Viagem de fim de ano: Minho, Galiza, Castela e Leão e Figueira de Castelo Rodrigo

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Caros amigos,

Tal como havia prometido, vou colocar umas fotos destas minhas mini-férias desde 26 de Dezembro a 3 de Janeiro. Nevar propriamente não vi, mas...

Cá vão:

Na Serra da Penha no dia 27 de Janeiro (não sei se chegou ou não a nevar lá mas eram por volta de umas 11h da manhã e estava tanto frio que nem sentia os dedos mesmo com luvas e as nuvens estavam bastante carregadas)...




A caminho de Espanha (perto de Vigo), pudemos admirar esta linda paisagem, onde o escuro do céu se uniu com o colorido do arco-iris...




Mas o céu prometia uma bela descarga apesar de não ter acontecido...




Em Santiago de Compostela, nos dias 27, 28 e 29 de Dezembro apanhámos sempre este tempo (céu limpo ou pouco nublado e fresco, principalmente de noite, apesar dos termómetros nunca terem descido abaixo dos zero graus)...




E chegou o dia da partida para Astorga (perto de Léon), onde fomos pela A6. Primeiramente, céu pouco nublado a temporarianete nublado a muito nublado, onde começámos por ver o elemento branco com deposição a cerca de 900m de altura...




A nossa subida continuou até Pedrafita del Cebrero a cerca de 1300m de altura onde a paisagem já era mais bonita...




Os meus olhos brilhavam e ainda não tinhamos visto nada...




As nuvens ameaçavam mas nada...




Mas foi nesse momento que pensei e deixei de ficar triste, posso não ver neve a cair mas estou a ver algo muito precioso, pensei para comigo...




Era uma sensação tão boa a que estava a sentir que não me apetecia que a estrada acabasse...




mas acabou! Chegámos a Ponferrada onde almoçámos e pudémos disfrutar do branco a rodear o Bierzo que viriamos a conhecer mais tarde, pois preferimos ir pela antiga estrada de Serra até Astorga. O que nos esperava era algo mágico (estávamos sozinhos...eu e a minha esposa rodeados por um manto branco tão bonito como perigoso em certos troços da estrada...




A máquina não parava de disparar...estava em piloto automático...







Até que chegámos a Acebo, uma aldeia tipo fantasma (pensávamos nós no topo...mas ainda havia mais!)...




Vimos tanta neve na estrada em Acebo que pensámos estar no local errado pois antes de Acebo havia um cruzamento à direita para Compludo e Ferreira, bem, sem ninguém para perguntar seguimos para Compludo pensando que iamos no sitio certo, mas não! A estrada estava com bastante gelo e a neve era muita Serra abaixo onde encontrámos mais uma aldeia fantasma, onde não vimos ninguém e onde infelizmente não tirámos fotos (só posso dizer que era lindo, tudo branco com as casas repletas de branco nos telhados). Eu tinha correntes de neve mas estava a começar a escurecer lá em baixo e tinhamos de voltar a Acebo (esse era realmente o caminho para Astorga. Seguimos e vimos algo mais espectacular ainda...






















E começámos a descer após as imagens belas que vimos (pode não ser muita acumulação mas certamente percebem que para quem vive em Setúbal, longe das Serras de neve e só viu neve uma vez na vida, é de facto algo mágico!

A descer ainda havia neve/gelo a derreter a 850m de altura em Sta. Colomba de Colmazares (acho que se diz assim).




E já em Astorga o tempo foi somente nublado, muito nevoeiro e chuvoso (fraco) até dia 31 de Dezembro...







Nos dias 31, 1 e 2 em Valladolid, o tempo manteve-se semelhante, com céu pouco a muito nublado, alguma chuva fraca e temperaturas entre os 3 e os 11ºC..




Até que chegou o dia 2 em que viémos de regresso a Portugal...

Pelo caminho vimos nuvens bonitas de fotografar (realmente a natureza dá-nos fotos tão boas...)










Já em Castelo Rodrigo, a chuva fraca mantinha-se...




A caminho de Setúbal estes belos exemplares!!!



















E uma chuvada em Abrantes...




Finalizando, foi uma viagem de mais de 1800Km, inesquecível e que me deixou com umas saudades, principalmente del Bierzo, um lugar mágico! Bom ano a todos!
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ena, Ena! A primeira reportagem do ano! Muito boa! :)
Coincidência ou não, andei a cobiçar essa rota para numa próxima oportunidade também eu visitar!

Não há nada como nos metermos no carro e ir à descoberta de lugares novos!

Vou pesquisar por alguns lugares que aqui nomeaste! :)
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Fantástica Reportagem, mirones! Grandes fotos, e bastante Sentimento envolvido!:D


Para a próxima, tenta só redimensionar as fotos, para 800X600, por exemplo... É que sempre que abro o tópico, fico com o Computador "encravado", tal é a Grandeza das fotos, não só em tamanho visual, mas também no próprio tamanho delas...;)
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Excelente reportagem, Mirones! Parabéns! :thumbsup:

São estas foto-reportagens que constituem uma mais-valia em qualquer bom forum.

Por acaso, tembém é um trajecto que eu planeio um dia fazer de automóvel, partir do Minho em direcção a León, Ourense, Sanabria, enfim, por aquelas regiões a Norte de Portugal. :)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Excelente reportagem:thumbsup:

É, de facto, uma região muito interessante, tanto pelas cidades como pelas montanhas e com neve ainda fica melhor.
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Excelente Foto-Reportagem.
Para ficar completo claro so mesmo estar a nevar,
porque ver cair os flocos para mim é espetacular.
Mas para aproveitar a paisagem e tirar essas magnificas fotos estava ideal assim.
Muito bonita essa região, os monumentos, a paisagem com neve e sem neve.
5 estrelas mesmo. :thumbsup:
Parabens, e continuação é o que é preciso!
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Isto sim é uma reportagem de que gosto particularmente! ;)

Escrever com o coração, tentar transmitir um sentimento a cada foto. É isto que faz de qualquer reportagem algo mágico (não importa o tema da reportagem), pois quem nos "acompanha na viagem" vive de facto o que vivenciámos e consegue-se a capacidade de teletransportar para o lugar o leitor das nossas aventuras e desveturas.

Pela viagem; obrigado
Pelas fotos; um muito bom
E pela capaciade de transmitires; Um bem haja.

:palmas: :palmas:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Grande foto-reportagem:thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Andaste por algumas zonas que não conheço e por outras que conheço razoavelmente bem.

Faltou uma visita a Bragança e ás Serras envolventes:)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Excelente passeio.


Gostei especialmente desta estradinha ao estilo de monte carlo,

hpim1080qm9tc1.jpg


Esta foto é muito boa,

hpim1089wn4xy8.jpg


E esta se não tivesse sido tirada em andamento teria ficado meteorologicamente perfeita. Mais uma foto para o top 10 do meteopt... :)

hpim1342qa2jc1.jpg