WeatherDuino Pro2 - Uma estação meteorológica completa, faça você mesmo.

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
O projecto WeatherDuino Pro2 visa a construção intregral de uma estação meteorológica, recorrendo a instrumentos de medição amplamente disponíveis no mercado e de preço acessível.
Este projecto cujo desenvolvimento, começou à aproximadamente um ano, encontra-se actualmente num estado de maturação e estabilidade, que penso já justificar a sua partilha com todos os que possam estar interessados em construir a sua própria estação meteorológica.

Assim, de forma gradual e faseada irá sendo publicada informação actualizada e o mais completa possível no site de suporte ao projecto WeatherDuino Pro2.

WeatherDuino_boardv240_01.jpg

Na MeteoCercal utilizamos unicamente WeatherDuino Pro2!
 


Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Apesar de ter consciência de que a temática da construção da nossa própria estação meteorológica não tem muita aceitação entre nós Portugueses, vou continuando a tentar divulgar o assunto. Vencer o preconceito de que uma estação construída em casa, certamente não será lá grande coisa, não é fácil, eu sei. Talvez agora, que o sistema está a atrair atenções no estrangeiro e começam a surgir as primeiras WeatherDuino Pro2 já em funcionamento, as coisas possam mudar entre nós... ou não.

Actualmente está já publicada quase toda a informação relativa a este projecto. Tudo em Open Source: Software, Esquemas, listas de material, etc, etc

Para mais info e suporte, visite o Fórum Suporte ao Projecto WeatherDuino Pro2
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Passados alguns meses desde a última actualização de software, é chegada a altura de anunciar uma nova versão de software para o sistema WeatherDuino Pro2.

Esta não é apenas mais uma nova versão de software, ela introduz uma nova forma de utilização para o sistema WeatherDuino Pro2, permitindo a utilização de um ou mais ecrans para visualização dos seus dados meteorológicos, que podem ser instalados nas diversas divisões de sua casa, todos eles recebendo dados a via radio a partir da unidade receptora principal que comunica com o Cumulus. Até a data e hora é síncrona entre todos os display's.

Para os interessados em mais informação, cliquem neste link.

Apesar de apenas três estações WeatherDuino Pro2 aparecerem listadas no nosso mapa, tenho conhecimento de estações já a funcionar em Portugal, Brasil, Finlandia, Itália, Polónia, Luxemburgo, Austrália e em breve entrará em funcionamento a primeira no Reino Unido.

Por fim deixo aqui um diagrama do sistema WeatherDuino Pro2, que julgo dá uma ideia rápida do conceito de todo o sistema.

Obrigado por ter lido.

WeatherDuinoSystem.jpg
 
  • Gosto
Reactions: actioman e CptRena

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
O sistema WeatherDuino Pro2 tem mais um novo acessório. Unidades Wireless Display que mostram todos os dados recebidos pelo receptor principal, em qualquer parte de sua casa. Podem ser utilizadas tantas unidades Wireless Display quantas as necessárias.

Mais info aqui: WeatherDuino Pro2 Wireless Display - What is it?

WDpro2_WD_v200_preview01.jpg


WD_v013_WDTFT1_preview.jpg
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Um projecto incrível e de louvar!!!:thumbsup:
Esperemos que mais portugueses se interessem por ele e com este magnifico trabalho desenvolvido!
Os meus parabéns!

Aqui o "contra" será mesmo ter mãozinhas para a electrónica! :hehe:
Assim em números redondos em quanto pode vir a ficar todo o investimento?

Um abraço!
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Obrigado a ambos pelo incentivo..

Um projecto incrível e de louvar!!!:thumbsup:
Esperemos que mais portugueses se interessem por ele e com este magnifico trabalho desenvolvido!
Os meus parabéns!

Aqui o "contra" será mesmo ter mãozinhas para a electrónica! :hehe:
Assim em números redondos em quanto pode vir a ficar todo o investimento?

Um abraço!

