Viagem ao "Caminito del Rey"

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,136
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
No passado Sábado, dia 10 de Setembro, eu e mais um grupo de amigos, encabeçados por um elemento experiente em escalada e membro da Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve (AMEA), rumamos ao tão famoso “El Caminito del Rey”, situado em El Chorro – Málaga.:D

elchorro.jpg


caminito.jpg


El Caminito del Rey é uma passagem cravada nas paredes dos desfiladeiros de Chorro e Gaitanejo, a norte de Málaga, na Espanha.
A construção, concluída em 1905, foi feita enquanto era construída uma hidrelétrica no rio Guadalhorce. Os trabalhadores necessitavam de uma passagem que cruzasse os desfiladeiros para o transporte de materiais, vigilância e manutenção do canal.
Em 1921 o rei Afonso XIII teve que cruzar o 'Caminito' para a inauguração da Represa Conde del Guadalhorce, e desde então a rota passou a ser conhecida por seu nome atual.[1]
Entretanto, o abandono e a falta de manutenção fizeram com que a estrutura da estrada ficasse comprometida, causando até o desmoronamento de algumas das etapas. Por esse motivo, El Caminito del Rey é o ponto favorito dos muitos turistas que procuram emoções fortes.
Após a morte de quatro turistas em dois acidentes ocorridos em 1999 e 2000, o governo local fechou as entradas. No entanto, os aventureiros encontram meios de entrar no local.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/El_Caminito_del_Rey

À chegada a El Chorro, temos uma primeira vista do imponente desfiladeiro onde está “cravado” o Caminito.
73899144.jpg


A aproximação do Caminito permite-nos a obtenção de várias imagens interessantes:

A zona da barragem
35429136.jpg


O desfiladeiro ao longe
88116510.jpg


Uma das várias pontes onde passa a linha do comboio
78768575.jpg


Antes de dar início ao caminho até ao Caminito, há que preparar todo o material (arnês, dissipador e ferrata). Segurança acima de tudo!
20322908.jpg


Dá-se então o início do caminho a pé, até à entrada do Caminito.
28464750.jpg


11712625.jpg


74980767.jpg


O “Caminito del Rey”, bem lá em cima!
87113107.jpg


O princípio do Caminito :surprise:(aqui já o medo se tinha instalado! Ehehe). Vê-se um grupo a atravessar uma primeira parte constituída apenas por pinos de aço, espaçados uns 3 metros entre cada um. Normalmente começa-se por aqui, acede-se ao tabuleiro do Caminito, e percorre-se este até ao final da primeira parte do mesmo, no outro lado do desfiladeiro. Aí, volta-se para trás, e a saída é feita ou novamente por estes pinos, ou então por rappel a partir do topo final do tabuleiro.

Esta parte dos pinos tem uma corda de segurança fixa à parede, e a travessia é feita num misto de escalada e equilíbrio precário, tendo em conta que entre os pinos apenas existe o vazio… e uma ou outra pega colocada por alguns escaladores, para auxiliar a passagem entre cada pino.
25874017.jpg


42017637.jpg


Passando a parte dos pinos, há que subir até ao tabuleiro existente uns bons metros acima, o que é feito escalando a rocha, numa espécie de “degraus” naturais existentes até lá cima. Aqui não existe corda de segurança, apenas uma pegas, às quais se pode ir prendendo o arnês, para ir dando alguma segurança.

Infelizmente, só consegui chegar a meio da parte dos pinos…!:( O medo era muito e não dava para avançar até ao fim dos mesmos. Dessa forma, eu e o nosso guia, tomamos um caminho alternativo a este, dirigindo-nos, através dos túneis do comboio, à parte final do primeiro troço do Caminito del Rey (uma travessia que nos levou ainda durante alguns quilómetros a percorrer…), fazendo o Caminito desde esse ponto até novamente ao início.


No outro lado do desfiladeiro, a paisagem era maravilhosa.:thumbsup:
32429412.jpg


71879890.jpg


O rio lá em baixo, que nós tivemos que atravessar.
58454173.jpg


84973794.jpg


O final da primeira parte do Caminito (que para mim, foi o início!).
69250686.jpg


E algumas imagens durante o percurso do Caminito:
48523711.jpg


71475618.jpg


30116932.jpg


63824740.jpg


65711155.jpg


18azj.jpg


18bqc.jpg


Lá ao fundo uma parte do caminho de ferro que sai e entra nos túneis (onde eu passei “ilegalmente” …).:nono:
18cnc.jpg


Eu, num dos pontos mais característicos do Caminito, a ponte (que mais não é que uma conduta de água que atravessa o desfiladeiro).
98819588.jpg


Depois da ponte, há uma dos famosos troços “sem tabuleiro”, onde temos que atravessar por cima de uma trave :calor:(que um dos elementos do grupo estava a atravessar nesta foto). Eu já estou lá ao fundo, a aguardar pelo resto do grupo.
20azr.jpg


A parte final do tabuleiro (aquela que fica por cima do troço dos pinos).
54727400.jpg


O nosso “guia”, a montar o rappel.
75706137.jpg


Depois de descer em rappel, e com o pés já assentes em terra firme, tirei umas fotos da descida do pessoal.
62286674.jpg


11072602.jpg


14675281.jpg


Sabe bem estar em terra firme!:D

92805381.jpg


Imagens finais.
78914984.jpg


52355337.jpg


dsc008123tonemapped.jpg


dsc009123tonemappedb.jpg


91491614.jpg


dsc008456tonemappedb.jpg



Em termos de conclusão, foi uma experiência inesquecível, e que espero repetir novamente.:thumbsup::w00t:
Tirando a parte inicial, que não consegui fazer:(, e que considero a mais difícil, o resto do percurso do Caminito até se faz de forma mais ou menos tranquila, com os cabos de segurança que existem em todo o percurso a ajudarem na sensação de segurança.

Aquela parte inicial é que é complicada… (pelo menos para mim).:o
Mas ainda hei-de tentar passá-la…

Recomendo a todos!:thumbsup:

PS. Algumas das fotos aqui presentes foram tiradas (e cedidas) pelo meu irmão, Pedro Gonçalves.
 
Última edição:


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,136
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bela aventura, fotos muito fixes :thumbsup:

Uma trovoada aí pelo meio deve ser um cagaço ui ui.

Obrigado!

Podes crer! Apanhar uma trovoada lá em cima, apesar de poder dar uma fotos espantosas, não deve ser muito agradável!:D
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,622
Local
Aveiras de Cima
Belas fotos mas eu não me metia aí :ill:, são emoções demasiado fortes para mim além de uma overdose de adrenalina. :cold:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,136
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Pena não criarem condições de maior segurança, o local seria de grande atracção turística...

Daquilo que me apercebi, o pessoal que costuma ir conhecer o Caminito, na sua maioria, é tudo malta que escala ou que faz montanhismo. Existe uma ou outra empresa que faz visitas guiadas ao local, com pequenos grupos de turistas. E pelo que me diz a malta da escalada, para eles, o encanto do local tem tudo a ver com a "perigosidade" do mesmo, com o seu estado "natural", ainda que degradado.

É percepção deles que, havendo uma renovação de todo o Caminito (que até está prevista ser efectuada nos próximos anos - havendo dinheiro), este local passaria a ser tipo "centro comercial", inundado de turistas, perdendo uma grande parte do seu encanto actual.

Mas pronto, isto é o ponto de vista deles, que gostam deste tipo de locais no seu estado natural e com a menor perturbação humana possível.

Claro que do ponto de vista dos turistas que gostariam de lá ir (e da possível indústria do turismo associada), uma renovação será sempre benvinda.

Quanto a mim, e apesar das dificuldades que senti, acho que prefiro o Caminito tal como está. Quando estiver todo arranjadinho, aquilo passa a ser um normal passeio, perdendo toda a sua piada e adrenalina (que é, afinal, a razão por que lá vão tantas pessoas à procura de aventura e de emoções bem fortes!).:D
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Parabéns pela aventura! É um local lindíssimo! Já tinha lido algumas reportagens sobre o caminho e sempre tive a curiosidade de o percorrer!

Quanto à sua manutenção, acho muito muito bem que seja reabilitado para o " utilizador comum". Não pode ser um local apenas para miúdos desmiolados que gostem de correr riscos desnecessários. Tu próprio, avaliando a situação, optaste ( e muito bem ) por cancelar parte do percurso por motivos de segurança. É um local histórico que merece ser partilhado por todos, pelo menos por quem tenha um mínimo de condição física e goste de caminhar. Não pode ser um local apenas para quem tenha um mestrado em escalada e um doutoramento em rappel!

E já agora, essa ideia pejorativa do turismo, de que um local por ser reabilitado vai ser alvo de carradas de autocarros cheios de Japoneses com máquinas fotográficas ou autocarros cheios de Americanos idosos e obesos é totalmente descabida... Até digo mais, tomaram os Andaluses que assim fosse!!!
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Espectacular ecobcg! Belíssimas imagens que retratam a espectacularidade do local... Já tinha falado do "caminito" no post Percurso Barca D'Alva - La Fregeneda (Rota dos Tuneis) presente nesta area Natureza e Viagens. Não tarda muito e tenho que dar la um salto... Por sinal, nunca cheguei a colocar as imagens referentes ao percurso de Barca D'Alva... Caiu no esquecimento. Um lapso sem perdão :( Vou colocar lá brevemente.

Se alguem alinhar em dar um pulo ao caminito, é falar para começar a organizar!!! :D

Cumprimentos
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,136
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,136
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Reavivando este tópico, ficam aqui umas fotos da recuperação deste Percurso, que reabre em 2015, já com condições bem duferentes daquelas em que o percorri, e que agora permite a todos o poderem percorrer.

1.jpg


7.jpg


8.jpg


15.jpg


Mais imagens e artigo sobre a recuperação aqui.