Vilarinho das Furnas - Gerês 20/08/2011

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,896
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas ,

Algumas das fotos que tirei no passado dia 20/08 em Vilarinho das Furnas,aldeia comunitária do Gerês submersa há 40 anos atrás pelas águas da barragem com o mesmo nome.Quando a cota de água baixa é possível a observação dos restos desta aldeia...

Segundo Wikipédia:

Vilarinho das Furnas (os furnenses chamam-lhe Vilarinho da Furna) era uma aldeia da freguesia de Campo do Gerês, situada no concelho de Terras de Bouro, no distrito de Braga. Desde 1971 que esta aldeia está submersa pela albufeira da barragem de Vilarinho das Furnas.
Contudo, quando a barragem é esvaziada para limpeza ou quando desce o nível das águas em períodos de seca, podem ver-se ainda as casas, os caminhos e os muros da antiga aldeia.

Origens e Enquadramento Histórico:

Vilarinho das Furnas foi uma aldeia comunitária cujas origens se perdem nas brumas da memória, desconhecendo-se a sua antiguidade. Nas Inquirições de D. Afonso II e D. Afonso III, há referências à freguesia de São João do Campo, mas nada se encontra respeitante a Vilarinho das Furnas. E no Arquivo Distrital de Braga também nada se encontra. Mas sabe-se que chegou a ser uma freguesia autónoma do concelho de Terras de Bouro, tendo posteriormente passado a ser uma aldeia da freguesia de São João do Campo. E sabe-se que era a última povoação por que passava a célebre “geira” antes de entrar na Galiza, a antiga via militar de Braga a Astorga.
Na evolução humana, a organização comunitária corresponde a um ciclo cultural resultante da passagem do pastoreio nómada à agricultura sedentária. Em Vilarinho das Furnas conservou-se até 1971 uma organização comunitária bastante perfeita, o que denota a superioridade de uma economia que conjuga as potencialidades das economias, pastoril e agrícola, sistema de organização comunitária outrora muito espalhada na Europa.
Vilarinho das Furnas deve filiar-se na cultura dos pastores e ganadeiros da Europa, povos indo-europeus que migraram de leste para oeste em duas épocas. A primeira em tempos pré-romanos provavelmente formados por ramificações do povo celta. A segunda, por povos germânicos que invadiram a Península Ibérica aquando da queda do império Romano do Ocidente, nomeadamente Suevos.[1]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vilarinho_das_Furnas


vilarinho1.jpg



vilarinho2.jpg



vilarinho3o.jpg



vilarinho4.jpg



vilarinho5.jpg



vilarinho6.jpg



vilarinho7.jpg



vilarinho8.jpg



vilarinho9.jpg



vilarinho10.jpg



vilarinho11.jpg



vilarinho12.jpg



Algumas em longa exposição usando filtro Hoya nd 400:


vilarinho13.jpg



vilarinho14.jpg



vilarinho15.jpg



vilarinho16.jpg



vilarinho17.jpg



Espero que gostem :thumbsup:
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,926
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Parabéns Snifa, estas são grandes imagens de um lugar com uma espécie de "magia" no coração do parque Nacional Peneda-Gerês.
:thumbsup:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,622
Local
Aveiras de Cima
Belas fotos Snifa:thumbsup:

A única vez que passei por essa região à uns anos, essa Aldeia estava submersa;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Belas fotos. Imagens só possíveis com a seca no Noroeste do país

Mesmo a propósito, recentemente via blog dos Carris, descobri este magnífico filme de Vilarinho em 1965

 
Editado por um moderador:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,896
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Muito obrigado pelos comentários! :thumbsup: