Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

]ToRnAdO [ calma amigo... que sensacionalismo, :D aí para o Sul nem deve chover muito, aliás vai ser um dia normal de chuva de Inverno.

Chuva Moderada e ventos moderados a fortes no litoral e terras altas...
Já aqui devia era de estar....nunca mais chove

Epah...eu to calmo...

Sim tambem vivo no litoral!!!

Sim o bixo é grande e ira passar por aqui!!

Sim...A chuva ja vem a camino...e pelo radar parece que vem mais a Sul!!

No Algarve o melhor vai ser no Sotavento!!! e vai ser no inicio da noite / madrugada!!


Estado do Mar a esta hora: 1 a 1,5 de ondulaçao reais e a aumentar!! Sera mau sinal??:thumbsup: :thumbsup:

Mago na boah:thumbsup: :thumbsup:
 


ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

]ToRnAdO[;28713 disse:
Epah...eu to calmo...

Sim tambem vivo no litoral!!!

Sim o bixo é grande e ira passar por aqui!!

Sim...A chuva ja vem a camino...e pelo radar parece que vem mais a Sul!!

No Algarve o melhor vai ser no Sotavento!!! e vai ser no inicio da noite / madrugada!!


Estado do Mar a esta hora: 1 a 1,5 de ondulaçao reais e a aumentar!! Sera mau sinal??:thumbsup: :thumbsup:

Mago na boah:thumbsup: :thumbsup:

tornado o radar de coruche nao funciona por isso e que estas a ver mais precipitaçao a sul ;) ela até vem mais a norte :D andas distraido :)
http://www.meteoam.it/viewImagesMeteoSat.php?fileName=satelliti/nefo/nefomedi.gif
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

tornado o radar de coruche nao funciona por isso e que estas a ver mais precipitaçao a sul ;) ela até vem mais a norte :D andas distraido :)
http://www.meteoam.it/viewImagesMeteoSat.php?fileName=satelliti/nefo/nefomedi.gif

Lolol...tens razao!!:p :p :lmao:

To a seguir no www.inm.es!! os radares!!

Por falar verdade vem em todo o Atlantico!! Ate ao largo daki do Golfo ja esta haver!!!

Mas bem visto!!!Tu é que es bom!!!:thumbsup:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

]ToRnAdO[;28717 disse:
Lolol...tens razao!!:p :p :lmao:

To a seguir no www.inm.es!! os radares!!

Por falar verdade vem em todo o Atlantico!! Ate ao largo daki do Golfo ja esta haver!!!

Mas bem visto!!!Tu é que es bom!!!:thumbsup:

]ToRnAdO[;28709 disse:

pensava ques estavas a seguir o portugues por causa do teu post no seguimento ;) em conclusao todo o pais irá ter precipitaçao extendendo-se de norte para sul ;)
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Não será o dia de hoje e o de amanha um típica situação de Inverno??

Eu não tenho tido muito tempo para analisar a situação, mas não me parece coisa muita grave, talvez um pouco mais de vento que o normal..mas de resto...
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

5ª Feira, 8 de Fevereiro de 2007

Céu muito nublado, diminuindo temporariamente de nebulosidade nas

regiões do Norte e do Centro durante a manhã.

Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste,

tornando-se sudoeste moderado a forte (25 a 50 km/h), com rajadas a

partir da tarde e rodando para noroeste para o final do dia.

Nas terras altas, o vento soprará de oeste forte (45 a 55 km/h)

tornando-se muito a excepcionalmente forte (60 a 90 km/h) com rajadas até 130 km/h para o final do dia.

Períodos de chuva, por vezes forte até meio da manhã, passando a

regime de aguaceiros fortes para o final do dia.

Queda de neve acima dos 1500 metros, descendo a cota para 1000

metros para o final do dia.

Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

Subida da temperatura mínima.



ESTADO DO MAR

Costa Ocidental: Ondas de sudoeste oeste com 3 metros, aumentando

para 4 a 5 metros.

Temperatura da água do mar: 14/15ºC

Costa Sul: Ondas de sudoeste com 2,5 a 3 metros.

Temperatura da água do mar: 16ºC


Gosto Disto!!! Apesar de ainda estar um pouco distorcido!!!!
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Não será o dia de hoje e o de amanha um típica situação de Inverno??

Eu não tenho tido muito tempo para analisar a situação, mas não me parece coisa muita grave, talvez um pouco mais de vento que o normal..mas de resto...

Sim:huh: e no Inverno as situações típicas podem ser extremas ou não;) :p
Dia 8 para 9 é que vai ser atingido o pico de Vento e ondulação (aqui é que reside o risco), pq de resto é uma situação clássica de Inverno;)

http://85.214.49.20/wz/pics/MS_Porto_avn.png
50kts nesta saída:huh: vai retirar para a das 12h.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Não será o dia de hoje e o de amanha um típica situação de Inverno??

Eu não tenho tido muito tempo para analisar a situação, mas não me parece coisa muita grave, talvez um pouco mais de vento que o normal..mas de resto...

para mim euma situaçao tipica de inverno uma frente activa que deixara uma quantidade significativa de precipitaçao, algum vento, nada de catastrofico;)
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

para mim euma situaçao tipica de inverno uma frente activa que deixara uma quantidade significativa de precipitaçao, algum vento, nada de catastrofico;)

Isso de ser catastrofico tem muito que se diga...nestes casos!! sim sera uma situaçao tipica invernil mas falando no catastrofico basta descer um pequeno funil no centro de Lisboa para se dar a bonita!! basta cair uma arvore numa escola..ja e catastrofico...inundaçoes ... ja e catastrofico!!

So assim se pode ver neste tipo de depressoes se sao perigosas ou n!!:thumbsup:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,185
Local
Setúbal
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Eu estou de acordo com o Seringador o dia em que pode ser problemático será o fim do dia de quinta e madrugada de sexta apenas dependendo da localização daquela depressão na Galiza mas os ventos no litoral Norte e Centro puderam ser um problema nessa altura é a minha opinião;) até lá teremos apenas uma frente com alguma actividade!! :rain: :thumbsup:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

E pode não ficar por aqui o vento e neste caso uma precipitação significativa, senão vejam a diferença na actualização:unsure: :unsure:
Uma diferença grande, aparece 3 núcleos de H a Norte e um sistema complexo com forte intensidade
Actual
http://www.wetterzentrale.de/pics/brack3a.gif

Carta anterior

http://www.wetterzentrale.de/pics/brack4.gif

pela actualizaçao nota-se uma descida significativa do AA para sul e nota-se que a frente cavada afectara todo o territorio, pois vamos ver o que se ira passar pois mesmo assim acho que será uma situaçao tipo novembro que podera deixar umas cheias na zona de tomar, constancia, agueda ect mas nada de anormal para essa populaçoes pois ja estao habituadas a esses fenomenos adversos ;)
nos aqui pelo forum incluindo eu temos a tendencia a agravar as situaçoes e dps vemos que nao sao bem o que nos imaginamos por isso desta vez estou com mais contençao no discurso;) é so uma opiniao
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

pela actualizaçao nota-se uma descida significativa do AA para sul e nota-se que a frente cavada afectara todo o territorio, pois vamos ver o que se ira passar pois mesmo assim acho que será uma situaçao tipo novembro que podera deixar umas cheias na zona de tomar, constancia, agueda ect mas nada de anormal para essa populaçoes pois ja estao habituadas a esses fenomenos adversos ;)

mas por serem fenómenos cujas populações estão habituadas, não podem deixar de serem considerados de risco (neste caso o vento e a ondulação), o deixem passar depois vemos nunca é preventivo, e a protecção cívil deve de ser preventiva e não reactiva, isto nas localodades mais afectadas, neste cado a Norte do Tejo.:(
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

nos aqui pelo forum incluindo eu temos a tendencia a agravar as situaçoes e dps vemos que nao sao bem o que nos imaginamos por isso desta vez estou com mais contençao no discurso;) é so uma opiniao[/QUOTE]

a Exagerar o quê?:p só se levarem por uma simples observação de modelos e uns quantos rampers de neve, pq muitas das vezes substimam pq os modelos retiram e depois tumba:lmao: :lmao:
Como só 12h antes de passar a tempestade pela europa Central é que se tomaram medidas, não ee esqueças que o fenómeno da ciclogénese pode ser rápido e além disso o jet irá estar sobre nós com uma tendência para ser espremido contar o Ant. a NE;)
Eu sou apologista da prevenção e aqui nós observamos o desenvolvimento e não só esperamos para ver quando ele já está em cima de nós, pq uma coisa é fazer previsões e análise atmosféricas e outra é ver somente modelos....;)