Medicane Daniel - Setembro 2023

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,467
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

"We have counted more than 5,300 dead so far, and the number is likely to increase significantly and may even double because the number of missing people is also thousands,"
"Officials say at least 10,000 people are feared missing or dead, though tolls of dead confirmed so far vary. Tariq Kharaz, a spokesperson for the eastern authorities, said 3,200 bodies had been recovered, and 1,100 of them had yet to be identified."

"People were asleep and no one was ready," he told Reuters. "We lost 30 people so far, 30 members of the same family. We haven’t found anyone.”

 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,083
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Não dar hipótese de salvamento a um milhar ou mais de pessoas que foram obrigadas a ficar nas casas que ruíram, e morreram, além dos feridos, é mais fácil? Não se trata de deslocá-las em massa, mas sim de permitir-lhes saír das casas que previsivelmente iam ser destruídas pela enxurrada, deixar que se afastassem do rio, pelo seu pé, para lugares mais altos e menos expostos. Para mim, a decisão tomada, se realmente aconteceu, é crime e quem tomou a decisão é responsável e terá que responder.
A previsão meteorológica estava feita, sabiam o que podia acontecer, decidiram arriscar as vidas dos outros para salvaguardar o seu status político. É uma característica humana infelizmente muito generalizada em todo o mundo.
Nada vai acontecer, essa é a realidade. Se a justiça num país com Estado de direito, como Portugal, já não funciona lá muito bem, agora imagina num país sem qualquer Estado de direito: :disgust:
https://freedomhouse.org/country/libya/freedom-world/2023
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,467
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não estando prevista chuva nos próximos dias e se barragem ainda não rebentou, se calhar não vai acontecer?

É estranho dizerem que a barragem encheu "x3 a sua capacidade". Como é isso possível sem ter sido galgada? :huh:
As margens são assim tão suaves em declive?




RDfXkod.jpg
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,705
Local
Açores
Se os países ocidentais não tivessem fomentado o início da guerra civil na Líbia, esta tragédia teria acontecido de igual modo?

Se a Grécia não tivesse tido tanta austeridade, será que a tragédia teria acontecido de igual modo?

ATHENS, Sept 9 (Reuters) - Rescue teams took people out of floodwaters in inflatable boats and in bulldozers on Saturday as they moved into villages hit hardest by a sweeping rainstorm that killed at least 10 people in central Greece this week.

Storm Daniel, which meteorologists said was the worst to hit the country since records began in 1930, pummelled Greece for three days from Tuesday, leaving a trail of ruin after a record summer heatwave that had touched off huge wildfires.

A frase final certamente responderá à tua questão.

---

Ainda incompleto -> https://public.wmo.int/en/media/new...floods-mediterranean-heavy-loss-of-life-libya

The Libyan Government announced three days of mourning in all the affected cities; calling them ″Disaster Areas.″

The National Meteorological Centre issued early warnings for this extreme weather event 72 hours before its occurrence, and notified all governmental authorities by e-mails and through media urging them to take more care and caution, and also urging them to take preventive measures. A State of Emergency was announced in the eastern regions based on these warnings.

Al-Bayda teoricamente está muito mais preparada para encaixar 414 mms do que Derna. E ainda assim... -> https://www.reuters.com/video/watch/idRW129312092023RP1


Por fim, Al Jazeera:

There were two major dams upstream from Derna that, for one, had not been maintained since 2002, according to Ahmed Madroud, the beleaguered city’s deputy mayor.
 
Última edição:

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
É estranho dizerem que a barragem encheu "x3 a sua capacidade". Como é isso possível sem ter sido galgada? :huh:
As margens são assim tão suaves em declive?




RDfXkod.jpg
Segundo o Google Earth a imagem é de 14/05/2023.
Aparentemente e que se veja, é uma barragem de terra e não tem um descarregador de superfície, e somente tem uma descarga de fundo. O que parece pouco para uma eventualidade de uma cheia histórica. O período de retorno deve ser muito baixo em número de anos.
 
Última edição:

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
Se os países ocidentais não tivessem fomentado o início da guerra civil na Líbia, esta tragédia teria acontecido de igual modo?
Penso que tinha acontecido da mesma forma infelizmente.
O que estava a montante no Wadi Darnah não eram barragens preparadas para aquelas afluências, para além de ser aterro em terra, e isso não seria o seu problema maior, somente tinham descargas de fundo. Vão ao Google Earth e vejam! Aquilo era um desastre anunciado para uma cheia histórica com um período de retorno de 100 ou 1000 anos. Os descarregadores de superfície não existiam!
Se a cheia galgou o paredão na 1ª barragem e colapsou, a 2ª que dista cerca de 12 a 13 kms a jusante era difícil de resistir.
Pena é das vidas que se perderam e dos que sobreviveram que têm a sua vida arrasada.
O pesar por eles, e que aos sobreviventes a coragem e a força para resistirem.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,952
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Líbia. Pelo menos 11.300 mortos na cidade de Derna​

O número de mortos nas cheias ocorridas na cidade costeira líbia de Derna, no leste do país, subiu para 11.300 pessoas e as operações de busca e resgate prosseguem, indicou hoje o Crescente Vermelho líbio.

14/09/23 20:23 ‧ HÁ 29 MINS POR LUSA

Segundo a secretária-geral da organização não-governamental, Marie el-Drese, há mais 10.100 pessoas dadas como desaparecidas naquela cidade.

Milhares de pessoas foram enterradas em valas comuns em Derna, indicaram hoje as autoridades, enquanto as equipas de busca continuavam a vasculhar as ruínas deixadas pelas devastadoras inundações e o presidente da câmara afirmava que o balanço das vítimas poderá triplicar.

As cheias, alimentadas por duas barragens em rutura, arrastaram famílias inteiras no domingo à noite e expuseram as vulnerabilidades do país rico em petróleo que tem estado mergulhado em conflito desde que, em 2011, uma revolta derrubou o ditador de longa data, Muammar Kadhafi.

 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Muito esclarecedora a posição da OMM sobre o que passou na Libia: ausência de manutenção das barragens nos últimos 15 anos por causa da guerra civil e a falta de uma entidade de protecção civil no país foram os elementos fulcrais que estiveram na origem da tragédia.