Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Uma clássica formação de uma depressão " Elefante" com o jet por trás acompanhar e um bom vapor de água.:unsure:
 


ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

mas por serem fenómenos cujas populações estão habituadas, não podem deixar de serem considerados de risco (neste caso o vento e a ondulação), o deixem passar depois vemos nunca é preventivo, e a protecção cívil deve de ser preventiva e não reactiva, isto nas localodades mais afectadas, neste cado a Norte do Tejo.:(

a prevençao começa em cada um,depois seringador o que a proteççao civil pode fazer para evitar as cheias nessas zonas para alem de avisar e posteriormente actuar ao nivel do socorro pois as cheias nestas zonas ocorrem por factores de localizaçao geografica,descargas das barragens ;) as chamadas ZONA DE CHEIA;) agora vais dizer-me devem limpar as sarjetas ect mas isso nao e a proteccao civil que tem de fazer mas sim as autarquias por isso acho que devemos separar as situaçoes. querias que o pessoal da PC e do exercito fossem fazer barreiras com sacos de areia para a agua nao penetrar nessas localidades :huh: era uma situaçao incomportavel pois era impossivel cobrir toda a aréa de inundaçao. este debate ja dava pano para mangas ;)
abraço
Zonas vulneraveis de cheia

43mby2s.jpg


http://www2.snbpc.pt/portal/page?_pageid=35,46761,35_46771:36_35034&_dad=portal&_schema=PORTAL
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

a prevençao começa em cada um,depois seringador o que a proteççao civil pode fazer para evitar as cheias nessas zonas para alem de avisar e posteriormente actuar ao nivel do socorro pois as cheias nestas zonas ocorrem por factores de localizaçao geografica,descargas das barragens ;) as chamadas ZONA DE CHEIA;) agora vais dizer-me devem limpar as sarjetas ect mas isso nao e a proteccao civil que tem de fazer mas sim as autarquias por isso acho que devemos separar as situaçoes. querias que o pessoal da PC e do exercito fossem fazer barreiras com sacos de areia para a agua nao penetrar nessas localidades :huh: era uma situaçao incomportavel pois era impossivel cobrir toda a aréa de inundaçao. este debate ja dava pano para mangas ;)
abraço
Zonas vulneraveis de cheia

43mby2s.jpg


http://www2.snbpc.pt/portal/page?_pageid=35,46761,35_46771:36_35034&_dad=portal&_schema=PORTAL

esqueci de referir uma situaçao nestes casos o snbpc esta dependente do INM pois e atraves desta instituiçao que o SNBPC produz os respectivos alertas para a populaçao ;) atençao que nao estou a dizer que o snbpc funciona na sua plenitude a 100% pois isso e mais do que obvio que nao mas nao podemos estar sempre a dar no ceguinho.
quanto as modelos acho que a frente esta agora a começar a penetrar no nosso território ;)

http://www.meteoam.it/viewImagesMeteoSat.php?fileName=satelliti/nefo/nefomedi.gif
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

abraço
Zonas vulneraveis de cheia

43mby2s.jpg


http://www2.snbpc.pt/portal/page?_pageid=35,46761,35_46771:36_35034&_dad=portal&_schema=PORTAL[/QUOTE]


Isso é que te andam a ensinar a lenga lenga:p
OS serviços de PC devem de planear e contribuir para o ordenamento do território (entre outras coisas) ter um papel activo e não passivo, pq não são só medidas de auto prevenção que se gerem situações de crise ou de vulnerabilidade, e não deverão de aparecer só quando existem situações pós-evento devem de contribuir ao longo do ano, pq já me indaguei ene de vezes sobre o que é que a PC faz durante o resto dos dias de instabilidade.

Quanto ao mapa penso que está desactualizado ou fora do contexto real mas são opiniões...
O mais importante~são os concursos públicos de aquisição de meios.... :disgust:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)



Isso é que te andam a ensinar a lenga lenga:p
OS serviços de PC devem de planear e contribuir para o ordenamento do território (entre outras coisas) ter um papel activo e não passivo, pq não são só medidas de auto prevenção que se gerem situações de crise ou de vulnerabilidade, e não deverão de aparecer só quando existem situações pós-evento devem de contribuir ao longo do ano, pq já me indaguei ene de vezes sobre o que é que a PC faz durante o resto dos dias de instabilidade.

Quanto ao mapa penso que está desactualizado ou fora do contexto real mas são opiniões...
O mais importante~são os concursos públicos de aquisição de meios.... :disgust:[/QUOTE]





o que me ensinam sao coisas concretas tais ordenamento territorio, riscos naturais ect... repara que a PC nao é so uma iidentidade que actua em situaçoes de crise, em situaçoes de eventos ect.. quando dizes que nao sabes o que fazem no resto do tempo, fazem muita coisa como cordenaçao de todos os meios de urgencia que tens disponiveis no pais INEM, Bombeiros, SAM ect atraves dos CDOS e CODU´s a nivel regional e nacional. estes serviços sao feitos por pessoal do snbpc, por isso como ves fazem mais do que pensamos. quanto a aquisiçoes de meios isso e outro capitulo da historia do qual eu penso que nessa area terá de se fazer uma restruturaçao profunda pois ai existem muitas lacunas e muitos interesses, falo concretamente nos meios aereos ;) ja estamos a fugir ao topico de previsoes se quiseres abrir um tópico para debatermos esse tema conta com a minha participaçao;)
abraço
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Como sempre...os espanhóis estão com quase todo o país em alerta...e nós...
Como curiosidade a minha vizinha Estremaduda espanhola está com alerta laranja e a minha zona (Elvas) não está nem com amarelo...é da fronteira...:lol:

Olha um conterrâneo e não dizias nada!! :w00t: :unsure:
Passa lá nas apresentações http://www.meteopt.com/showthread.php?t=121, ou pelo menos coloca no avatar a tua povoação!
E assim estamos a aumentar também por terras de Além Tejo! ;)

Sim:huh: e no Inverno as situações típicas podem ser extremas ou não;) :p
Dia 8 para 9 é que vai ser atingido o pico de Vento e ondulação (aqui é que reside o risco), pq de resto é uma situação clássica de Inverno;)

http://85.214.49.20/wz/pics/MS_Porto_avn.png
50kts nesta saída:huh: vai retirar para a das 12h.

Isso é muito nó! :eek:. Esperemos que retirem qualquer coisita porque com essas velocidade... tss tss, alguém vai acabar por pagar a factura da destruição :(

a prevençao começa em cada um,depois seringador o que a proteççao civil pode fazer para evitar as cheias nessas zonas para alem de avisar e posteriormente actuar ao nivel do socorro pois as cheias nestas zonas ocorrem por factores de localizaçao geografica,descargas das barragens ;) as chamadas ZONA DE CHEIA;) agora vais dizer-me devem limpar as sarjetas ect mas isso nao e a proteccao civil que tem de fazer mas sim as autarquias por isso acho que devemos separar as situaçoes. querias que o pessoal da PC e do exercito fossem fazer barreiras com sacos de areia para a agua nao penetrar nessas localidades :huh: era uma situaçao incomportavel pois era impossivel cobrir toda a aréa de inundaçao. este debate ja dava pano para mangas ;)
abraço
Zonas vulneraveis de cheia

43mby2s.jpg


http://www2.snbpc.pt/portal/page?_pageid=35,46761,35_46771:36_35034&_dad=portal&_schema=PORTAL

Pronto no teu curso já te fizeram a cabeça, já estás como o rozzo ou o Alex com IM... :sad: Também já te vejo todo SNBPC :rolleyes:

Eu contínuo a achar que a Mãe Natureza tem sido nosso amiga, vamos ver até quando :unsure:. Porque se um dia ela deixa de o ser... aí sim é que vai ser um ai Jesus. O que vejo na nossa PC é a falta de meios e o que a mantém a funcionar e a saber dar algumas respostas é o espírito português do desenrasca. Coordenação, planos, será que existem? Eu espero bem que sim, mas serão sub-dimensionados com toda a certeza, e o dia que acontecer algo de verdadeiramente grave terão como desculpa a característica inusitada e completamente singular do fenómeno no nosso Portugal.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Olha um conterrâneo e não dizias nada!! :w00t: :unsure:
Passa lá nas apresentações http://www.meteopt.com/showthread.php?t=121, ou pelo menos coloca no avatar a tua povoação!
E assim estamos a aumentar também por terras de Além Tejo! ;)



Isso é muito nó! :eek:. Esperemos que retirem qualquer coisita porque com essas velocidade... tss tss, alguém vai acabar por pagar a factura da destruição :(



Pronto no teu curso já te fizeram a cabeça, já estás como o rozzo ou o Alex com IM... :sad: Também já te vejo todo SNBPC :rolleyes:

Eu contínuo a achar que a Mãe Natureza tem sido nosso amiga, vamos ver até quando :unsure:. Porque se um dia ela deixa de o ser... aí sim é que vai ser um ai Jesus. O que vejo na nossa PC é a falta de meios e o que a mantém a funcionar e a saber dar algumas respostas é o espírito português do desenrasca. Coordenação, planos, será que existem? Eu espero bem que sim, mas serão sub-dimensionados com toda a certeza, e o dia que acontecer algo de verdadeiramente grave terão como desculpa a característica inusitada e completamente singular do fenómeno no nosso Portugal.

nao me fizeram nada a cabeça kim ;) :thumbsup: eu sei que o no snbpc nao é tudo lindo, tem muitas carencias ;) mas acho que nem nem o Snbpc nem qualquer instituiçao no mundo esta preparada para os efeitos catastroficos que a mae Natureza pode produzir e como prova disso temos o Furacao Katrina nos EUA onde tem talvez dos melhores sistemas de urgencia e prevençao do mundo ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Uma vista dum ângulo mais abrangente dos acontecimentos:

globalov2.jpg

(Imagem 12:15UTC)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

concretamente nos meios aereos ;) ja estamos a fugir ao topico de previsoes se quiseres abrir um tópico para debatermos esse tema conta com a minha participaçao;)
abraço[/QUOTE]

Eu sei do que falo;) , pq essa é a teoria mas na prática.... só nos incêndios é que os CDOS tê mais destaque, sei como funciona o organigrama, estruturas e sobertudo a má formação....
Espero que sejas mais e mehor do que a grande maioria dos que lá estão neste momento....

Isso dava pano para mangas....
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

nao me fizeram nada a cabeça kim ;) :thumbsup: eu sei que o no snbpc nao é tudo lindo, tem muitas carencias ;) mas acho que nem nem o Snbpc nem qualquer instituiçao no mundo esta preparada para os efeitos catastroficos que a mae Natureza pode produzir e como prova disso temos o Furacao Katrina nos EUA onde tem talvez dos melhores sistemas de urgencia e prevençao do mundo ;)

Não queiras comparar o nosso cantinho com outras partes do mundo pq senão estavamos feitos ao bife e como o Kim já mencionou, nós estamos a ser abençoados por fenómenos extremos, já que são poucos ao longo do ano....
Não te esqueças que o Katrina provocou os danos que provocou e passou um pouco ao lado o seu centro (Mississipi), devido a um erro prepositado ou não pq não efectuaram evacuação obrigatória, em vez disso foi mandatória, pq não quiseram reunir as condições logisticas necessárias, ao contrário do que aconteceu no Texas umas 3 semanas depois.;)
NHC dava um enfraquecimento 72h antes, quando nós até aqui no fórum e outros fóruns viamos que ia ser explosivo...
E mais uma vez decidiram jogar pela lei das probabilidade, só que desta vez saiu gorada, visto que já estavam à espera que isto acontecesse desde 67...;)

Bem já estou a sair do tópico, mas parece que o comboio vem com a força toda para as próximas 48h.:(
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António

redragon

Cumulus
Registo
5 Nov 2006
Mensagens
242
Local
Elvas
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

É verdade Kim, mais um elvense. Já fiz a minha apresentação. Apesar de não entender muto do assunto aqui estou para ajudar no que for necessário e para aprender com vcs.
Um abraço e boas tempestades.