Furacão GORDON (Atlântico 2012 #AL08)



rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Eu acredito que são apenas coincidências :)

Mas se ele daqui a 6 anos voltar aos Açores...aí é que já não saberei o que dizer...fenómeno "Tropical Ghost"? :huh:

Não falem no regresso "dele", vá lá, dá-me arrepios, como ontem um jornalista a dizer "O Gordon esteve cá há 6 anos, e agora voltou."

Dá-me comichão porque uma pessoa leiga que esteja a ouvir aquela reportagem fica logo à partida "formatada" de forma totalmente errada sobre o mínimo dos mínimos de conhecimento da realidade de ciclones tropicais, sem perceber a "individualidade" dos sistemas, como se de um cometa em ciclos se tratasse.
Deixou-me perturbado! :D

Claro que entendi que não estás a dizer nada disso, estou só a brincar porque a tua frase me lembrou de ter ouvido isso ontem à noite na tv, mas pronto, tratem os "meninos Gordon's" como indivíduos diferentes com o mesmo nome. hehehehe
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Boas pessoal,

Ainda não dormi...fui chamado pelo Despacho... o PE dos Graminhais ficou KO por 3h... tivemos também telhas arrancadas e uma porta rebentada com a pressão do vento.

PS: Os 234km/h que referi no meu post das 2h00 sempre se confirmam não é?

Em breve vou colocar aqui os gráficos das velocidades nos dois PE's.

Um abraço,
Luís Guilherme.

Os chatos dos Técnicos de Despacho não dormem hehehhehe :D
Se correu tudo bem tirando uns pequenos estragados, é o que interessa :)

Abraço LG
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Não falem no regresso "dele", vá lá, dá-me arrepios, como ontem um jornalista a dizer "O Gordon esteve cá há 6 anos, e agora voltou."

Dá-me comichão porque uma pessoa leiga que esteja a ouvir aquela reportagem fica logo à partida "formatada" de forma totalmente errada sobre o mínimo dos mínimos de conhecimento da realidade de ciclones tropicais, sem perceber a "individualidade" dos sistemas, como se de um cometa em ciclos se tratasse.
Deixou-me perturbado! :D

Claro que entendi que não estás a dizer nada disso, estou só a brincar porque a tua frase me lembrou de ter ouvido isso ontem à noite na tv, mas pronto, tratem os "meninos Gordon's" como indivíduos diferentes com o mesmo nome. hehehehe


Vale-me é vocês aqui que são a minha referência logo a seguir do NHC :) É que se fosse pelos jornalistas e todas asneiras que dizem no "calor" do momento, nem tinha dormido esta noite :)

Agora é regressar à rotina nos seguimentos meteorológicos :thumbsup:


EDIT: Já pus o "voltar" entre aspas eheheheheh :)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Não falem no regresso "dele", vá lá, dá-me arrepios, como ontem um jornalista a dizer "O Gordon esteve cá há 6 anos, e agora voltou."

Dá-me comichão porque uma pessoa leiga que esteja a ouvir aquela reportagem fica logo à partida "formatada" de forma totalmente errada sobre o mínimo dos mínimos de conhecimento da realidade de ciclones tropicais, sem perceber a "individualidade" dos sistemas, como se de um cometa em ciclos se tratasse.
Deixou-me perturbado! :D

Claro que entendi que não estás a dizer nada disso, estou só a brincar porque a tua frase me lembrou de ter ouvido isso ontem à noite na tv, mas pronto, tratem os "meninos Gordon's" como indivíduos diferentes com o mesmo nome. hehehehe

Para evitar este tipo de confusões é que se retiram os nomes das tempestades mais severas, apesar de nenhum dos GORDONs ter ser destrutivo no Açores penso que pelo facto de ter sido tão semelhante ao seu antecessor se poderia retirar este nome das listas, acho que qualquer um ficaria siderado se daqui a 6 anos tivéssemos aqui a falar de um novo GORDON a caminho dos Açores.:D

Apenas como curiosidade este foi o quarto GORDON no Atlântico, o segundo nos Açores. ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Lido na Net, autor desconhecido

O Gordon's quer apenas encontrar a água tónica da sua vida, disseram-lhe que o melhor gin do Atlântico era nos Açores, mas ele não fixou o local, o Peter na Horta, e entao quando chega aos Açores desorienta-se, e de tão perdido acaba por ir em frente passando na zona entre Sao Miguel e Santa Maria. Como não encontrou, tentará mais uma vez, qualquer Gordon's Gin que se preze quer acabar a carreira no Peter do Faial.

:D
 
M

Membro excluído 274

Companheiros, obrigado pela seguimento fantástico! :thumbsup:
Soube mesmo bem neste marasmo de Verão! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Next....... :lol::lol::lol:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Gráficos do IM relativos à pressão e vento médio em Santa Maria Aeroporto:

vento%20st%20maria.png

pressao%20st%20maria.png


Um dos spots da RTP/Açores com imagens do furacão: http://www.rtp.pt/acores/index.php?article=28345&visual=3&layout=10&tm=10
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada




Caros colegas,

As minhas desculpas pela informação dos 234km/h.

Após análise detalhada dos dados do SCADA do PE de Santa Maria, verifiquei que o valor que indiquei resultou, tanto quanto pude apurar, de um erro humano.

Passo a explicar... esta madrugada encontrava-me via VPN ligado à EDA a acompanhar os valores da velocidade do vento a partir de uma aplicação interna, chamada software de leituras, o qual é alimentado pelos operadores do Despacho manualmente a cada 30 minutos... daí o erro humano!

Esta tarde já pude efectuar o download (exportação) dos dados do SCADA pois encontro-me na EDA com acesso a outras ferramentas/redes informáticas.

De qualquer forma a diferença não é muita... em Santa Maria em vez de 234km/h foi 217km/h e em São Miguel foi 152 km/h.

Espero que não se zangem comigo... afinal eu quando coloquei a informação também não queria acreditar face à descrepância de valor em relação às outras 2 torres.

PS: na 1ª figura temos os Graminhais em São Miguel (aspecto aplicação SCADA) e na 2ª temos os dados já tratados e exportados para excel relativos às 3 torres do Figueiral em Santa Maria.

Um Abraço,
Luís Guilherme.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite. Duas perguntas que me surgiram:

1 -> Houve algum sinal de trovoada em alguma das ilhas? :trovao:

2 -> Há (fortes) possibilidades de ainda este ano os Açores serem fustigados com mais alguma Tempestade Tropical/algum Furacão? :rain:


:hmm: :hmm: :hmm:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
1 -> Houve algum sinal de trovoada em alguma das ilhas? :trovao:

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, em ciclones tropicais não há muita trovoada. Ontem de manhã disse isso a uma pessoa em Santa Maria que esperava ver trovoada, e depois no final confirmou-me que não se apercebeu de um único trovão. Isso tem a ver com o núcleo quente dum ciclone tropical e da elevada quantidade de humidade que existe em todo o sistema, das camadas baixas às altas. Apesar de num ciclone tropical termos enormes torres convectivas, as descargas eléctricas dependem do choque entre partículas de gelo, e para além do núcleo quente, o gelo mantém-se mais tempo atravessando partes mais secas da atmosfera, e no ambiente como dum ciclone tropical o gelo não sobrevive muito tempo. O Gelo forma-se sem dúvida, até muito, no topo destes Cb's tropicais (esteve mesmo na origem do acidente da Air France, voo 447) mas depois não sobrevive muito tempo a ponto de criar carga. Já tivemos vários casos por cá, desde depressões híbridas ou mesmo o complexo que gerou a tragédia na Madeira, em que havia convecção profunda mas não havia descargas eléctricas. Tem a ver com este tipo de massas de ar, muito húmidas e quentes.

2 -> Há (fortes) possibilidades de ainda este ano os Açores serem fustigados com mais alguma Tempestade Tropical/algum Furacão? :rain:

Esta temporada está a ser curiosa, o Gordon foi até agora o ciclone tropical mais intenso no Atlântico numa região onde em Agosto não era suposto, e já em Junho tivemos o Chris que também foi um ciclone muito atípico, foi bastante invulgar, tornou-se furacao a uma latitude alta e com água a apenas 22ºC. Pelo que quem sabe, este pode ser um daqueles anos atípicos em que podemos ver coisas um pouco mais raras pelas nossas águas.