Viagem a Serra da Estrela

Jodamensil

Cumulus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
350
Local
Loures (200m)
Boas pessoal,
Tudo bem?
Neste topico que criei gostava de ter as vossas opinioes, eu no final deste mes vou passar um fim de semana ( entanda-se por sabado, domingo e segunda feira) ali para os lados da sertã, e com a intenção de domingo ser reservado todo o dia para explorarmos a zona da serra da estrela, vamos de carrinha e gostavamos de subir à torre.
Mas é aqui que gostava que me dessem as vossas opnioes, é a primeira vez que lá vou, sei que a Torre, pronto é o topo da serra e todo o pessoal lá vai e também irei lá, mas que mais posso visitar na serra sem ser a Torre?
Que caminho devo fazer, vou iniciar a minha viagem da Sertã para a Serra da Estrela. Quando chegar à Serra da Estrela por onde devo subir e por onde devo descer, tambem gostava de visitar Manteigas.
Sou bastante desconhecido daquela zona e gostava de conhecer sei que um dia é pouco, mas digam me da vossa justiça.
Cumprimentos,
Daniel :thumbsup:
 


Shimmy

Cirrus
Registo
27 Mai 2010
Mensagens
42
Local
Lisboa
Não sou nenhuma expert, até porque sou dos Açores (estou a viver em LX há 9 anos) mas sou uma apaixonada pela Serra da Estrela e já lá fui umas vezes, sempre em pleno Inverno.

A minha sugestão é que suba pelo lado da Covilhã como se fosse para a Torre, mas vire à direita a seguir às Penhas da Saúde em direcção a Manteigas, descento pelo Vale Glaciar. Assim pode desfrutar de uma paisagem geológica completamente imperdível, bem como ver a nascente do Zêzere e visitar o parque de piqueniques do Covão da Ametade.

Daí, dependendo da hora e do tempo passando por Manteigas, eu iria a Linhares da Beira e Folgosinho. Há um restaurante nesta última aldeia chamado Albertino (convém ligar a marcar) que serve um menu espectacular de 4 pratos típicos, não tenho é a certeza que sirva almoços...

Depois faria a subida para a Torre pelo lado Norte, passando em Seia ou em Gouveia (ou em ambos) para ver o pôr-do-sol na Torre, descendo depois novamente pela Covilhã.

Em alternativa, especialmente se houver neve, sugiro a volta ao contrário, ou seja: Covilhã - Torre - Vale Glaciar - Manteigas - Seia OU Gouveia - Linhares - JANTAR no Albertino (folgosinho) e regresso via Guarda.

Já estou com vontade de ir só de pensar nisto :) have fun!!!*

PS - dependendo do interesse, em Seia há o Centro de Interpretação da Serra da Estrela, que é muito interessante mesmo, especialemente a nível de origem geológica. Mas só com um dia... não aconselho a perder muito tempo "indoors"...