Previsões médio prazo (Fevereiro 2016)

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O IPMA mete cota 800 no domingo, contrariando todos os modelos que prevêem cotas inferiores (500\600)...
Mas o IPMA em termos de cotas de neve é para esquecer, mete cota 1200 no sábado, quando na realidade a cota será superior a 2000...


O IPMA, para sábado, mete uma cota de neve de 1600 metros já quase para a noite, descendo talvez para os 1400 m já para o final, final do dia.

Para uma entrada deste género, 800 m já é uma boa cota, nem sei se acumulará algo que se veja a esta cota.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,602
Local
Gondomar (105 metros alt)
As previsões apontam para domingo cota de neve entre os 600/700 metros e toda a próxima semana descida acentuada da temperatura....Atenção que a sensação de frio será intensa! Falta saber se na próxima semana virá o tal frio continental!
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

carlitinhos

Cumulus
Registo
13 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Fundão (540m)
venha de la então o frio que as plantas agradecem, muito bom para muitos pomares aqui da zona que com as temperaturas que tem predominado não tardam nada estão começando a desabrochar (falo na minha zona essencialmente de cerejeiras).
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
3eJSH9V.png

Essa frente oclusa no centro da Península, com movimento norte/sul tem muito boa cara e um largo "sorriso" :D
Relembro que, no início de Fevereiro do ano passado, houve uma situação muito parecida que deixou neve na Serra de S. Mamede em cotas de 600/700 mts ;)
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Com sorte poderá cair abaixo dos 600....mas acumular só mesmo acima dos 700
Não sei não, esta run do GFS está muito boa, para além de meter um pouco mais de frio domingo mete também mais frio para os dias seguintes. Terça por exemplo com iso -4 no Norte. é esperar o que diz o ECM 0z
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Então achas que poderá acumular abaixo dos 700?
Sinceramente a manter-se o que o gfs tem previsto nas ultimas runs, sim. Penso que a partir dos 650\700m deverá haver acumulação uma vez que a partir do meio da tarde a cota rondará os 600m com precipitação prevista para toda a tarde e madrugada. Mas veremos. Continuo a acreditar que pontualmente a cota pode descer aos 400\500m
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Sendo assim vai cair em Lamego neve...fica a 520 metros a cidade.acumular é que só mais um pouco acima
Não disse que ia nevar em lamego, disse que pontualmente poderá descer aos 400\\500, mas é só uma possibilidade pode não acontecer depende de vários fatores, veremos. Eu também espero que sim, pois moro a 500m :)
PS:O AEMET já mete cota 400 junto à fronteira (Pontevedra\Ourense) :D
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,602
Local
Gondomar (105 metros alt)
Não disse que ia nevar em lamego, disse que pontualmente poderá descer aos 400\\500, mas é só uma possibilidade pode não acontecer depende de vários fatores, veremos. Eu também espero que sim, pois moro a 500m :)
PS:O AEMET já mete cota 400 junto à fronteira (Pontevedra\Ourense) :D



Mas é provável cair Lamego, a cidade fica no interior norte...entre duas serras
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,185
Local
Belas
Vendaval impressionante previsto pelo GFS para Domingo:

Vento médio(a chegar aos 80/90km/h no litoral Norte)

66-602SP.GIF


69-602SP.GIF



Rajada(a chegar aos 100/110 km/h)

66-289SP.GIF


69-289SP.GIF



Ondulação também impressionante (8 a 9 metros de altura):

nww3-0-66.png



Vai estar bem agreste este fim de semana :surprise:
Desculpem a piada seca mas:
Parece que vamos ter um número recorde de casais a voar nesse dia...
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Desculpem a piada seca mas:
Parece que vamos ter um número recorde de casais a voar nesse dia...

Não foi seca! Até teve piada. Lol

Começa a animar por aqui mas eu continuo um pouco prudente.

Se analisarmos os modelos e meteogramas, eles falam por si!!! Boa acumulação a a partir dos 800 metros mas pode descer até aos 500 sem dúvida.

O que me surpreende mais é a quantidade de dias com frio em que qualquer precipitação pode ser de neve a cotas baixas com excepção do dia 16 e 17.

Espero que os modelos mantenham esta linha até domingo e ai sim haverá surpresas, mesmo havendo falta de precipitação na segunda o domingo e segunda de madrugada pode prometer algo a cotas médias (500 metros)