mais elevada durante os 1ºs meses do ano, também é curioso de referir que existiu um orgão de comunicação social que informou que o mês de Março foi o mes mais frio das ultimas decadas e o que verifico que no ano de 2004 a temperatura media do ar no mes de Março foi inferior 0,5 em media na maioria das cidades do continente comparativamente ao Março deste ano, por isso existe sempre algum exagero a volta destas questões metereologicas e muito aproveitamento dos Media lançado por vezes ate alguns boatos e meias verdades.

Acho que nos portugueses deveremos estar contentes de uma forma geral com a precipitação verificada em Portugal continental com a excepção da intempere de Torres Vedras principalmente no centro sul e sul do pais onde já existiam riscos elevados de seca extrema.
Desejo que o verão seja fresco e que ocorra alguma precipitação é o que eu desejo com isto não estou a dizer que desejo que chova os dias todos do verão claro que desejo bons dias de sol para a praia mas um pouco de chuva para refrescar um pouco tambem não faz mal a ninguém.

Cumps
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
....parece-me que teremos um verão quente a normal, e com precipitações dentro do normal.
acho que ocorrerão algumas ondas de calor, algumas delas podendo ser intensa.
basicamente, os meses de junho-setembro serão sustentadamente quentes a normais e talvez razoavelmente convectivos....eventualmente comparaveis a este mês de abril, convecção e temperaturas boazinhas:lol::D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
também é curioso de referir que existiu um orgão de comunicação social que informou que o mês de Março foi o mes mais frio das ultimas decadas

Foi o próprio IM que referiu ter sido este Março o mais frio dos últimos 24 anos.

Março de 2004 também foi fresco, mas o deste ano foi um pouco mais.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Quanto a desejos, quem vive no litoral gosta de calor, mas gostava de vos ver a aturarem quase cem dias consecutivos de máximas acima de 30 graus, e vários próximos de 40. Eu quero um verão fresco, com alguns dias mais quentes para trovoada.

Para além dos desejos, o que vai acontecer? Ainda falta muito, a NOAA que eu já muitas vezes critiquei mas tem estado ultimamente certeira, aponta para um verão bem fresco.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Quanto a desejos, quem vive no litoral gosta de calor, mas gostava de vos ver a aturarem quase cem dias consecutivos de máximas acima de 30 graus, e vários próximos de 40. Eu quero um verão fresco, com alguns dias mais quentes para trovoada.

Para além dos desejos, o que vai acontecer? Ainda falta muito, a NOAA que eu já muitas vezes critiquei mas tem estado ultimamente certeira, aponta para um verão bem fresco.

Eu sigo e apoio a mesma linha de raciocínio :thumbsup: ;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Quanto a desejos, quem vive no litoral gosta de calor, mas gostava de vos ver a aturarem quase cem dias consecutivos de máximas acima de 30 graus, e vários próximos de 40. Eu quero um verão fresco, com alguns dias mais quentes para trovoada.

Para além dos desejos, o que vai acontecer? Ainda falta muito, a NOAA que eu já muitas vezes critiquei mas tem estado ultimamente certeira, aponta para um verão bem fresco.

Eu passo uma parte apreciável dos meus dias no Alentejo, pois faço muitas viagens e continuo a apreciar dias de 40 ºC. É, além disso, para mim um prazer viver os extremos, desde os dias mais gélidos ao calor extremo, é esta paixão pela meteorologia que nos une, e é assim que eu a encaro, felizmente não tenho problemas físicos relativamente a temperaturas extremas.

Mesmo no local onde moro, a uma altitude muito baixa, o calor não dá tréguas e tenho muitos dias acima dos 30 ºC durante o Verão, como muitos locais do litoral não têm, certamente. Continuo a desejar sempre um Verão longo e bastante quente. E que os meus desejos se tornem realidade. :p
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Os próximos meses, a confirmarem-se as previsões da NOAA, poderão ser mais húmidos que o normal. Não muito mas com tendência a maior precipitação...
E esta tendência tem sido mostrada há várias semanas.

euprecmon.gif

euprecsea.gif


Quanto às temperaturas, teremos algo entre ligeiramente abaixo da média até Julho\Agosto e em setembro ligeiramente acima da média. Esta tendência também se tem mantido ao longo destas últimas semanas, nas cartas de previsão da NOAA.

eut2mmon.gif

eut2mseanr.gif


Mas como sempre são previsões falíveis. O que de facto se mantêm é uma certa tendência para termos os próximos meses frescos a normais ao nível da temperatura, e ligeiramente húmidos.

Eu penso que não será nada incomum se se confirmarem estes dados. Nem todos os anos podemos ter primaveras e Verões quentes e secos. A experiência recente tem-nos mostrado essa realidade, mas acredito que possamos ter anos com estas estações mais frescas e húmidas, afinal uma dinâmica esperada do clima português...:thumbsup:
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Foi o próprio IM que referiu ter sido este Março o mais frio dos últimos 24 anos.

Março de 2004 também foi fresco, mas o deste ano foi um pouco mais.


Pessoal sem querer por em causa nenhum normativo climatico devo-vos dizer que de acordo com a fonte que consulto que é:

www.tutiempo.net

a temperatura Media mensal do mes de Março de 2004 foi:

Lisboa:

12,3º graus

http://www.tutiempo.net/clima/LISBOA_GAGO_COUTINH/03-2004/85790.htm

Porto:

11º Graus

http://www.tutiempo.net/clima/Porto_Pedras_Rubras/03-2004/85450.htm


e a temperatura Media mensal registada no mes de Março deste ano de 2010:

Lisboa:

13º graus

http://www.tutiempo.net/clima/LISBOA_GAGO_COUTINH/03-2010/85790.htm

Porto:

12º graus

http://www.tutiempo.net/clima/Porto_Pedras_Rubras/03-2010/85450.htm


Objectivamente estes dados comprovam que o mês de Março de 2004 acaba por ter tido uma temperatura media mensal mais baixa que o mês de Março deste ano de 2010,logo este mês de Março de 2010 nestas 2 cidades não foi seguramente o mês mais frio da ultima década logo muito menos das ultimas décadas .

Devo referir que este site tem os registos e os normativos climáticos de todo os anos em muitos casos que existem estações meteorológicas oficiais aqui podem comprovar o mês de Janeiro de 1987 onde nevou no Porto entre outras curiosidades é um site com informação muito interessante onde estes dados são recolhidos das estações meteorológicas.

Cumps :thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Objectivamente estes dados comprovam que o mês de Março de 2004 acaba por ter tido uma temperatura media mensal mais baixa que o mês de Março deste ano de 2010,logo este mês de Março de 2010 nestas 2 cidades não foi seguramente o mês mais frio da ultima década logo muito menos das ultimas décadas .

Devo referir que este site tem os registos e os normativos climáticos de todo os anos em muitos casos que existem estações meteorológicas oficiais aqui podem comprovar o mês de Janeiro de 1987 onde nevou no Porto entre outras curiosidades é um site com informação muito interessante onde estes dados são recolhidos das estações meteorológicas.

Cumps :thumbsup:

Mas o facto de no Porto e em Lisboa, Março de 2010 não ter sido mais frio que Março de 2004, não significa que ao nível do continente, Março não tenha sido o mais frio dos últimos 24 anos. É que além dessas duas estações, o IM recorre de mais 52 estações espalhadas pelo país.
E se repararmos no mapa do relatório de Março, vemos que a maior anomalia não se deu no litoral, mas no interior.





:thumbsup:
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Mas o facto de no Porto e em Lisboa, Março de 2010 não ter sido mais frio que Março de 2004, não significa que ao nível do continente, Março não tenha sido o mais frio dos últimos 24 anos. É que além dessas duas estações, o IM recorre de mais 52 estações espalhadas pelo país.
E se repararmos no mapa do relatório de Março, vemos que a maior anomalia não se deu no litoral, mas no interior.





:thumbsup:

Ok Andre muito bem bom post de facto faz todo o sentido eu é que generalizei estas duas cidades pelo pais inteiro :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Os próximos meses, a confirmarem-se as previsões da NOAA, poderão ser mais húmidos que o normal. Não muito mas com tendência a maior precipitação...
E esta tendência tem sido mostrada há várias semanas.

euprecmon.gif

euprecsea.gif


Quanto às temperaturas, teremos algo entre ligeiramente abaixo da média até Julho\Agosto e em setembro ligeiramente acima da média. Esta tendência também se tem mantido ao longo destas últimas semanas, nas cartas de previsão da NOAA.

eut2mmon.gif

eut2mseanr.gif


Mas como sempre são previsões falíveis. O que de facto se mantêm é uma certa tendência para termos os próximos meses frescos a normais ao nível da temperatura, e ligeiramente húmidos.

Eu penso que não será nada incomum se se confirmarem estes dados. Nem todos os anos podemos ter primaveras e Verões quentes e secos. A experiência recente tem-nos mostrado essa realidade, mas acredito que possamos ter anos com estas estações mais frescas e húmidas, afinal uma dinâmica esperada do clima português...:thumbsup:

Não se pode ligar a previsões de mais humidade (chuva no Verão) mas porque digo isto ???
Muito simples a média de Junho, Julho, Agosto em Faro é quase zero, logo se aparecer a azul quer dizer poderá chover 4 mm, e onde cai 30 mm por exemplo na serra a verde quer dizer que cairá 40 mmm por exemplo...
Não liguem a isto porque o NOAA dá-nos do ponto de vista global e não espacial .....
Além disso todos os anos eles darão o verão mais chuvoso !!!
O NOAA e qualquer modelo interessa somente desde o Outono até primavera, mas apenas até Abril !!