Obrigado a ambos pelo incentivo..
Um projecto incrível e de louvar!!!
Esperemos que mais portugueses se interessem por ele e com este magnifico trabalho desenvolvido!
Os meus parabéns!
Aqui o "contra" será mesmo ter mãozinhas para a electrónica!
Assim em números redondos em quanto pode vir a ficar todo o investimento?
Um abraço!
Algum jeito com a electrónica e um pouco de conhecimento do ambiente Arduino são importantes e tornam muito mais fácil a execução de um projecto como o WeatherDuino Pro2.
A adesão de portugueses a este projecto na verdade é pouca, comparando com a adesão e interesse que têm suscitado a nível internacional. Em parte eu até compreendo o porquê, certamente que o nosso baixo poder de compra e o momento de crise que vivemos não é alheio a esta situação. Não me é fácil determinar um valor exacto para o custo total de um sistema WeatherDuino Pro2, pois ele depende de vários factores que são opção de quem monta (tipo de sensores, sistema de alimentação, etc, etc), no entanto tenho a certeza que ele será mais elevado do que o custo da estação mais barata das vulgarmente designadas por estações de gama média (watsons pce, etc), mas tambem é mais baixo do que o custo de algumas dessas mesmas estações de valor mais elevado, exactamente das mesmas marcas, e modestia à parte, as possibilidades de uma WeatherDuino Pro2 estão noutro patamar. Possibilidade de usar sensores Sensirion SHT1x (as Davis usam SHT11) ou SHT2x, possibilidade de multi-posicionamento de senores usando várias unidades TX, emulação Davis Vantage PRO para ligação como Cumulus (sem probelmas de perca de ligação tipicas das Fine Offset), sistema de comunicação RF robusto, possibilidade de ter displays wireless por toda a casa... até 5 sensores Temp/ Hum extra...
Nas conideraçãoes de custo de uma estação meteorológica à um outro factor muito importante que deveria ser sempre tido em conta, que está para além do seu custo inicial... falo do custo de manutenção em funcionamento a longo prazo, custo das peças de degaste habitual, principalmente anemómetros e sensores de temperatura / humidade. Por exemplo, numa WeatherDuino Pro2, a substituição desse sensor, mesmo que se esteja a utilizar um sensor de grande qualidade como o SHT11, custará menos de 10 euros, quanto custa isso numa qualquer outra estação?
É provável que muito em breve, uma grande publicação online internacional venha a incluir durante vários meses consecutivos um artigo muito descritivo sobre o sistema WeatherDuino Pro2, com estimativas de custo total e parcial (de cada uma das peças) e muita informação adicional sobre as possibilidades do sistema. Acredito que será uma coisa a sério, pois os editores e técnicos da publicação vão inclusivamente testar unidades funcionais. O artigo não está a ser escrito por mim, apenas me foi requerida autorização de publicação e me é dado conhecimento da evolução do conteúdo do artigo em questão, pelo que estou à vontade quanto à isenção do mesmo. Não estou a pagar pela sua publicação, antes pelo contrário, recusei receber qualquer pagamento.
O WeatherDuino Pro2 não é um brinquedinho electrónico, e quem tenha capacidade de mexer no código, pode até fazer coisas impressionantes, como o que foi feito numa instalação na Finlandia.
Por mim vou continuar a partilhar o que vou fazendo, e se disponibilizo as PCB's é apenas porque isso facilita a vida a quem pretende montar o sistema e porque elas garantem uma construção com a qualidade necessária ao bom funcionamento do mesmo.
O WeatherDuino Pro2 está aí, e o futuro a Deus pertençe.