Algum jeito com a electrónica e um pouco de conhecimento do ambiente Arduino são importantes e tornam muito mais fácil a execução de um projecto como o WeatherDuino Pro2.
A adesão de portugueses a este projecto na verdade é pouca, comparando com a adesão e interesse que têm suscitado a nível internacional. Em parte eu até compreendo o porquê, certamente que o nosso baixo poder de compra e o momento de crise que vivemos não é alheio a esta situação. Não me é fácil determinar um valor exacto para o custo total de um sistema WeatherDuino Pro2, pois ele depende de vários factores que são opção de quem monta (tipo de sensores, sistema de alimentação, etc, etc), no entanto tenho a certeza que ele será mais elevado do que o custo da estação mais barata das vulgarmente designadas por estações de gama média (watsons pce, etc), mas tambem é mais baixo do que o custo de algumas dessas mesmas estações de valor mais elevado, exactamente das mesmas marcas, e modestia à parte, as possibilidades de uma WeatherDuino Pro2 estão noutro patamar. Possibilidade de usar sensores Sensirion SHT1x (as Davis usam SHT11) ou SHT2x, possibilidade de multi-posicionamento de senores usando várias unidades TX, emulação Davis Vantage PRO para ligação como Cumulus (sem probelmas de perca de ligação tipicas das Fine Offset), sistema de comunicação RF robusto, possibilidade de ter displays wireless por toda a casa... até 5 sensores Temp/ Hum extra...
Nas conideraçãoes de custo de uma estação meteorológica à um outro factor muito importante que deveria ser sempre tido em conta, que está para além do seu custo inicial... falo do custo de manutenção em funcionamento a longo prazo, custo das peças de degaste habitual, principalmente anemómetros e sensores de temperatura / humidade. Por exemplo, numa WeatherDuino Pro2, a substituição desse sensor, mesmo que se esteja a utilizar um sensor de grande qualidade como o SHT11, custará menos de 10 euros, quanto custa isso numa qualquer outra estação?

É provável que muito em breve, uma grande publicação online internacional venha a incluir durante vários meses consecutivos um artigo muito descritivo sobre o sistema WeatherDuino Pro2, com estimativas de custo total e parcial (de cada uma das peças) e muita informação adicional sobre as possibilidades do sistema. Acredito que será uma coisa a sério, pois os editores e técnicos da publicação vão inclusivamente testar unidades funcionais. O artigo não está a ser escrito por mim, apenas me foi requerida autorização de publicação e me é dado conhecimento da evolução do conteúdo do artigo em questão, pelo que estou à vontade quanto à isenção do mesmo. Não estou a pagar pela sua publicação, antes pelo contrário, recusei receber qualquer pagamento.

O WeatherDuino Pro2 não é um brinquedinho electrónico, e quem tenha capacidade de mexer no código, pode até fazer coisas impressionantes, como o que foi feito numa instalação na Finlandia.

Por mim vou continuar a partilhar o que vou fazendo, e se disponibilizo as PCB's é apenas porque isso facilita a vida a quem pretende montar o sistema e porque elas garantem uma construção com a qualidade necessária ao bom funcionamento do mesmo.

O WeatherDuino Pro2 está aí, e o futuro a Deus pertençe.
 
Última edição:

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Há empresas online que façam os PCB's por encomenda?

Eu um dia é bem provável que me possa aventurar neste projecto.
Terá é de ser "ver e copiar", pois tecnicamente não tenho conhecimentos para mais.

Para além das vantagens que já foram apontadas, uma outra é o poder-mos ir construindo a nossa estação aos poucos, consoante haja verba para gastar. ;)
E claro fica-mos com aquele bom sabor do "fui eu que fiz"!


Cá fico à espera dessa publicação online!
Uma vez mais força e parabéns por um trabalho tão louvável aberto a todos de forma gratuita! :thumbsup:
 

hvalentim

Cirrus
Registo
13 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Ch. da Caparica
O projecto evolui muito desde a última vez que por aqui andei. Parece um excelente compromisso entre preço e qualidade atendendo a que as estações de gama baixa não cumprem e as de gama alta têm um preço exagerado.

Presentemente, só vejo um obstáculo para aderir: a solução para publicação dos dados estar dependente do Cumulus, que é um software exclusivo para Windows e não corre nos dispositivos miniatura tipo Raspberry ou certos NAS com o WD MyCloud, correndo Linux (distro Debian), como o que uso actualmente.

Um driver para o weewx era o ideal.
 

hvalentim

Cirrus
Registo
13 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Ch. da Caparica
Analisando melhor o assunto. Uma vez que actualmente o software emula o protocolo de uma estação Davis (julgo que originalmente replicava o EasyWeatherPlus, lendo os dados a partir de um ficheiro de texto igual ao gerado por este ), neste instante deve ser possível usá-lo com qualquer software cliente capaz de comunicar com uma Davis, certo? Já alguém o testou com o WeeWX (que originalmente até começou por ser escrito para Davis)?
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Há empresas online que façam os PCB's por encomenda?

Eu um dia é bem provável que me possa aventurar neste projecto.
Terá é de ser "ver e copiar", pois tecnicamente não tenho conhecimentos para mais.

