Visita ao Poceirão

Visita ao Poceirão


  • Total voters
    20
  • Poll closed .

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Estamos a organizar uma visita ao Poceirão com alguns membros da zona de Lisboa, que se vai realizar no próximo domingo, dia 3 de Agosto.
Como bom conhecedor da localidade e da zona envolvente, penso que a visita irá mostrar bem as características climáticas da zona do Poceirão, que se caracterizam pelos seus extremos meteorológicos; mínimas extremamente baixas, máximas extremamente elevadas, nevoeiros cerrados de madrugada, gelo e geada frequentes e até alguma neve em dias de grande frio.
O Poceirão situa-se numa zona bastante árida, cujo solo é arenoso e pobre e está a apenas 38 metros de altitude, numa zona propícia a inversões térmicas (nocturnas) e a grandes aquecimentos diurnos, estando abrigado dos ventos oceânicos.
A visita irá começar logo pela manhã e o objectivo da mesma é explorar a zona e levar connosco instrumentos de medição, como um termómetro digital da Oregon e um anemómetro da La Crosse.
A visita irá prolongar-se durante todo o dia e iremos explorar a zona e tentar descobrir mais alguns pormenores acerca do seu microclima extraordinário e surpreendente, de forma a credibilizar aquilo que já tem vindo a ser dito acerca das suas características climáticas.
O meu objectivo é dar a conhecer determinadas características que quase ninguém conhece, apenas porque a zona é desconhecida por muitos e mostrar ao fórum dados em concreto e credibilizar inúmeras teses que tenho vindo a defender.



Ficam aqui algumas fotografias do local:









































7396947.jpg
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Por agora aquilo que iremos enfrentar no dia 3 na famosa terra do Poceirão, terra de grandes amplitudes térmicas :D é o seguinte:



Será agradável, essencialmente para os membros do frio como eu :p

Aqui fica a localização do Poceirão:

 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Boas!

Mesmo que vá a Lisboa no Domingo não poderei mesmo ir :( , pelo que vos desejo na mesma um óptimo passeio! Levem muita água, bonés e roupa fresca! Vai ser muito interessante um registo das temperaturas desse dia... Vamos ver se modelos e observações no terreno batem certo e se temos de facto uma zona propícia a extremos significativos!

Quanto a comida não se preocupem! Levem uma frigideira e tudo o que vos apetecer! Não vão precisar de gás :lol:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
tou a achar muito..não acredito muito nessas previsões do Meteoblue..acho as temperaturas um bocado exageradas :lmao:

Também não estamos a contar com 44 ºC, mas sim com uns 40 ºC.
Conheço bem a zona porque passo lá imensas vezes e sei que chega lá. :)
Deverá aquecer mais no Poceirão do que em Évora, Beja ou Vendas Novas, de certeza.
Vamos levar material para fazer medições e logo faremos uma reportagem no fórum, fazendo um registo horário da temperatura e da sua evolução.
Vamos tentar aproximar-nos o mais possível da realidade e apresentar dados o mais correctos possível. :)
Só queremos o bem do fórum e por isso é que vamos fazer esta visita, não queremos iludir ninguém, pelo contrário, apenas pretendemos dar a conhecer determinadas características de locais praticamente desconhecidos.


Vince, sei que os mapas são fiáveis, mas por vezes «ocultam» determinadas realidades, por se registarem em espaços muito reduzidos que nem sequer têm dimensões suficientes para aparecer no mapa, por isso penso que deverá andar à volta dos 40 ºC, mas irá aquecer mais nessa zona do que nas zonas envolventes, de certeza.
Com este tipo de mapas não se tem bem a noção de determinados microclimas, nomeadamente nas máximas e nas mínimas, que podem variar bastante em distâncias curtas. :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vince, sei que os mapas são fiáveis, mas por vezes «ocultam» determinadas realidades, por se registarem em espaços muito reduzidos que nem sequer têm dimensões suficientes para aparecer no mapa, por isso penso que deverá andar à volta dos 40 ºC, mas irá aquecer mais nessa zona do que nas zonas envolventes, de certeza.
Com este tipo de mapas não se tem bem a noção de determiandos microclimas, nomeadamente nas máximas e nas mínimas, que podem variar bastante em distâncias curtas. :)

Sim, eu não duvido um segundo disso.
Adicionei uma sondagem para as temperaturas máximas que vão encontrar no Domingo. Tenho a certeza que farão o melhor registo possível dentro das limitações.

Minha escolha:
>=40ºC e <41 ºC
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
>=43 ºC claro :hehe::hehe: aquilo fica lá enfiado no fim do mundo, baixissimo, o calor de sábado vai já deixar tudo bem quente, para aquecer ainda mais no Domingo :D:D estou bastante optimista quanto ao calor, e tambem com receio pela minha sanidade mental :lmao: durante a estadia por lá, toda a gente sabe que o calor faz-nos ter comportamentos estranhos :lmao: :maluco:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Uii vão se meter no Inferno :p segunda e terça não me admiraria dos tais 44ºC :hehe: domingo vão andar em torno dos 40ºC concordo :thumbsup: