Vinho e o clima

Tópico em 'Biosfera e Atmosfera' iniciado por beckernunes 6 Nov 2009 às 10:57.

1. beckernunes

beckernunes
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    19 Out 2009
    Local:
    Cachoeira Paulista, Brasil
    As mudanças climáticas afetam a vida de todos, não poderia ser
    diferente com relação à produção de vinhos.

Com o aquecimento global, a Inglaterra (cada vez menos fria) começa
    a crescer sua produção, até então praticamente desconhecida mundialmente.

Por outro lado, produtores franceses já se preocupam com o aumento
    excessivo da temperatura, o que prejudica o desenvolvimento de suas
    vinhas.

Mais detalhes em: http://papodemeteoro.blogspot.com/2009/10/vinho-ingles.html

Será mesmo?

Abraço,
    André.

Collapse Signature Expand Signature
  2. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Efectivamente este fenómeno deriva de alterações climáticas nas últimas 2 décadas (mais nesta última década) sentidas em certas zonas vitivinícolas; não estou a falar aqui do fenómeno das alterações climáticas, coisa diferente.
    Mas o aquecimento proporciona destas coisas - em Inglaterra tem proporcionado colheitas mais interessantes, em zonas onde a cultura da vinha era apenas residual, e assim houveram produtores que apostarem em aumentar as suas áreas de produção.
    Aqui na minha região, a dos VINHOS VERDES ;), os factos permitem afirmar que as colheitas tem visto aumentar o grau alcoólico do vinho - aparentemente também associado a um aumento das temperaturas na sua fase de maturação; este facto tem sido notório nesta década.
    Neste momento até se começa a colocar em causa a denominação de vinho verde pois entraram no circuito de produção muitas cepas geralmente associadas à produção de vinho maduro. A própria graduação alcoólica dos vinhos começa a aproximar-se "perigosamente" da fronteira dos vinhos maduros. Hoje é frequente ver vinho verde engarrafado com 11º, 12º e até 13º de teor alcoólico. Há inclusive produtores que afirmam terem vinhos que chegam aos 16º - no caso do vinho alvarinho pode superar os 18º em Verões muito quentes. O que ainda "safa" é que o gosto e a frescura mantêm uma caracteristica muito própria...

Há um dito antigo que afirma:

"O vinho é bom. Mas a água sendo fresca, pura e cristalina...Ahhhhhhhhh, nesse caso prefiro o vinho!"
    :lmao::lmao::lmao:

3. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Vinhos ingleses sempre existiram, desde há séculos, são é por norma muito maus, fabrico caseiro e comercialmente irrelevantes , ninguém ouve falar neles.

A questão dos vinhos em Portugal parece-me contudo interessante. Na minha opinião, eu penso desde há bastante tempo que este sector até é um dos beneficiados pelo aquecimento das últimas décadas. Nem tudo é mau nestas problemáticas.

4. Lousano

Lousano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    12 Out 2008
    Local:
    Lousã/Casais do Baleal
    Penso que o tópico devia ser mais "Zurrapa Inglesa". :D

5. joseoliveira

joseoliveira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    18 Abr 2009
    Local:
    Loures (Moninhos) 128m
    Qual será a tradução em inglês para "Zurrapa"?
    Talvez considerem intraduzível para que tal não se perceba! :lmao: :lmao:

6. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Uma das coisas que chama a atenção é o facto de existir produção de vinho em países da orla mediterrânica no norte de África. Pelo que tenho provado é mau, muito mau esse vinho.
    Parece-me que o excesso de calor também não é lá muito benéfico para as vinhas, de forma que aumenta o paladar alcoólico na mesma medida que diminui o paladar tão característico dos vinhos a que estamos habituados a consumir.

Parece-me que o vinho inglês não será "nem carne nem peixe". As características climáticas que potenciam o desenvolvimento do vinho serão ligeiramente semelhantes ao noroeste de Portugal, mas mais húmido e fresco na primavera e verão, o que aliado ao uso de castas diferentes das usadas por cá não dará grandes vinhos por lá. Mas como não provei não sei...alguém que tire a prova ou envie uma garrafa para eu dar a minha "humilde" opinião:p:lol:

7. Lousano

Lousano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    12 Out 2008
    Local:
    Lousã/Casais do Baleal
    Ora aí está.

A temperatura e sol é apenas um dos factores para um bom vinho.

Muitos outros são tão ou mais importantes, tais como a precipitação, solo, castas, etc.

No caso inglês, e no caso do clima, penso que a excessiva precipitação no Verão deverá ter muito mais influência do que a própria temperatura pouco elevada.

8. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    As videiras e as uvas não lidam bem com extremos por isso, os vinhos mais famosos em todo o mundo são predominantemente de zonas temperadas. Excesso de chuva apodrece as uvas, excesso de sol e calor dá-lhes um teor alcoólico alto ou pode mesmo "queimar-las". Para um bom vinho é importante o ciclo chuva-seco, frio-calor, primavera-verão ser bem definido.

9. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Falando de vinhos e clima, há um bastante curioso e diferente, o famoso Icewine ou Eiswein que embora não seja um vinho de mesa mas de sobremesa, é um branco doce que experimentei pela primeira vez há pouco movido pela curiosidade que tinha já há uns anos. É possível encontra-lo por exemplo no El corte inglês embora seja caro em garrafas pequenas tipo licor ...
    É geralmente feito com a casta Riesling, as uvas ficam nas videiras até serem recolhidas congeladas e o frio e gelo além da colheita tardia são o segredo do vinho na concentração de sabor. Os países que mais o produzem são o Canada e a Alemanha mas noutros menos dados ao frio já se vão fazendo experiências, inclusive em Espanha e recentemente no sul do Brasil.

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=4v1-rdE5YAE"]YouTube- The Last Hand Harvest: Icewine Clip #1[/ame]

#9 Vince, 7 Nov 2009 às 14:46
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  10. beckernunes

beckernunes
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    19 Out 2009
    Local:
    Cachoeira Paulista, Brasil
    Interessante, sou do sul do Brasil e ainda não conhecia o icewine. Vou
    procurar mais a respeito.

Andre.

11. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

Foi tentado pela primeira vez este ano pela Vinícola Pericó em São Joaquim (Santa Catarina):
    http://www.vinicolaperico.com.br/icewine/

Presumo que nesta altura ainda não saibam se a experiência correu bem.

12. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Re: Seguimento Meteorológico Livre

E ainda ontem , vi uma reportagem sobre uma herdade no Alentejo , onde foi referido que este ano vai ser um ano muito bom de vinho na região .

Afinal , parece que as Correntes de Leste tórridas mais os 40 graus centígrados não foram necessários .

13. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Leiria (Guimarota) - 50m
    Re: Seguimento Meteorológico Livre

Também vi, se calhar o calor tórrido que alguns apregoavam como sendo normal no Alentejo não é assim tão benéfico para as vinhas... :rolleyes:

james gostou disto.

Partilhar esta Página