Viagem ao Alto Minho e Montalegre (16 a 20 de Março de 2009)

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Em mais um périplo pelo país, desta vez escolhi a região de Montalegre, primeiro e Alto Minho, depois.
Todos os anos, sempre que tenho férias, tento conhecer um pouco mais deste nosso país que tão belo é, e que por vezes, tão esquecido é, em detrimento de outras paragens...
Deixo-vos aqui algumas das (muitas) fotos que tirei, procurando localizar cada uma.
Espero que gostem...

A paisagem vista do alto do castelo de Póvoa de Lanhoso...
imagem024qgu.jpg


A caminho de Montalegre, eis a imponência da Serra do Gerês...
imagem046g.jpg


Vistas de Montalegre, uma cidade a revisitar com neve...

imagem072.jpg


imagem074o.jpg


imagem091.jpg


imagem099m.jpg


imagem104t.jpg


Para não alongar demasiado os posts, vou dividir o tópico por dias de viagem...
O proximo abarcará Castro Laboreiro, e Pitões das Júnias...
 


mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Segundo dia de viagem, a começar em Pitões das Júnias, uma aldeia a cerca de 950m de altitude, muito isolada, com uma paisagem maravilhosa a toda a sua volta...
Pena foram os incêndios que lavravam naquela zona, que muito fumo levaram para o ar, estragando algumas paisagens...
De notar que, após mais de 15 dias de temperaturas anormalmente altas para a época, a neve ainda resiste nos pontos mais altos do Gerês...

A ilustrar as duas primeiras ideias, aqui temos a neve...

imagem127.jpg


... e o fumo (parece um vulcão)... a ser devidamente atacado por meios aéreos...

imagem125.jpg


imagem183.jpg



Imagens das cercanias do convento, bem escondido, mas que vale a pena a deslocação...
imagem144.jpg



E, finalmente, a cascata, uma maravilha... Mas o caminho para lá é muito difícil e longo... Mas como diria o poeta: No pain, no gain!;)

imagem166.jpg
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Segundo dia de viagem, a começar em Pitões das Júnias, uma aldeia a cerca de 950m de altitude, muito isolada, com uma paisagem maravilhosa a toda a sua volta...
Pena foram os incêndios que lavravam naquela zona, que muito fumo levaram para o ar, estragando algumas paisagens...
De notar que, após mais de 15 dias de temperaturas anormalmente altas para a época, a neve ainda resiste nos pontos mais altos do Gerês...

A ilustrar as duas primeiras ideias, aqui temos a neve...

imagem127.jpg

Tive a felicidade de conhecer estes locais maravilhosos. Recomendo a caminhada até à capelinha branca em cima do monte, que se vislumbra na foto, vale a pena, a paisagem que se avista é fantástica:thumbsup:
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Já dividido entre o segundo e o terceiro dia, eis Castro Laboreiro, uma aldeia a cerca de 950/1000m de altitude, onde bem neva, e pela qual me apaixonei, tendo que lá voltar... As paisagens que daqui se avistam serão das mais belas do país... Atentem pois:

Vista da serra da Peneda:

imagem247.jpg


imagem248.jpg


Após subida ao castelo, bem durinha, por sinal, aqui está a recompensa...

imagem267.jpg


imagem257.jpg


Uma vista da vila:

imagem272.jpg


Bem pertinho, e após uma passagem por Lamas de Mouro, onde nem saí do carro (e por isso não tenho fotos), ficam aqui duas fotos do Santuário da Sr.ª da Peneda...

imagem273.jpg


imagem274.jpg
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Já dividido entre o segundo e o terceiro dia, eis Castro Laboreiro, uma aldeia a cerca de 950/1000m de altitude, onde bem neva, e pela qual me apaixonei, tendo que lá voltar... As paisagens que daqui se avistam serão das mais belas do país... Atentem pois:

Desculpem estar sempre na minha, mas de Castro Laboreiro parte um trilho que depois de descer aos vales, sobe às cumeadas, enfim, só de falar nisto até me apetece calçar as botas...:lol:
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Após sair de Castro Laboreiro, começou a descida para o nível do mar, sendo a primeira localidade visitada, a de Melgaço...
Muito bela, limpa, com grandes vistas...
Aliás, uma das notas dominantes no Minho, além do verde das paisagens, da beleza das suas terras, é a limpeza...:D

Melgaço:

imagem297.jpg


imagem298.jpg


imagem305.jpg


Seguindo para Monção...

imagem316.jpg



Em Valença, olhando para Tuy...

imagem326.jpg


imagem325k.jpg


Amanhã coloco o resto...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Excelente viagem mr. phillip! :)

Fiz exactamente esse percurso no mês de Agosto do ano passado e adorei!

Ainda tive a sorte de fazer uma das caminhadas de cerca de 10km no Gerês, e nadar na água de algumas cascatas, que não tinham tanta água quanto aquela que nos mostras, e que bem me lembro ver.
Mas na altura estava com pressa de ir almoçar a Pitões e não fui até lá.

Não deixo de destacar esta foto da Senhora da Peneda.

Um lugar um pouco assustador, com todas aquelas pedras que parecem querer rolar a qualquer momento.:hehe:

 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
:thumbsup::thumbsup:

Não conhecia esta cascata:eek:

Sem dúvida uma das mais belas zonas do país.

Para se lá chegar, a autarquia construiu um passadiço em madeira, de umas centenas de metros, por cima de desníveis dificeis de ultrapassar para algumas pessoas. Vale a pena o passeio para apreciar a cascata, que então no Inverno se torna imponente...:thumbsup: