Verão californiano

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Local
Lisboa (80m)
Bom dia

Pelas estatísticas da região costeira ocidental de Portugal, vamos estando com o verão mais 'californiano' desde há uns anos atrás. Veremos o que nos reserva o resto do verão.

Csa ou Csb? Cá por mim prefiro o último.:)

Recordo-me que há muitos anos atrás as estatísticas apontavam para verões do tipo californiano, mas as alterações atmosféricas alteraram o clima significativamente nalguns pontos do Globo.

Certo. A Califórnia é banhada por uma corrente fria, ao contrário de Portugal que ainda apanha um ramo da corrente quente do Golfo, embora a corrente fria das Canárias se comece a desenhar ao largo de Portugal, mais para sul.

O clima da costa ocidental portuguesa é predominantemente do tipo Csb enquanto que no resto do país é do tipo Csa, com excepção do extremo norte, onde já há influência continental com temperaturas extremas, quer de verão, quer de inverno, ou oceânica junto às regiões costeiras e vertentes das montanhas viradas a oeste, como o Gerês. No extremo sul do Alentejo interior e na parte leste do Algarve já temos um clima a tender para o árido do tipo estepe.

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Sim, se te referires ao caso de as temperaturas mais altas em São Francisco serem não em julho ou agosto, mas sim em setembro/outubro.

Acontece que em julho/agosto as mínimas chegam a ser idênticas às de inverno da nossa costa mais a sul.

Lá disse o Tom Sawyer: " O inverno mais frio que passei na minha vida, foi num verão em São Francisco":)

• Gosto
Reactions: Danilo2012