Para além das vantagens que já foram apontadas, uma outra é o poder-mos ir construindo a nossa estação aos poucos, consoante haja verba para gastar. ;)
E claro fica-mos com aquele bom sabor do "fui eu que fiz"!


Cá fico à espera dessa publicação online!
Uma vez mais força e parabéns por um trabalho tão louvável aberto a todos de forma gratuita! :thumbsup:

Não precisa mandar fazer as PCB's necessárias, elas estão disponíveis já feitas e prontas a serem montadas.
Esse saborzinho a "feito por mim e a meu gosto" é de facto muito agradável!
Por outro lado, quem o possa fazer, tem a possibilidade de alterar o código e poder costumizar o sistema para utilizar com outros tipos de sensores. Sei de alguem que está a utilizar sensores de medição de vento ultrasonicos com uma WeatherDuino Pro2.

Abraço amigo, faz tempo que não falavamos.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Analisando melhor o assunto. Uma vez que actualmente o software emula o protocolo de uma estação Davis (julgo que originalmente replicava o EasyWeatherPlus, lendo os dados a partir de um ficheiro de texto igual ao gerado por este ), neste instante deve ser possível usá-lo com qualquer software cliente capaz de comunicar com uma Davis, certo? Já alguém o testou com o WeeWX (que originalmente até começou por ser escrito para Davis)?

Olá hvalentim... Já não vinha aqui hà uns dias, pelo que a minha resposta vem um pouco tarde, uma vez que já estamos falando sobre este assunto no site de supporte ao WeatherDuino Pro2.

Só para que conste aqui tambem, o WeatherDuino Pro2 não funciona apenas com o Cumulus. Nem mesmo quando apenas utilizava o protocolo easyweather.dat funcionava só com o Cumulus, o WSDL era tambem suportado.
Actualmente, o WeatherDuino Pro2, em termos de comunicação com o software emula uma Davis Vantage, pelo que teóricamente será compatível com qualquer programa que funcione com uma Davis Vantage. Digo teoricamente porque na prática pode não ser bem assim. Para além do Cumulus 1 e do novo CumulusMX com os quais o funcionamento é garantido, eu não o testei com nenhum outro a não ser o Weather Display, com o qual tambem parece ser compatível. A horrível interface deste último não me levou a levar os testes muito por diante.
Quanto ao WeeWX, não faço ideia da sua compatibilidade... Os meus conhecimentso de Linux são muito básicos, e não tive muito exito na ultima tentativa de instalação de fiz. Nunca cheguei a conseguir fazê-lo correr. Sou básico mesmo!

Já agora fica aqui uma info para todos os que possam ainda não ter reparado: O Cumulus já não é mais um programa só para Windows, o novo CumulusMX além de correr em Windows, corre tambem em Linux (até num PI), desde que tenha o Mono instalado.

Cumprimentos
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Há pouco mais de um mês referi aqui, que uma grande publicação internacional (embora não muito conhecida na Europa, penso eu), iria provávelmente publicar um artigo sobre o sistema WeatherDuino Pro2. Agora já não é, muito provávelmente, é um facto.
A Silicon Chip Magazine (com edição online e em papel) publicou já na sua edição de Março de 2015, o primeiro de quatro artigos dedicados ao sistema WeatherDuino Pro2. O artigo agora publicado, e os três que serão publicados nos meses seguintes, foram redigidos na integra para a Silicon Chip Magazine, por Trevor Robinson, um australiano utilizador do sistema WeatherDuino Pro2 desde à largos meses, e que desde o ínicio se apaixonou pela simplicidade e fiabilidade do mesmo, sendo sem dúvida o grande responsável pela popularidade que o sistema está a obter na Australia e Nova Zelândia.
Polónia, Itália, Republica Checa, Finlânia e Reino Unido, onde neste momento estão em fase de contrução várias unidades, são outros pontos do globo onde se encontram já em funcionamento ou em contrução sistemas WeatherDuino Pro2. Esta semana mesmo foram enviadas as primeiras pcb's para os EUA.
E por último, mas não menos importante, em Portugal mais duas unidades começarão a ser construidas muito em breve. Mais uma a Norte a juntar-se a de Estarreja, e uma outra na região Centro, que, a avaliar pelo empenho que está a ser posto quer na vertente da construção quer na da implantação, pode muito bem tornar-se uma referência.

Mas o trabalho continua... Está na forja um novo software (codename "Chapin"), compatível com o actual hardware, com funcionalidades possívelmente impensáveis num sistema de custo tão reduzido.

Obrigado por ler.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena