Previsões médio prazo (Fevereiro 2016)



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,693
Local
Aveiras de Cima
Veremos se tenho sorte aqui para a minha nova terra a 650m. Não sei ainda como se comportam este tipo de entradas aqui, mas pode ser que dê para ver qualquer coisa, com algum frio já instalado e ainda com alguma réstia de precipitação. Situação a acompanhar! ;)
 
Última edição:

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Os modelos tem vindo a melhorar o evento de domingo, neste momento não me surpreendia acumular aos 600 e nevar pontualmente aos 400. Teremos -4 a 850hPa e -33 a 500hPa, frio não falta, vamos ver como se coporta a precipitação mas parece haver alguma nas horas de maior frio (dom12h\seg6h)
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Os modelos tem vindo a melhorar o evento de domingo, neste momento não me surpreendia acumular aos 600 e nevar pontualmente aos 400. Teremos -4 a 850hPa e -33 a 500hPa, frio não falta, vamos ver como se coporta a precipitação mas parece haver alguma nas horas de maior frio (dom12h\seg6h)
De realçar a estabilidade dos modelos estão todos praticamente iguais nas próximas 192h.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Para a semana, quer o GFS quer o ECM dão boas perspectivas de neve a cotas médias para a região de Trás - Os - Montes. Vai ser uma semana de 4/ 5 dias de frio generalizado a grande parte do país. Mas poderá ser o " canto do cisne " deste inverno, pois no fim de semana seguinte, os modelos já prevêm temperaturas próximas dos 20 graus.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,736
Local
Açores
Penso que já se pode ter algumas expectativas realistas para o elemento quase alienígena que é neve nos Açores:

uReeVfi.png


A entrada de ar frio não é muito vigorosa, aumentando a incerteza. Neste momento não creio que vá haver neve abaixo dos 700 metros:

emLIbH3.gif


O pós-frontal não trará muita humidade em altitude. E o cenário não é muito famoso quer a 850 hPa...

w720U8q.gif


... quer a 925 hPa:

uzAaV4R.gif


Portanto, e a meu ver, há possibilidade de haver uns flocos nos pontos mais altos das ilhas habituais (S. Miguel, Pico, Terceira talvez). É acompanhar.

---

Este evento também tem interesse para os madeirenses:

JoJNBzR.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,736
Local
Açores
Penso que já se pode ter algumas expectativas realistas para o elemento quase alienígena que é neve nos Açores:

uReeVfi.png


A entrada de ar frio não é muito vigorosa, aumentando a incerteza. Neste momento não creio que vá haver neve abaixo dos 700 metros:

emLIbH3.gif


O pós-frontal não trará muita humidade em altitude. E o cenário não é muito famoso quer a 850 hPa...

w720U8q.gif


... quer a 925 hPa:

uzAaV4R.gif


Portanto, e a meu ver, há possibilidade de haver uns flocos nos pontos mais altos das ilhas habituais (S. Miguel, Pico, Terceira talvez). É acompanhar.

---

Este evento também tem interesse para os madeirenses:

JoJNBzR.png

O ECM é extremista:

LqM9oaK.png


77GJES9.png


ctYrUc7.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,499
Local
Olhão (24 m)
Depois, do frio vem o Verão. :huhlmao:

19262992_zky1j.jpeg


Não deixa de ser interessante, a ISO 16ºC a abranger todo o sul do país, embora esteja a 252 horas de distância e a ISO 20ºC a sul do Algarve e na costa marroquina em pleno Fevereiro. A questão, está relacionada com a posição duma cut-off tanto pode atingir o sul do país na última década do mês e trazer precipitação significativa ao sul, como um deslocamento mais para sudoeste da mesma pode atirar com a dorsal para cima de nós e fazer disparar as temperaturas.

Se a saída das 00 do GFS, foi uma saída demasiada fria, a saída das 12 do GFS foi totalmente o oposto, uma saída bastante quente.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,736
Local
Açores
spbo1Tz.png


eQQxsSK.png


---

UQlysMZ.png


O ECM está a destoar muito do GFS e do GEM que reduzem a intensidade da entrada de ar frio. Curiosamente, o modelo com que comecei a abordar o episódio de frio manda tudo para o continente:

lj7wfM8.png


Como é uma boa altura para se ser descaradamente faccioso, eu apoio o ECM :winner::lol: não obstante não haver grandes perspetivas de neve pois a frente já terá passado há muito e não haverá, como já escrevi, muita humidade:

yaeo6K0.png


pQQjRxj.gif


Nota ainda para o modelo indiano:

D3QB9uX.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,736
Local
Açores
Usei o estimador de probabilidades da NOAA no que concerne à ocorrência de neve nos Açores. Realisticamente, as variáveis/os pressupostos não são os/as mais adequadas mas ainda assim...

Ponta Delgada:

n6GyMtA.png


Sta. Cruz das Flores:

c1LViHe.png


... há esperança :lol: