Mas o vulcão não estava sob monitorização? Não deu sinais nos últimos dias que estava instável? Faz-me confusão numa zona tão turística como esse vulcão, entrar em erupção e haver mais de 250 pessoas a fazer caminhadas.. há sempre umas "personagens" que ignoram avisos, pois pensam que o mal acontece apenas aos outros, este vídeo de 2009 e é um exemplo dessas "personagens", e por muita sorte não aconteceu nada.
Desde o dia 11 havia um aumento na atividade sísmica. Imagem feita poucos minutos antes da erupção. @setori_
Das 250 pessoas que estavam presas, 44 permanecem em chalés, sendo a maior parte funcionários. 27 pessoas ficaram feridas, sendo 10 gravemente.
WEBCAM http://www.cbr.mlit.go.jp/tajimi/desk/sabou_026.html http://www.cbr.mlit.go.jp/tajimi/desk/sabou_025.html http://www.cbr.mlit.go.jp/tajimi/desk/sabou_027.html
Paresce que foi instantaneo mesmo a area nos ultimos tempos terem passado por frequentes terremosto mais parece que nenhuma entidade oficial havia restringido a area...
44 pessoas permanecem presas em chalés e pelo menos 23 pessoas estão desaparecidas. Vale ressaltar que esses número são estimados, pois não se sabe realmente quantas pessoas estavam no vulcão na hora da erupção. O vulcão era usado também para peregrinações. Equipes de resgate encontraram 31 pessoas inconscientes e com parada cardiorrespiratória próximo ao cume do vulcão. Os trabalhos de resgate foram interrompidos, devido ao forte cheiro de enxofre.
Fui para a regiao de ontake e tinha algumas partes que havia caido cinzas e estava tudo cinza. As cinzas estavao levantando vigorosamente ainda da caldeira
Das 31 pessoas achadas no cume do vulcão, quatro foram confirmadas como mortas e as demais permanecem em estado grave. Dezenas seguem desaparecidas.
36 mortes confirmadas e cerca de 74 feridos. Já é a terceira erupção mais mortal do século 21, perde para Merapi em 2010 e Nyiragongo em 2002. Os trabalhos de resgate foram interrompidos, devido a grande quantidade de sulfeto de hidrogênio.