Verão 2010: Previsão sazonal e balanço

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Boa tarde.

De onde tirou estes dados? É que não batem certo com os dos boletins climatológicos do IM... (Na precipitação, uma vez que a Tmed não vem tabelada nestes relatórios)


http://www.tutiempo.net/clima/Porto_Pedras_Rubras/85450.htm

http://www.tutiempo.net/clima/LISBOA_GAGO_COUTINH/85790.htm

http://www.tutiempo.net/clima/Faro_Aeroporto/85540.htm

Não sei qual é a fonte deste site mas penso que seja credivel alias este site tem os normativos climaticos mensais diarios de quase todas as cidades de todos os paises em todos os continentes na minha opinião é um site muito interessante e rico em informação.
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
http://www.tutiempo.net/clima/Porto_Pedras_Rubras/85450.htm

http://www.tutiempo.net/clima/LISBOA_GAGO_COUTINH/85790.htm

http://www.tutiempo.net/clima/Faro_Aeroporto/85540.htm

Não sei qual é a fonte deste site mas penso que seja credivel alias este site tem os normativos climaticos mensais diarios de quase todas as cidades de todos os paises em todos os continentes na minha opinião é um site muito interessante e rico em informação.

Oki entendido :) A minha intenção era só mesmo saber a origem. Pequenas variações para os dados oficiais são normais...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boss, a todos, as previsões do ECMWF, neste momento, colocam um verão quente em Portugal, com uma anomalia entre 2 a 3ºC acima da média com maior anomalia no Sul e Interior Norte.

Tens acesso completo ao ECMWF ? E estás a ver isso bem ? Uma anomalia entre 2 e 3ºC num Verão inteiro é muita fruta, a realizar-se seria um dos Verões mais quentes de sempre. 2005 foi o mais quente de sempre e teve +2.38ºC, o 2º mais quente (1949) teve +1.98ºC seguindo-se 2004 e 2003, com +1.92 ºC e +1.91ºC respectivamente.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A última probabilística do ECMWF para o Verão


Temperatura T2m

ecmt2.png



Precipitação

ecmp.png




Altura Geopotencial aos 500hPa

geop.png







EUROSIP (Multi modelo sazonal - ECMWF/MetOffice/Meteo-France)


eurot2prob.png


europrecprob.png




eurot2mean.png


europrecmean.png
 

Climat

Cirrus
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
28
Local
Moncarapacho, a 7 kms de Olhão
Tens acesso completo ao ECMWF ? E estás a ver isso bem ? Uma anomalia entre 2 e 3ºC num Verão inteiro é muita fruta, a realizar-se seria um dos Verões mais quentes de sempre. 2005 foi o mais quente de sempre e teve +2.38ºC, o 2º mais quente (1949) teve +1.98ºC seguindo-se 2004 e 2003, com +1.92 ºC e +1.91ºC respectivamente.

Vince, em respeito à pergunta, tenho acesso completo ao ECMWF, a UALG tem uma parceria com o ECMWF, em que eles permitem a que tenhamos acesso, mas com algumas restrinções ao nível da publicação para o exterior.
A previsão assim o indica entre 2ºC a 3ºC no mês de Abril, agora a última previsão antes do Verão que começa a 1 de Junho, do mês de Maio e que tu colocaste mapas com a probabilidade alta em que todos indicam um Verâo acima da média, ao contrário da previsão do NOAA. No mapa das anomalias da temperatura a 2 metros continua um Verão extremamente quente entre 1.5ºC a 2.5ºC com particular incidência no Sul e Interior Norte, atenuou um bocado a previsão mas continua a projectar um Verão extremamente quente. Na minha previsão, vamos ter várias vagas de calor, principalmente, o Sul da Europa, Portugal, Espanha, Itália e Grécia, vão ter muitos problemas ao nível dos incêndios, se estas previsões estiverem correctas. A Europa Central pode ter uma vaga de calor este Verão, mas menos intensa que a de 2003, mas vai ter muitos problemas ao nível de cheias.

Agradeço que dia 1 de Junho vejam a previsão feita por mim, que vai ser publicada no Blog"Tempo no Algarve", é a 1ªvez que vai ter uma previsão mais detalhada a nível das previsões sazonais.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Vince, em respeito à pergunta, tenho acesso completo ao ECMWF, a UALG tem uma parceria com o ECMWF, em que eles permitem a que tenhamos acesso, mas com algumas restrinções ao nível da publicação para o exterior.
A previsão assim o indica entre 2ºC a 3ºC no mês de Abril, agora a última previsão antes do Verão que começa a 1 de Junho, do mês de Maio e que tu colocaste mapas com a probabilidade alta em que todos indicam um Verâo acima da média, ao contrário da previsão do NOAA. No mapa das anomalias da temperatura a 2 metros continua um Verão extremamente quente entre 1.5ºC a 2.5ºC com particular incidência no Sul e Interior Norte, atenuou um bocado a previsão mas continua a projectar um Verão extremamente quente. Na minha previsão, vamos ter várias vagas de calor, principalmente, o Sul da Europa, Portugal, Espanha, Itália e Grécia, vão ter muitos problemas ao nível dos incêndios, se estas previsões estiverem correctas. A Europa Central pode ter uma vaga de calor este Verão, mas menos intensa que a de 2003, mas vai ter muitos problemas ao nível de cheias.

Agradeço que dia 1 de Junho vejam a previsão feita por mim, que vai ser publicada no Blog"Tempo no Algarve", é a 1ªvez que vai ter uma previsão mais detalhada a nível das previsões sazonais.

Efectivamente, acredito nesse padrao, ainda mais acentuado pela AO-.
De facto o Joe bastardi fala em cheias na europa central devido ás anomalias poisitivas de SST no atl/mediterraneo, o que leva a uma maior disponibilidade de vapor de água e calor na atmosfera e leva a uma maior facilidade em formação/maior intensidade, especilmente entre agosto/set e o final do outono, no que toca a sistemas depressionarios e eventos convectivos, para alem das configurações na cintura subtropical serem favoraveis á entrada de sistemas tropicais em decaimento no fluxo zonal, sendo arrastados até a europa.
Este verão será, sem duvida, muito quente e trará degelo acentuado na calote polar:hehe::unsure:
Arrisco-me a dizer que teremos um verão parecido com os de 03-05 mas um outono do genero de 06-07, portanto, um verão quente com o AA entre a bermuda e as britanicas e um outono em que toda esta energia acumulada se desprenderá:thumbsup:

Estes links dizem tudo:

http://www.ecmwf.int/products/forec... months!Tropics!201005!prob for highest 20%!/

http://www.ecmwf.int/products/forec...4 months!Tropics!201005!prob for lowest 20%!/

http://www.ecmwf.int/products/forec... months!Tropics!201005!prob for highest 20%!/

Nestes dois ultimos denota-se a tendenciade uma forte época de furacões, e a atenção, estou a colocar dados referentes á probabilidade de se ultrapassarem os 20% mais elevados de sempre!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nunca é tarde para recordar as cautelas que se devem ter com modelos sazonais.

Traduzi por exemplo as recomendações da própria ECMWF:

Como todos os outputs de modelos de previsão numérica, o uso simplista do output de um modelo não é recomendado. Previsões finais para o público em geral devem ser sempre cuidadosamente preparadas, combinando dados de diferentes modelos. Como foi demonstrado em experiências anteriores (como o projecto DEMETER) uma abordagem multi modelo é benéfica.

É também uma boa prática comparar diferentes previsões para determinada data ao longo do tempo. Olhar simplesmente para o último output disponível pode originar grandes erros.

Os modelos sazonais e mensais são globais e almejam representar padrões de larga escala. O tempo e clima local podem ser muito influenciados por factores como áreas costeiras, montanhas, superfície terrestre, factores demasiado pequenos para existirem em modelos com tão pouca resolução.

Profundo conhecimento local e também conhecimento na interpretação estatística são importantes factores para avaliar o output de um modelo, e traduzir o mesmo em previsões locais e regionais realistas para as populações.

http://www.ecmwf.int/products/forec...rs_of_the_monthly_and_seasonal_forecasts.html
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
As cartas para a Europa do ECMWF System 3 (saída 15 Maio) para JJA (Junho/Julgo/Agosto).

Probabilidade Temperatura em relação à média climatológica

ecmt2prob.png




Probabilidade Precipitação em relação à média

ecmprecprob.png








Anomalia Temperatura média ºC em relação à média climatológica

ecmt2mean.png



Anomalia Precipitação % em relação à média climatológica

ecmprecmean.png
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Relativo ao que nos aguarda os meses de Julho,Agosto e Setembro de facto ainda ninguem pode garantir como ira ser estes meses se com anomalias positivas e negativas porque todos as previsões sazonais tem uma margem de erro consideravel sendo dificil antecipar cenarios.
Eu pessoalmente tenho a convicção que o Verão será um verão normal sem grandes anomalias postivas ou negativas aquilo que eu desejo é q não seja exageradamente quente e secos por todos os motivos e mais alguns-risco de seca incendios florestais etc....
Mas a razão deste meu comment é apenas para referir que para a proxima semana entre dia 8 a 12 de Junho irão exisitr fortes probabilidades de forte percipitação em quase todo o territorio nacional preve-se que na região de Lisboa uma quarta-feira de chuva intensa... onde nesta semana pode-se antingir valores de percipitação entre os 25-35 mm na região de Lisboa... o que não deixa de ser curioso se estas previsões se concretizarem que pelos vistos Lisboa poderá vir a ter um mês de Junho Humido e chuvoso e não seco como normalmente não acontece já nos meses de Junho o que não deixa tambem de ser curioso que todos os meses deste ano foram meses humidos em quase todo o territorio inclusive a região de Lisboa o que desejo é q esta tendencia se mantenha e q mesmo em Julho em Agosto possamos ter um ou outro dia de chuva tambem para refrescar um pouco os dias e que os meses de Outuno não tenham uma inversão desta tendencia e sejam meses particularmente quentes e secos pois isso não traz nada de positivo e de bom no meu ponto de vista ao nosso territorio...

cumps
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
As cartas para a Europa do ECMWF System 3 (saída 15 Maio) para JJA (Junho/Julgo/Agosto).

Probabilidade Temperatura em relação à média climatológica

Probabilidade Precipitação em relação à média

Anomalia Temperatura média ºC em relação à média climatológica

Anomalia Precipitação % em relação à média climatológica

ecmprecmean.png

Tens o link para estes mapas? Não os consigo encontrar no site do ECMWF, serão de acesso restrito?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas:)
Desde que junho se fez conhecer notámos nele uma "personalidade" meio rabugenta...um pouco a contrastar com a bi-polaridade algo severa dos meses de abril e maio.
Há semanas que se instalou um padrão instavel da circulação nos niveis altos, que se reflecte em muita inconsistencia na colocação dos centros de pressão em superficie.
Quando era suposto entrarmos num periodo mais sólido, com a dorsal a fortalecer-se e a colocar-se mais sobre nós, acabamos foi por nos deparar com uma autentica "mixórdia" climatica:lol:
Acontece que o inevitavel AA acabará por se estabelecer...ainda é dificil adivinhar o momento mas sim, ele virá pois se não viesse seria coisa séria...
Neste momento o GFS e o ECMWF tendem a colocar o AA sobre o atlantico central, acabando por fortalece-lo, tal como á dorsal de niveis altos, restituindo os padrões tipicos de circulação ( lentamente...) durante os proximos dias/semanas...sendo que pelas 180/240h parece que fica tudo mais estavel á medida que a actual insurgência da NAO-/AO- vai-se neutralizando.

Este verão será em principio quente ( com algumas ondas de calor possiveis), embora um pouco mais instavel que o normal, o que levará a que os dias anticiclonicos e quentes sejam pontualmente separados por dias, ora mais frescos e ventosos, ora convectivos e interessantes, com o AA no atlantico estendendo-se para N/NE sobre o atlantico NE.
Provavelmente a anomalia positiva de temperaturas/SST´s será mais notória nos meses de julho/agosto e até meados de setembro, portanto é caso para dizer que nada está perdido:)

No que toca ao outono, talvez este seja interessante, pois com a regressão da crista anticiclonica ( set-out) talvez ocorram alguns fenomenos mais severos, nomeadamente na bacia mediterranea e na europa ocidental, devido a factores como as elevadas SST´s e a possivel chegada de sistemas tropicais deteriorados ou plumas.

A tendencia actual, portanto, remete para um verão quente a normal, com precipitação na média, um outono normal com precipitação dentro ou acima da média e ainda um inverno normal a fresco com precipitação na média ou abaixo desta.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Pelo descrito anterior parece-me que a confirmar-se teremos um verão normal, ou seja, um pouco diferente dos anteriores no que se refere a possíveis trovoadas já que nos presentearam com poucos destes fenómenos convectivos (principalmente cá pelo litoral norte).

Já relativamente ao outono acho que ainda será um pouco distante para afiançar previsões. Pelos dados de há 1 mês atrás teríamos um outono mais seco que o normal...aguardemos.

Seguem os mapas relativamente às previsões da NOAA, efectuados ontem dia 19:
Temperatura 2 mt mensal
eut2mmonh.gif

Temperatura 2 mt sazonal
eut2msea.gif


Precipitação mensal
euprecmon.gif

Precipitação sazonal
euprecsea.gif


Relembro que a precipitação é em mm\mês e não em percentagem.

Mais informações nesta página do NCEP coupled forecast system model (CFS).
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Aristocrata, devo referir que os modelos americanos são uma pequena peça do puzzle...eu consultei o ECMWF e o que tem vindo a ser referido sobre o GFS, noutros sites, sendo que apontam para um cenario, na europa, um pouco "warmer"...em todo o caso o meu post foi um resumo da informação que retirei dessas fontes:)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Previsão Sazonal Verão 2010

Previsão Verão 2010 no Algarve:


Hoje, começa o Verão climático e entrou bastante quente, pode ser mesmo a 1ªvaga de calor deste Verão. Este Verão vai ser particularmente quente, mas por vezes, extremamente quente, essencialmente no final de Julho.e princípio de Agosto. Quanto à precipitação, será um Verão seco sem muitas novidades.


Junho: Mês com temperaturas superiores à média e precipitação abaixo da média.



A 1ªsemana será bastante quente, a 2ªsemana continua a ser quente, a 3ªsemana será a mais fresca do mês de Junho, a 4ª semana será quente.

Temperaturas: anomalia entre +1.5ºC e os +2.0ºC

Precipitação: entre 0 mm a 10 mm.

Julho: Mês com temperaturas acima da média, quanto à precipitação abaixo da média.



Este mês todas as semanas serão acima da média, com especial incidência na 4ªsemana que pode ser extremamente quente.

Temperaturas: anomalia entre +1.5ºC e os +2.5ºC .

Precipitação: 0 mm


Agosto: Mês com temperaturas muito quente e precipitação abaixo da média.

A primeira metade do mês de Agosto será extremamente quente, na 2ª metade do mês as temperaturas tendem a regressar a valores normais.

Temperaturas: anomalia entre +1.8ºC e os +2.7ºC

Precipitação: entre 2 mm a 10 mm

Resumindo, será um Verão muito quente, com uma anomalia considerável, à volta dos 2ºC acima da média, com períodos de muito calor e será um Verão muito problemático ao nível dos incêndios, devido ao Inverno chuvoso que tivemos.

Fonte: Tempo no Algarve (publicada pelo membro "Climat" no dia 1 de Junho).

Até agora, não fugiu muito ao previsto, talvez a previsão na 2ªsemana tenha sido errada, mas a última semana de Junho já parece ser mais quente, do que esta última semana, de referir que as semanas são sempre entre 1 a 7, 8 a14, 14 a 21, 21 a 28 considera-se os dias 29,30 e 31 pertencentes à última semana do mês, ou seja, a 4ªsemana.