Icewine (ou "vinho do gelo" ou, em alemão, Eiswein) é um tipo de vinho caro de sobremesa produzido a partir de uvas que foram congelados enquanto ainda na vinha. Os açúcares e outros sólidos dissolvidos não congelam, mas a água contida nas uvas sim, por isso o resultado é uma concentração elevada de açúcar, frequentemente vinho muito doce. No caso do Icewine, o congelamento acontece antes da fermentação, e não depois. Ao contrário do que outros vinhos de sobremesa como Sauternes (França), Tokaji (Hungria),ou Trockenbeerenauslese(Alemão/Austríaco/Tipo de Vinho), as uvas não devem ser afectadas por Botrytis cinérea (Fungo) ou podridão nobre. Apenas uvas saudáveis serão mantidas até a oportunidade da colheita do Icewine, que pode ser no ano seguinte. Isto dá ao Icewine a sua característica refrescante e doçura equilibrada mas também elevada acidez. Quando as uvas são livres de Botrytis, disse que estão "limpas".
Icewine também é feito nos Estados Unidos, Áustria, Croácia, República Checa, Itália, Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Austrália, França, Nova Zelândia e Israel, em menor quantidade é claro. Eiswein faz parte da categoria QMP do vinho classificação Alemã, e Icewine no Canadá devem seguir o protocolo VQA e serão rotulados como tal.
Em contraste com a maioria das outras regiões produtoras de vinho, Canadá, em particular a Península do Niagára, consistentemente congela no Inverno tornando-se assim o maior produtor de Icewine no mundo. A produção vinícola de Icewine no Canadá é regulamentada pela Vintners Quality Aliança nas províncias de Ontário e British Columbia. Se açúcar nas uvas em medida é inferior a 35 °Brix, então eles não podem ser feitas em icewine. Estes são frequentemente reduzidos a uma menor denominação, como o Especial Selecione Late Harvest ou Select Late Harvest. Embora Niagara-on-the-Lake's Inniskillin é tradicionalmente considerado o maior produtor em termos de volume, muitas pequenas vinícolas na região do Niagára fizeram a sua presença conhecida com vinhos de alta qualidade e com produtos que ganharam prêmios em todo o mundo. Henry Pelham da Família Estate Winery de 2004 foi recentemente reconhecido pela Jancis Robinson (Critica de vinho muito importante no mundo do vinho) do Financial Times (Londres) e da Oxford Companion para vinho como um dos 10 melhores vinhos do Canadá. Para adicionar ao factor prestígio, em Novembro de 2006, a mais cara garrafa de Icewine, até à data, foi vendido a 30,000 por CAD dollars, produzido por uma pequena adega em Beamsville que se especializou em fazer icewine de alta qualidade.
Naturalmente os Icewine requerem um congelamento rápido (por lei no Canadá um mínimo de -8 ° C (17 ° F) e na Alemanha um mínimo de -7 ° C (19 ° F)) ocorrência deste processo geralmente ocorre algum tempo depois das uvas estarem maduras, que Significa que as uvas ficam desde Maio pendurados na videira durante vários meses após a colheita normal. Se o congelamento não ocorre com suficiente rapidez, as uvas em Maio são afectadas pela podridão e as culturas serão perdidas. Se o congelamento é demasiado brusco, não podem ser extraídas das uvas o suco. Vineland Winery em Ontário, uma vez quebrou sua prensa pneumática na década de 1990 enquanto pressionava as uvas congeladas porque estavam demasiadamente duras (a temperatura estava perto de -20 ° C). Quanto mais a colheita se atrasar, mais frutos se Perderá para os animais selvagens e a própria queda dos bagos que ocorrerá inevitavelmente.
Desde os frutos devem ser pressionada enquanto ela ainda está congelado, “apanhadores de uva” muitas vezes têm de trabalhar durante a noite ou muito cedo pela manhã, na apanha da uva no espaço de algumas horas, enquanto que outros trabalhadores têm de trabalhar em cave não aquecidas.
Na Áustria, Alemanha e Canadá, as uvas devem congelar naturalmente a fim de ser chamado Icewine. Alguns produtores usam cryoextraction (isto é, congelamento artificial) para simular o efeito de uma geada e geralmente não as uvas não ficam penduradas por longos períodos como se faz com o Icewine natural. Estes não-tradicionais Icewine são muitas vezes referidas como "icebox wines".Um exemplo é Bonny Doon's Vin de Glacière.
Quanto maior o nível de açúcar no vinho mais lenta é a sua fermentação. Pode demorar meses para completar a fermentação (comparado a dias ou semanas para vinhos de mesa) e leveduras especiais deve ser utilizados. Devido ao menor rendimento da uva e as dificuldades de processamento do Icewine, equivale dizer são significativamente mais caros do que vinhos de mesa. Eles são muitas vezes vendidos em meia garrafa volume (375 ml) ou a garrafa ainda menor 200ml.A fim de reduzir os custos de venda.
http://sabores-do-atlantico.livre-forum.com/vamos-ate-ao-bar-f10/espiritos-do-vinho-t181.htm