Antes da situação propriamente dita, o cenário era este: Fica aqui o vídeo que captei ontem à tarde, pelas 16h30, da passagem de uma linha mais instável por Lagoa e que trazia uma das células com rotação na base, originando uma "wall cloud" e uma funnel cloud (princípio de tornado - nuvem em funil sem tocar o solo). Esta mesma formação (ou uma outra, não visível no vídeo e que só me apercebi já em casa ao rever o video) terá originado um pequeno tornado a 1km do local do vídeo, que causou pequenos estragos num centro de jardinagem ali existente, arrancando algumas telhas e danificando parcialmente uma das estruturas. Testemunhas no local confirmaram a existência de "funil" no chão, ou seja, confirmando um pequeno tornado. O vídeo está acelerado 4x, de forma a ser mais perceptível a rotação. Ficou um pouco tremido por falta de tripé na altura. Mais umas fotos Outra possível "funnel" Depois ficou assim:
Teve ali um momento que teve quase quase!! muito bom dos melhores apanhados que vi por cá nos últimos tempos! parabéns
Parabéns ecobcg! Belo momento! Chama-se a isso estar no local certo e no momento exacto! Mas não pude deixar de ver que estavas na rota do "bicho"! Momentos de adrenalina certamente! Obrigado pela partilha. Abraço!
Muito bom e eu ontem que estive à espera que colocasses isto. Essa linha de instabilidade, foi a que mais tarde originou o tornado em Mértola (ou mini-tornado como dizem os media).
Deve ter sido a mesma linha de células que depois também causou estragos em Mértola, não ? Por acaso não guardaste a sequência toda de radar de ontem ?
Sim, julgo que terá sido a mesma linha sim. Aliás, dos relatos que ouvi hoje, foram vários o locais espalhados aqui na zonae mais a Sotavento também, com árvores caídas pela raiz, telhados soltos, vento forte e "esquisito" etc... tudo decorrente dessa linha (bem instável por sinal e que por onde ia passando, ia causando algum género de actividade... :P) e depois de uma outra célula bem activa que passou perto das 02h00 aqui na zona. E isso do radar é daquelas coisas que eu acabo por me esquecer sempre de gravar! eheh! Tem que haver aí um modo qualquer para gravar automaticamente. Há-de haver alguém aqui do fórum com as imagens de ontem gravadas. Se alguém quiser disponibilizar aqui, agradece-se. A imagem das 16h50 de ontem era esta (que depois evolui e até se intensificou para Sotavento):
Fantástico documento! Parabéns! Tenho as imagens mas não é da reflectividade, é da intensidade da precipitação, o dia todo. Já as organizo e ponho aqui.
Pelo radar são linhas diferentes. Esta dissipa-se quando a outra começa a formar-se um pouco à frente. Curiosamente a longitude em que esta se dissipa é aproximadamente a mesma que a longitude em que a outra se forma, Faro. No entanto, a outra que passará em Serpa, provém da reactivação de uma linha que tinha passado antes também em Lagoa, cerca das 15:10, mas na altura estava mal formada. No segmento sobre o mar as duas linhas parecem fundir-se numa.